Politécnico ou Universidade

Eu quando me candidatei para Enfermagem candidatei-me em Primeiro para Lisboa, por estar mais perto de casa, mas fiquei colocada em Santarém. Também sou de Lisboa e vou e venho todos os dias. Para mim aquela +e a melhor escola que pode existir, parece que estamos em casa tratam-nos muito bem, o plano de estudos é bestial só o facto de no primeiro ano teres logo estágio é fantástico, os professores preparam-te super bem e estão sempre dispostos a ajudar-te. E tens 8 estágios ao longo do curso. Eu adoro aquilo :)
Em relação à escola de Lx, não te posso dizer pois não sei mas haverá aqui alguém que de certeza te pode ajudar :)
Sobre a Escola de Santarém qualquer coisa que queiras saber diz :D
Não sabia que havia escolas com estágio desde o primeiro ano. Muito obrigada pela ajuda :)

A minha média anda a volta dos 135 pontos. Em termos de localização não queria ficar a mais do que 2h de Lisboa. Mas ando um bocado perdida em termos de escolher a escola em si.
Não sabia que havia escolas com estágio desde o primeiro ano. Muito obrigada pela ajuda :)
Em Setúbal (IPS) também há estágio em Enfermagem logo desde o primeiro ano, eu sou de Fisioterapia e também tive estágio logo este ano (1ano). Não te posso dar muitas mais informações sobre o curso pois não o frequento, mas pelo menos a escola tem muito bom ambiente, somos quase uma família :tonguewink:
Resta me dizer para veres o plano de estudos que mais te agrada para te ajudar a orientar. Que corra tudo bem ;)

Boa noite, tenho uma amiga que está indecisa entre optar pelo ensino politécnico ou pela universidade pública, nomeadamente, a Universidade da Covilhã.
Primeiramente gostaria de obter algumas informações relativamente ao ensino politécnico no que diz respeito á empregabilidade futura quando comparada com o mesmo curso numa universidade.
Gostaria ainda que alguém que frequente ou tenha frequentado a Universidade da Covilhã me esclarecesse no que diz respeito quer da qualidade de ensino, quer dos custos de habitação alimentares.
Porém o assunto prioritário é mesmo o esclarecimento acerca das diferenças entre o instituto politécnico e a universidade, no qual gostava essencialmente de saber as vossas opiniões.
Obrigado pela atenção.

Olá! Podiam dar-me uma opiniao sobre o ISEC (politecnico de coimbra)? E para além disso sobre engenharia informática nessa instituiçao
Obrigado

Olá pessoal, tenho uma questão,

Quais são as diferenças entre as Universidades normais e os Politécnicos!?

Obrigado pela atenção !

De que nível é a reputação do ISEC (Politécnico de Coimbra) em Engenharia Informática?

Olá! Podiam dar-me uma opiniao sobre o ISEC (politecnico de coimbra)? E para além disso sobre engenharia informática nessa instituiçao
Obrigado

Boa noite, tendo estudado em Coimbra desde sempre e tendo tido a minha experiência no mercado de trabalho (estágio) cá, a que acresce o facto de sempre ter sido um curioso por esta àrea e estar um bocado "à frente" nestas andanças (estou a frequentar o curso - 1º ano):

Posso-vos dizer que lidei com pessoal que acabou o curso no ISEC, não eram alunos "brilhantes", é verdade, mas saíram com muito boas bases de lá, e com uma capacidade de adaptação e encaixe brutal, que se seguirem o curso vão perceber que é o que a área precisa. Tanto quanto posso dizer o curso, e o IPC são muito bem recebidos pelas empresas, e Coimbra tem grandes empresas nesta àrea, desde as maiores como a Critical Software e a Wit até à Incubadora de empresas onde vez dezenas de start-ups inovadoras e com potencial futuro a ganharem prémios a nível internacional constantemente. Grande parte destas acentam em pessoal que saíu deste tipo de cursos. Tanto na UC como no IPC.

Se estão indecisos e são da zona, ou mesmo que estejam a ponderar vir de fora, recomendo-vos o curso. Epa, não vou dizer que não tem cadeiras completamente useless para a vossa experiência profissional na àrea onde vão trabalhar, e outras não tão focadas na especificidade das tarefas que vão desenvolver, mas sem dúivida alguma que vos dão bases brutais e é isso que importa.

Se conta para algo o pessoal também é fixe :P

Boas escolhas e alguma duvida disponham

• Like
Reactions: Deleted member 2018
Bom dia, este ano eu vou concorrer para o ensino superior mas por falta de informaçao á cerca dos politécnicos não sei se valerá a pena concorrer pra um. São os politécnicos parecidos com as universidades? E em termos de saidas também têm saidas boas como as universidades?

Bom dia, este ano eu vou concorrer para o ensino superior mas por falta de informaçao á cerca dos politécnicos não sei se valerá a pena concorrer pra um. São os politécnicos parecidos com as universidades? E em termos de saidas também têm saidas boas como as universidades?
Se o plano de estudos te interessar, vale sempre a pena concorrer para um. Politécnicos não são mais nem menos que universidades, e há inclusivamente cursos que só existem em Politécnicos. Em teoria, os Politécnicos são mais voltados para a prática que para a teoria, o que, nessa perspetiva, pode tornar os Politécnicos mais apetecíveis em determinadas áreas e menos noutras, mas a verdade é que esta diferença cada vez mais se desvanesce. Há Politécnicos mesmo muito reconhecidos e conceituados, e conheço cursos em Politécnicos com taxas de empregabilidade elevadíssimas (perto dos 90%-100%). Como em tudo, depende muito do Politécnico e da Universidade. O meu conselho é que te tentes informar junto de pessoas que andem/tenham andado nos Politécnicos e nas Universidades para onde te tencionas candidatar e que vejas os planos de curso dos cursos que pretendes, para ver qual se adequa mais às tuas expetativas.

• Like
Reactions: Maria
Não se deixem levar pela banha de cobra. Muitas vezes as universidades oferecem planos de estudo e regimes idênticos aos politécnicos. Eles próprios dizem no seu site. A @MariaJ disse tudo. Existem cursos que ficam muito melhor servidos com um politécnico, principalmente se este vos oferecer um estágio no final do curso.

Boa noite,
Gostava que me ajudassem com um assunto dentro deste tema.
Estou com interesse em Ciências Biomédicas e já vi que este curso existe no Politécnico de Lisboa e numa Universidade Privada.
Tenho vindo a pesquisar sobre os Politécnicos e algumas fontes afirmam que a taxa de empregabilidade e muito baixa, já noutro site li que o Politécnico de Lisboa é dos melhores neste parâmetro.
Fiquei um pouco divida após as pesquisas. É verdade que as taxas de empregabilidade são assim tão baixas para os politécnicos? Seria assim tão mais valorativo optar pela faculdade privada?

Boa noite,
Estou com interesse em Ciências Biomédicas e já vi que este curso existe no Politécnico de Lisboa e numa Universidade Privada.
Tenho vindo a pesquisar sobre os Politécnicos e algumas fontes afirmam que a taxa de empregabilidade e muito baixa, já noutro site li que o Politécnico de Lisboa é dos melhores neste parâmetro.
Fiquei um pouco divida após as pesquisas. É verdade que as taxas de empregabilidade são assim tão baixas para os politécnicos? Seria assim tão mais valorativo optar pela faculdade privada?

Quanto ao curso em particular não te sei responder, mas não é verdade que as taxas de empregabilidade são baixas para os politécnicos em geral. Há cursos em Politécnicos com perto de 100% de taxa de empregabilidade, tal como há com taxas mais baixas - o mesmo acontece nas universidades. Depende de vários fatores. Podes sempre ver o InfoCursos para tentar perceber a taxa de empregabilidade do curso que queres nas diferentes instituições.

• Like
Reactions: Tâniaa Nunes
Quanto ao curso em particular não te sei responder, mas não é verdade que as taxas de empregabilidade são baixas para os politécnicos em geral. Há cursos em Politécnicos com perto de 100% de taxa de empregabilidade, tal como há com taxas mais baixas - o mesmo acontece nas universidades. Depende de vários fatores. Podes sempre ver o InfoCursos para tentar perceber a taxa de empregabilidade do curso que queres nas diferentes instituições.

A ideia que tenho em relação aos politécnicos não é essa... Tal como dizes, tanto há taxas altas como baixas tanto em politécnico como em universidade. Não depende do tipo de ensino (porque assim fosse, por norma os politécnicos teriam uma taxa mais alta devido à proximidade com o mercado) mas sim dos acordos das diferentes instituições. Tanto pode haver politécnicos com taxas baixas como universidades com taxas igualmente baixas.

O que quero dizer com isto é que é é errado fazer essa comparação pelo tipo de ensino porque ser politécnico ou universidade pode não ter qualquer influência na taxa de empregabilidade

• Like
Reactions: Tâniaa Nunes
Boa noite,

Como disse abaixo, a meu ver é errado dizer isso dessa forma. Tanto há taxas altas/baixas em politécnicos como universidades. Não tem a ver com o tipo de ensino porque se tivesse, à partida os politécnicos teriam maior empregabilidade muitas vezes por causa da proximidade com o mercado de trabalho. Tem a ver com os acordos que as escolas possam ter e o prestígio que têm no mercado, o reconhecimento que lhes é atribuído!

Um politécnico específico pode ter empregabilidade baixa numa área e não ter noutra, como nas universidades... Claro que a empregabilidade conta mas deves decidir entre Politécnico - Universidade pelo tipo de ensino oferecido em cada um (prático vs. teórico). Não se pode generalizar a questão da empregabilidade, varia de curso para curso e de universidade para universidade

O local onde está localizado é também muito importante. Podes fazer uma breve comparação e vês que, geralmente, as instituições de ensino superior no norte têm mais desemprego que no sul. Isto falando do mesmo curso, claro está.

Mas, não acho que isto tire crédito das instituições do norte, pois se for para o centro ou sul com um diploma do norte não serás desvalorizado por isso.

• Like
Reactions: Daniela Abreu
Boa tarde, será que me podiam informar sobre as diferenças da praxe e da vida acadêmica nas universidades e nos politécnicos ? especificando Coimbra, mas com interesse no geral

Última edição:
A ideia que tenho em relação aos politécnicos não é essa... Tal como dizes, tanto há taxas altas como baixas tanto em politécnico como em universidade. Não depende do tipo de ensino (porque assim fosse, por norma os politécnicos teriam uma taxa mais alta devido à proximidade com o mercado) mas sim dos acordos das diferentes instituições. Tanto pode haver politécnicos com taxas baixas como universidades com taxas igualmente baixas.

O que quero dizer com isto é que é é errado fazer essa comparação pelo tipo de ensino porque ser politécnico ou universidade pode não ter qualquer influência na taxa de empregabilidade

Mas foi exatamente isso que disse na minha mensagem :) Que tanto há cursos em Politécnicos com 100% de taxa de empregabilidade, como com taxas mais baixas e que o mesmo acontece nas universidades.

relativamente a comunicação ? sei que tem o IPLisboa mas depois tem o ISCPS, qual será melhor? ou ate mesmo em Leiria, sendo pratico semelhante ao IPL, não sei se ciências da comunicação ISCPS é tão pratico... o que acham ?

Tenho neste momento a minha candidatura feita e pronta a submeter para a segunda fase mas estou super indeciso. Eu tenho a hipótese de me candidatar a Engenharia Informática no ISEC (é um politécnico em Coimbra) ou a Engenharia Electrotécnica e de Computadores na Universidade de Coimbra, e entro de certeza em qualquer um deles, a minha média é boa o suficiente. O meu problema é que eu gosto um pouco mais de Engenharia Informática mas estou com dúvidas porque muita gente me disse que a Universidade de Coimbra tem muito mais prestígio do que o Politécnico na altura de arranjar emprego, em termos de vida académica, também já me disseram que lá no ISEC não levam a praxe muito a sério, enquanto que na Universidade de Coimbra a praxe é excelente! E para além disso as instalações. Eu não sei o que hei de valorizar mais, porque eu gostava muito de ter praxes, e jantares com doutores e essas cenas todas, só que no ISEC pelos vistos estão se a cagar para isso (pelo que ouvi dizer só foram 9 pessoas à praxe deles!). Se alguém pudesse, que me falasse um pouco por experiência própria numa comparação da vida académica entre ambos, e também na parte do prestígio. Tenho apenas mais um dia para submeter e estou super indeciso, ajudem me!

Não escolhas um curso com base na Praxe! Escolhe pensando no teu futuro, no que gostas e te imaginas a fazer. É claro que a Universidade de Coimbra tem mais prestígio do que um politécnico e isso é importante quando fores para o mercado de trabalho. Se vais para um politécnico, o recrutador presume que não tinhas média suficiente para entrar numa universidade. É a realidade.
Porque é que não te inscreves na Licenciatura em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra? :flushed:
Se isso não é uma hipótese, eu se fosse a ti ía na mesma para Eletrotécnica e Computadores e à primeira oportunidade pedia transferência para Informática (deve haver grande equivalência entre os dois).