Politécnico ou Universidade

Gostaria de ter resposta á pergunta que esta no titulo do tópico...afinal qual e a principal diferença entre eles ?

No politécnico os curso são mais praticos onde tens mais aulas laboratoriais e mais trabalhos, enquanto na faculdade o curso é mais teórico e passas menos tempo num laboratório e mais tempo na biblioteca a marrar. Ah mais uma coisa na faculdade os cursos têm mestrado integrado enquanto que no politécnico é só licenciatura (terás que fazer mestrado depois, podes fazê lo no politécnico ou na faculdade).
Para perceberes melhor vou te fazer uma analogia um pouco incorreta (isto é um pouco brusca e rudimentar):cursos científico-humanísticos (universidade) e os cursos profissionais (politécnico). Em qualquer destes cursos podes aceder ao ensino superior (mestrado e consequentemente ao emprego) mas no curso profissional tens sempre a componente pratica vais virada para o mundo do trabalho (tens mais vantagens de arranjar emprego do que um licenciado na faculdade, mas isto é um pouco irrelevante porque os cursos existentes nos politécnicos requerem mais do que uma licenciatura, geralmente). Pelo que eu sei os politécnicos estão a ficar cada vez melhor nas engenharias, não sei se é essa a tua área .
Muita gente escolhe a faculdade acima do politécnico por esta razão: os cursos são difíceis (quer dizer são difíceis de tirar notas acima do 14/15 e difícil fazeres as cadeiras todas até ao fim da licenciatura) e com o mestrado integrado não te precisas de preocupar nem em concorrer ao mestrado nem em fazer as cadeiras todas da licenciatura (porque há sempre aquela cadeira, especialmente de 1 ano, que se arrasta até ao 3º :tearsofjoy:)

• Like
Reactions: Daniela Abreu
Boa noite, gostaria de saber qual e diferença entre um politecnico estar associado a uma universidade e entre um politecnico que não esteja associado a uma universidade, qual o melhor a ingressar?

Também gostaria de saber quais o top 5 dos politecnicos mais conceituados do país.

Obrigada.

Olá @Maria_ Silva99
gostaria de saber qual e diferença entre um politecnico estar associado a uma universidade e entre um politecnico que não esteja associado a uma universidade, qual o melhor a ingressar?
Diria que isso para o aluno é irrelevante. É uma questão administrativa.

• Like
Reactions: Maria_ Silva99
Exatamente, mas se me candidatar a um emprego a empresa contratar me ia mais rapido se tivesse andado num politecnico ou num politecnico ligado a uma universidade?
O critério seria mais se vez da instituição X, Y ou Z (dependendo do curso em causa) do que propriamente se vens dum politécnico ou num politécnico ligado a uma universidade.

• Like
Reactions: Maria_ Silva99
O critério seria mais se vez da instituição X, Y ou Z (dependendo do curso em causa) do que propriamente se vens dum politécnico ou num politécnico ligado a uma universidade.
E qual a melhor universidade/politecnico para tirar secretariado??
Ps: não gosto dos cursos de secretariado com muita matemática/economia.

Olá! Vou este ano para o 12ºano e estava a pensar em escolher desporto. No entanto, tenho visto planos de estudo de várias universidades e politécnicos. Sei que a universidade tem mais prestigio, mas gosto mais do plano de estudo dos politécnicos do que das universidades. Gostava então de saber, é possível fazer a licenciatura num politécnico e o mestrado numa universidade??

Olá @Whatever
Olá! Vou este ano para o 12ºano e estava a pensar em escolher desporto. No entanto, tenho visto planos de estudo de várias universidades e politécnicos. Sei que a universidade tem mais prestigio, mas gosto mais do plano de estudo dos politécnicos do que das universidades. Gostava então de saber, é possível fazer a licenciatura num politécnico e o mestrado numa universidade??
Sim, é possível.

• Like
Reactions: Whatever
Aconselho-te o assistente de escolha da DGES. Depois disso, vês individualmente cada curso e os respetivos planos de estudo

E qual a melhor universidade/politecnico para tirar secretariado??
Ps: não gosto dos cursos de secretariado com muita matemática/economia.

Gostaria de saber as diferenças entre politécnico e universidade (se existem). Às vezes vejo pessoas a desmerecer o politécnico como se fosse menos digno mas não entendo muito bem a diferença. Obrigada desde já

Entre as minhas escolhas de curso tenho politécnicos (Porto (ciências empresariais) , Viana do Castelo (gestão) , Coimbra (gestão)) e universidades (Beira Interior (gestão) e Évora (gestão)). Falei com uma conhecida minha que andou na universidade e ela disse-me que os politécnicos não dão para nada, que é só para ter canudo. Disse me ainda que ciências empresariais (politécnico do Porto) é mais um curso só para o canudo e que não serve para nada.
Pessoal que andou em politécnicos ou em algum destes cursos podem me dizer se é ou não verdade?

Entre as minhas escolhas de curso tenho politécnicos (Porto (ciências empresariais) , Viana do Castelo (gestão) , Coimbra (gestão)) e universidades (Beira Interior (gestão) e Évora (gestão)). Falei com uma conhecida minha que andou na universidade e ela disse-me que os politécnicos não dão para nada, que é só para ter canudo. Disse me ainda que ciências empresariais (politécnico do Porto) é mais um curso só para o canudo e que não serve para nada.
Pessoal que andou em politécnicos ou em algum destes cursos podem me dizer se é ou não verdade?

Universidade e politécnico sais de lá licenciado na mesma. Há piores e melhores politécnicos, tal como há piores e melhores universidades.
Diz à tua amiga que se não fossem os politécnicos ela não teria enfermeiros, fisioterapeutas, contabilistas, entre outros no país.

Subscrevo o que a @Jessica P. M. disse, e sugiro ainda que escolhas o curso que realmente queres independentemente de ser num politécnico ou numa universidade! Não dês importância a opiniões não fundamentadas :)
Boa sorte!

• Like
Reactions: Júlio Ribeiro
@Jessica P. M. obrigado
Podes me explicar melhor como funcionam as transferências? Como sei para onde posso pedir transferência? Só posso transferir para sítios com média mais baixa do que a onde entrei?

Não, a mudança de curso é um concurso à parte e cada instituição tem os seus critério. Sugiro que procures no site das universidades em que estás interessado e vejas os critérios que eles têm em conta, assim como, número de vagas, os documentos que precisas, etc.