Bom noite Catarina´
Sou mãe de uma aluna que está muito prejudicada com as novas medidas.
Tenho-me desdobrado a enviar emails: Lusa, JN, Público, SIC, TVI, RTP, Observador; CMTV, Primeiro Ministro, Presidente da República, Uniarea, Inspiring Future, Grupos parlamentares da AR.
Já não sei o que fazer. reenvio-lhe o email redigido (que tem algumas adaptações em função da entidade enviada) :
Excelentíssimos Senhores Deputados
Escrevo esta mensagem face às novas regras de acesso ao ensino superior, que impedem a realização de exames de melhoria de nota aos alunos externos.
Há uma petição
Contra a eliminação da melhoria da classificação final da disciplina por Exame, já submetida à AR que traduz o descontentamento face ao impedimento de melhorias de notas por parte dos alunos, pais, mães, avós e professores. Em quatro dias essa petição teve uma votação de mais de oito mil assinaturas.
Penso que as pessoas precisam de mensagens simples para perceberem algo complexo, como é o caso do cálculo da média de acesso ao ensino superior. A média de acesso ao ensino superior é composta por uma ponderação entre duas parcelas:
1a - provas de ingresso (parcela em geral menor ou igual a 50%);
2a - a média do ensino secundário (parcela que em geral vale mais de 50%).
Os alunos externos estiveram e estão a preparar-se, há praticamente um ano, para melhorar as duas parcelas (referidas no ponto anterior), querendo por isso fazer exames nas disciplinas que pretendem melhorar a nota interna e consequentemente melhorarem a média do ensino secundário, pretendem também melhorar as classificações das provas de ingresso.
Com estas novas regras não poderão realizar a melhoria das notas internas e consequentemente melhorar a média do ensino secundário, estão por esta razão muito prejudicados com esta alteração. Os alunos externos já frequentaram as disciplinas e tiveram aproveitamento às mesmas, pretendem melhorar para efeitos de acesso ao ensino superior, esta regra sempre existiu e deverá continuar a existir mesmo nas atuais condições excecionais. Não deve ser negado aos alunos externos a possibilidade de realizar melhoria de notas nas disciplinas que já estão inscritos para realizar exames, este deve ser considerado um direito adquirido.
O ministério de educação está a alterar regras perto das datas de exame, sendo uma grande injustiça para os alunos externos que estão a sacrificar-se com investimento do seu tempo e investimento financeiro pessoal ou da família, há quase um ano, com o objetivo de se prepararem para estes exames.
Escrevo em nome de todos os pais e avós que viram durante o último ano os seus filhos e netos estudarem afincadamente com o objetivo de melhorar as notas internas e as provas de ingresso para o ingresso nos cursos superiores pretendidos, com elevada nota de acesso em que todos as décimas contam e são essenciais para o objetivo pretendido, e agora, a dois messes de realizarem as provas surge um obstáculo grave e difícil de ultrapassar.
Desejo que Suas Excelências tenham conhecimento desta alteração injusta e peço a Vossa intervenção no sentido de repor as regras normais para os alunos externos, que representam uma pequena percentagem de alunos e por isso não afetarão a normal realização de exames neste período conturbado. Existe também uma sondagem que decorreu para avaliar se os alunos vão a exame com o objetivo de melhoria de nota, de melhoria da prova de ingresso ou para ambas. Face aos resultados da sondagem concluiu-se que apenas uma parcela muito pequena de alunos pretende-se inscrever somente com o objetivo de melhoria de nota.
Obrigada pela consideração,
Sandra Lobo
De todas estas entidades que enviei, apenas recebi resposta do Bloco de esquerda que me respondeu:
Ex.mo Senhora Sandra Lobo
Em nome do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, agradeço o seu testemunho e o seu contributo, os quais foram encaminhados às deputadas da área da Educação e ao deputado da Ciência e Ensino Superior.
O Bloco de Esquerda tem-se batido por uma Escola Pública e por um Ensino Superior público de qualidade. Os testemunhos e contributos das comunidades educativas são muito bem-vindos para informar a nossa ação política.
Com os melhores cumprimentos,
Bruno Góis
Assessor Parlamentar
Grupo Parlamentar
do Bloco de Esquerda
Face ao recebido agradeci e reforcei a situação de discrepância entre alunos do ensino privado e ensino particular face às novas medidas.
Gostaria que a situação se resolvesse sem ser por petições, pois é um processo muito lento e sem a certeza que tem um final feliz!
Somos uma minoria, mas com muita razão. O problema penso ser falta de informação, não estarem suficientemente esclarecidos da injustiça que está a ser cometida...
Cumprimentos
Sandra Lobo