Pode a escola recusar a anulação da matricula de uma disciplina no 12ºano. Quais os fundamentos ?

Pedro_Matias

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2021
Pode a escola recusar a anulação da matricula de uma disciplina no 12ºano. Quais os fundamentos ?
É um direito do aluno ?
Há algo que possa impedir ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Pedro_Matias
É um direito do aluno ?
Há algo que possa impedir ?
Não conheço nenhum caso em que isso tenha acontecido. Qual é a situação em causa?

Pedro_Matias

Membro Caloiro
Matrícula
26 Abril 2021
Boa tarde,

A escola é a Rainha D. Amélia.
Já não é o primeiro caso. Fundamentam com o "aluno têm boas notas" visto que está no quadro de honra mas tem um 10 a essa disciplina, ou "espere para ver se sobe a nota".
Ora a mim parece-me protecção ao professor, pois existem vários casos de passarem de 10/11 valores para 16 valores em exame ou no caso de mudarem de turma.
De qualquer modo irá ser entregue novo requerimento, e desta vez com comprovativo de entrega e solicitação de resposta por escrito.
A minha questão na realidade é : Podem recusar ? com que fundamentos ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Pedro_Matias
Já não é o primeiro caso. Fundamentam com o "aluno têm boas notas" visto que está no quadro de honra mas tem um 10 a essa disciplina, ou "espere para ver se sobe a nota".
Ora a mim parece-me protecção ao professor, pois existem vários casos de passarem de 10/11 valores para 16 valores em exame ou no caso de mudarem de turma.
Isso não é uma justificação válida, nem tem enquadramento legal. Não cabe à escola decidir isso.
De qualquer modo irá ser entregue novo requerimento, e desta vez com comprovativo de entrega e solicitação de resposta por escrito.
A minha questão na realidade é : Podem recusar ? com que fundamentos ?
Desde que tenhas a autorização do encarregado de educação, se fores menor, não vejo motivos para isso acontecer. Situações em que o aluno decide anular a disciplina ou até que pede para ficar retido em um determinado ano, mesmo tendo positiva a todas as disciplinas, com fins de subir a média, são comuns, e estão previstas na legislação.

Quando estava no secundário também anulei um 16, porque sabia que com a professora em causa não iria conseguir ter mais do que isso (primeiro ano a dar aulas ao secundário depois de dar aulas no ensino superior), e acabei por subir facilmente com o exame nacional da altura.

Matrículas-Bazem

Membro Caloiro
Matrícula
10 Maio 2021
Olá @Pedro_Matias

Isso não é uma justificação válida, nem tem enquadramento legal. Não cabe à escola decidir isso.

Desde que tenhas a autorização do encarregado de educação, se fores menor, não vejo motivos para isso acontecer. Situações em que o aluno decide anular a disciplina ou até que pede para ficar retido em um determinado ano, mesmo tendo positiva a todas as disciplinas, com fins de subir a média, são comuns, e estão previstas na legislação.

Quando estava no secundário também anulei um 16, porque sabia que com a professora em causa não iria conseguir ter mais do que isso (primeiro ano a dar aulas ao secundário depois de dar aulas no ensino superior), e acabei por subir facilmente com o exame nacional da altura.
Eu tenho uma dúvida também sobre mais ou menos o mesmo assunto. Eu tenho 16 anos e estou para anular disciplinas que com para o ano vou mudar de curso, não me fazem jeito ter. A coisa que está há acontecer é que a escola está a dizer que não posso anular algumas disciplinas, mesmo com autorização dos meus encarregados de educação, porque estou num curso profissional.
Poderia ajudar-me ?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Olá @Matrículas-Bazem
Eu tenho uma dúvida também sobre mais ou menos o mesmo assunto. Eu tenho 16 anos e estou para anular disciplinas que com para o ano vou mudar de curso, não me fazem jeito ter. A coisa que está há acontecer é que a escola está a dizer que não posso anular algumas disciplinas, mesmo com autorização dos meus encarregados de educação, porque estou num curso profissional.
Poderia ajudar-me ?
Isso dependerá do regulamento do curso em causa. Estás a receber algum tipo de bolsa/apoio nesse curso? Pode estar ligado a isso também.

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
D Quem esta matriculado no ensino superior pode inscrever para exames nacionais para ter melhoria? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
P Aluna de humanidades pode seguir engenharia? Ensino Superior - Geral 5
L Alguém com um bom coração pode disponibilizar os livros da IAVE de FQ e Biologia para o exames? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
GabrielParente Um aluno com Matemática A pode realizar um exame de Matemática B? Ensino Secundário 5
UGO DIVERTIDP Alguém me pode ajudar queria saber se reprovo a MACS Ensino Secundário 13
Letícia1234 Um menor pode ser gerente? Ciências Económicas e Empresariais 0
Ana Banana Estou preocupada com o final do 10º ano. Alguém pode me dar algumas dicas? Ensino Secundário 6
R Aparece que o nome do EE não pode ficar em branco Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
N Duvidas sobre Engenharia Zootécnica! Alguém me pode ajudar? Ensino Superior - Geral 0
J Alguém pode me enviar o manual de matemática Novo Espaço 11°Ano Parte 2 ? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
P Alguém me pode arranjar as soluções do manual endirecto.com1 (iniciação espanhol 10º) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 15
M apontamentos de fisica-quimica do 10º e 11º ano. Quem me pode conceder , obrigada. O meu e-mail é mariadmscorreia@gmail.com. Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Ângela0104 matematica como prova de ingresso pode ser macs? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
A Segunda fase de 2020 pode ser usada na primeira fase de 2021 ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
M Alguém me pode ajudar com Python? Ensino Superior - Geral 3
notjmx Alguém pode facultar Eu e a Física 12° ano caderno de atividades PDF ? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
6 AlGUÉM ME PODE ENVIAR AS RESOLUÇÕES DO CADERNO DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA- NOVO ESPAÇO- 12ºANO!!! EMAIL: inesmartins006@gmail.com Arquivo 2
I Aguém me pode enviar a resolução do manual Palavras 11? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
MJCARNEIRO Preciso de Testes de História A do 10.º, 11.º e 12.º anos e critérios de correção. Alguém pode partilhar? Eu posso partilhar do 5.º ao 9.º anos. Obg Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
L Como se pode calcular a entrada na 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 3
1 Quando é que se pode consultar as medias de 2020 Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 5
I O resultado da primeira fase dos exames pode ser usado na segunda fase dos concursos? Concurso Nacional e Locais - Público 5
K Matemática A pode ser substituida por Matemática B? Ensino Secundário 13
C BG pode ser anulada no 12ª ano? Ensino Secundário 1
Leonardo Viegas Exame da 2ª fase pode passar para a 1ª fase do ano a seguir? Concurso Nacional e Locais - Público 2
C Alguém me pode dizer se memorial do convento sai no exame deste ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
cjrodrigues Alguém pode arranjar as soluções do livro de Filosofia "Novos Contextos 10º ano" da Porto Editora? URGENTE Pedido de Recursos - Ensino Secundário 53
P 2°Fase Exames Nacionais- Quem se pode inscrever ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
C Ensino Recorrente. O que é e quem pode frequentá-lo? Ensino Secundário 2
Ângela0104 Em que circunstâncias é que uma pessoa pode escolher uma universidade privada? Quais são os benefícios? Concursos Institucionais – Privado 2
fernandes4750 Alguém pode enviar as soluções do livro laboratorial de Física e Química "Eu e a Química" da Porto Editora? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 106
F Qual acham que pode ser a diferença entre um aluno que obtém 20 valores num exame nacional e um que consegue 17/18? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 7
P Alguém me pode arranjar testes de química 12 ano? Se possível até deste ano? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 12
Ângela0104 Uma pessoa licenciada em educação basica pode trabalhar numa creche? (apenas com licenciatura) Educação 1
J Alguém pode me explicar como é a Formação Modular Certificada (FMC)? Ensino Secundário 0
Pedro12344 O que pode influenciar o processo de transferência de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 5
Anny Quem pode participar na queima das fitas. Tradições Académicas 1
F Alguem me pode enviar link do livro do IAVE de Portugues? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 14
N Quanto pode 2 exames melhorar a média? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
F Pode-se repetir o 11ª ano sem chumbar??? Ensino Secundário 2
F Exame não pode ser usado como prova de ingresso?? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Kryniawild Nota de exame do ano anterior pode ser usado para melhoria no ano seguinte? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
B Exames como aluna externa, 2018 alguem me pode ajudar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
P Pode-se fazer equivalências entre cursos de engenharia ? Tecnologias 8
M Faculdade Privada pode rejeitar candidatura? Concursos Institucionais – Privado 15
M Educação Física pode reter um aluno no 10ºano? Ensino Secundário 5
Chrissy Transferência de escola e estado de "colocação" Ensino Secundário 0
D Ajuda na Escola Virtual Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
D Quem quer ir para a escola superior de saúde do Porto ? Ensino Superior - Geral 0
AnaOliveira3 UMinho Mestrado em Ciências da Saúde na Escola de Medicina da UMinho Universidade do Minho 0