Politécnico ou Universidade

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Entre as minhas escolhas de curso tenho politécnicos (Porto (ciências empresariais) , Viana do Castelo (gestão) , Coimbra (gestão)) e universidades (Beira Interior (gestão) e Évora (gestão)). Falei com uma conhecida minha que andou na universidade e ela disse-me que os politécnicos não dão para nada, que é só para ter canudo. Disse me ainda que ciências empresariais (politécnico do Porto) é mais um curso só para o canudo e que não serve para nada.
Pessoal que andou em politécnicos ou em algum destes cursos podem me dizer se é ou não verdade?
Normalmente, os Politécnicos têm cursos com mais componente prática, enquanto que os universitários são mais teóricos. 😉

Relativamente ao que a tua colega disse, faço as palavras da @Jessica P. M. minhas. Não, os politécnicos não existem só para te 'dar canudo', se não fossem os ditos politécnicos, não teriam enfermeiros, fisioterapeutas e tantos outros profissionais de qualidade!

• Like
Reactions: Júlio Ribeiro

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Ok, muito obrigado. Estou já mais esclarecido
A nível profissional as empresas dão o mesmo valor às universidades e politécnicos? @MARIANA-A
É assim, como foi dito anteriormente, tanto num como noutro ficas com a licenciatura. Penso que devem dar o mesmo valor, tanto num como noutro. Não estou muito por dentro do assunto relativamente à área que pretendes seguir 😕
Num exemplo que te dou, tenho colegas que preferiram tirar Engenharia Informática um numa Universidade (mais teórica) e outro num Politécnico (mais prática), penso que, neste caso em especifico, o colega do Politécnico já vá com outra experiência para o mundo do trabalho... Relativamente à tua área, não te sei mesmo dizer 😅
Mensagem fundida automaticamente:

Talvez neste tópico consigas esclarecer as tuas dúvidas

McR279

Membro
Matrícula
2 Junho 2019
Vou-me candidatar este ano à universidade. Estou indeciso entre finanças empresariais(ISCAL) e economia(UBI).
Tendo em conta que o ISCAL é um politécnico em Lisboa e a UBI é uma universidade na Covilhã, qual consideram melhor em termos de prestigio e de entrada no mercado de trabalho?
(Gosto mais de economia do que finanças mas o ISCAL está melhor localizado do que a UBI)

Gonçalo Santos Silva

Spammer Profissional
Matrícula
4 Junho 2016
Curso
Farmácia
Instituição
ESS-IPP
Vou-me candidatar este ano à universidade. Estou indeciso entre finanças empresariais(ISCAL) e economia(UBI).
Tendo em conta que o ISCAL é um politécnico em Lisboa e a UBI é uma universidade na Covilhã, qual consideram melhor em termos de prestigio e de entrada no mercado de trabalho?
(Gosto mais de economia do que finanças mas o ISCAL está melhor localizado do que a UBI)
Tendo em conta que gostas mais de Economia daria preferência à UBI mas se preferes estar em Lisboa tens aí o ISEG e a Nova SBE que oferecem o curso de Economia também.

McR279

Membro
Matrícula
2 Junho 2019
Tendo em conta que gostas mais de Economia daria preferência à UBI mas se preferes estar em Lisboa tens aí o ISEG e a Nova SBE que oferecem o curso de Economia também.
O problema é que não tenho média para entrar no ISEG e na NOVA SBE. Em economia só consigo entrar na Covilha e no Algarve.

MariaMaia

Membro
Matrícula
15 Outubro 2018
Quais são as diferenças principalmente em termos de empregabilidade como é ?? Tava a pensar em tirar Bioengenharia no ISEC em coimbra, não sei se é boa ou não.
Tava a pensar em tirava no ISEC ou tirava UTAD e pedia transferencia para a FEUP que eles tem a possibilidade de transferência direta, concluído o 2º ano curricular, dos 15 melhores alunos do 1º ciclo em Bioengenharia da UTAD para o 3º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia da FEUP,.
Agora não sei se vale a pena tentar ir para a UTAD, porque caso não consiga ir par a FEUP, o ISEC não teria sido uma melhor escolha ??

Última edição: