Politécnico ou Universidade

Entre as minhas escolhas de curso tenho politécnicos (Porto (ciências empresariais) , Viana do Castelo (gestão) , Coimbra (gestão)) e universidades (Beira Interior (gestão) e Évora (gestão)). Falei com uma conhecida minha que andou na universidade e ela disse-me que os politécnicos não dão para nada, que é só para ter canudo. Disse me ainda que ciências empresariais (politécnico do Porto) é mais um curso só para o canudo e que não serve para nada.
Pessoal que andou em politécnicos ou em algum destes cursos podem me dizer se é ou não verdade?
Normalmente, os Politécnicos têm cursos com mais componente prática, enquanto que os universitários são mais teóricos. 😉

Relativamente ao que a tua colega disse, faço as palavras da @Jessica P. M. minhas. Não, os politécnicos não existem só para te 'dar canudo', se não fossem os ditos politécnicos, não teriam enfermeiros, fisioterapeutas e tantos outros profissionais de qualidade!

• Like
Reactions: Júlio Ribeiro
Ok, muito obrigado. Estou já mais esclarecido
A nível profissional as empresas dão o mesmo valor às universidades e politécnicos? @MARIANA-A
É assim, como foi dito anteriormente, tanto num como noutro ficas com a licenciatura. Penso que devem dar o mesmo valor, tanto num como noutro. Não estou muito por dentro do assunto relativamente à área que pretendes seguir 😕
Num exemplo que te dou, tenho colegas que preferiram tirar Engenharia Informática um numa Universidade (mais teórica) e outro num Politécnico (mais prática), penso que, neste caso em especifico, o colega do Politécnico já vá com outra experiência para o mundo do trabalho... Relativamente à tua área, não te sei mesmo dizer 😅
Post automatically merged:

Talvez neste tópico consigas esclarecer as tuas dúvidas

Vou-me candidatar este ano à universidade. Estou indeciso entre finanças empresariais(ISCAL) e economia(UBI).
Tendo em conta que o ISCAL é um politécnico em Lisboa e a UBI é uma universidade na Covilhã, qual consideram melhor em termos de prestigio e de entrada no mercado de trabalho?
(Gosto mais de economia do que finanças mas o ISCAL está melhor localizado do que a UBI)

Vou-me candidatar este ano à universidade. Estou indeciso entre finanças empresariais(ISCAL) e economia(UBI).
Tendo em conta que o ISCAL é um politécnico em Lisboa e a UBI é uma universidade na Covilhã, qual consideram melhor em termos de prestigio e de entrada no mercado de trabalho?
(Gosto mais de economia do que finanças mas o ISCAL está melhor localizado do que a UBI)

Tendo em conta que gostas mais de Economia daria preferência à UBI mas se preferes estar em Lisboa tens aí o ISEG e a Nova SBE que oferecem o curso de Economia também.

Quais são as diferenças principalmente em termos de empregabilidade como é ?? Tava a pensar em tirar Bioengenharia no ISEC em coimbra, não sei se é boa ou não.
Tava a pensar em tirava no ISEC ou tirava UTAD e pedia transferencia para a FEUP que eles tem a possibilidade de transferência direta, concluído o 2º ano curricular, dos 15 melhores alunos do 1º ciclo em Bioengenharia da UTAD para o 3º ano do Mestrado Integrado em Bioengenharia da FEUP,.
Agora não sei se vale a pena tentar ir para a UTAD, porque caso não consiga ir par a FEUP, o ISEC não teria sido uma melhor escolha ??

Última edição:
Boa noite, qual a diferença entre uma Universidade e um Politécnico?
Estou no curso de socioeconomicas e estou bastante indecisa qual das duas opções irei escolher.

Estou no curso de socioeconomicas e estou bastante indecisa qual das duas opções irei escolher.

Não há muita diferença, só que os politécnicos por norma têm um ensino mais prático, mas hoje em dia universidades começam a apostar nisso também.

Não acho que precises de pensar nessa dicotomia inicialmente. Pensa em que curso gostarias de estar e naquilo que te vês no futuro e depois pesquisa que curso e instituição te permitiriam alcançar esses tais objetivos.
Naturalmente que são tipos de instituição diferentes, com propósitos, objetivos e abordagens que podem ser bastante diferentes em alguns casos. Não significa que um seja necessariamente melhor que o outro, depende daquilo que pretendes.

Se já tiveres algum curso específico em mente, que exista em Politécnicos e Universidades, seria mais fácil perguntares nos tópicos respetivos com mais detalhes, para que alguém da área te possa esclarecer. :)

• Like
Reactions: Ariana_ and davis
Olá pessoal!
Eu terminei o curso de humanidades no ano passado, mas como não sabia qual o curso que deveria escolher fiquei 1 ano em pausa. Então, estou interessada em candidatar-me no curso de gestão num politécnico, porque nas universidades as provas de ingresso não incluem disciplinas de humanidades.. Entre o politécnico de Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Portalegre podem dizer-me qual a melhor que deva candidatar-me?
Para além desta questão, queria informar-me quais são as diferenças entre gestão e a gestão de empresas e qual, na vossa opinião, tem mais benefício, maioritariamente nas saídas profissionais.

Obrigada a quem me ajudar (:

• Like
Reactions: Francisco Neto
Gostava de saber qual a vantagem da universidade sob o politecnico em empregos

Olá, penso que é um pouco difícil de responder pois ambos os ensinos têm qualidades procuradas por empregadores. Simplesmente o ensino politécnico é muito mais voltado para a prática e o universitário para a teoria (tendo, claro, a sua vertente prática ainda assim).

Do que fui ouvindo ao longo dos anos, depende também muito do tipo de empresas. Determinadas empresas preferem alunos do Politécnico e outras preferem alunos com Mestrado do ensino universitário. Depende do tipo de emprego às vezes também... Da visão da empresa em relação aos funcionários que quer ter...

• Fabulous
Reactions: Valentina Guedes
Bom dia, devido ás elevadas médias de ingresso e a esta situação em que estamos a viver, não irei conseguir entrar numa universidade pública. Gostaria de seguir gestão e queria saber entre Porto e Braga, o que aconselham, se vale a pena ir para uma universidade privada ou um politécnico. Sei que muitas das vezes os politécnicos são vistos um pouco de lado, que têm um ensino inferior à universidade, mas sempre ouvi a falar bem das pessoas que estudaram em politécnicos, mas por outro lado muitas das vezes ouve-se a falar também mal das universidades privadas. Em termos de emprego, mais tarde, qual será a melhor escolha entre os dois.

Bom dia, devido ás elevadas médias de ingresso e a esta situação em que estamos a viver, não irei conseguir entrar numa universidade pública. Gostaria de seguir gestão e queria saber entre Porto e Braga, o que aconselham, se vale a pena ir para uma universidade privada ou um politécnico. Sei que muitas das vezes os politécnicos são vistos um pouco de lado, que têm um ensino inferior à universidade, mas sempre ouvi a falar bem das pessoas que estudaram em politécnicos, mas por outro lado muitas das vezes ouve-se a falar também mal das universidades privadas. Em termos de emprego, mais tarde, qual será a melhor escolha entre os dois.

Creio que possa depender de área, mas no geral uma licenciatura é uma licenciatura, ser universidade ou politécnico, publico ou privado, não há de importar muito no grande esquema da coisa. Eu pessoalmente escolheria a opção menos dispendiosa, evitando assim privados até último caso.

Discordo um pouco do post que fizeram em cima. Apesar dos cursos terem todos o mesmo nome, é óbvio que nem sempre os planos de estudo coincidem e nem sempre as mesmas instituições dão iguais oportunidades, feliz ou infelizmente. Particularmente na área de Gestão, em que conheci algumas pessoas formadas na área, não acho que seja indiferente a escolha que possas fazer e espero que alguém da área entretanto consiga fazer-te melhores recomendações que as minhas, que partem só do pouco que pude observar, o que não é representativo de todos os casos, claro!

Se queres a minha opinião, tudo depende das capacidades que tenhas de investir num curso. Se tens capacidades de pagar candidaturas e um curso com maior custo, eu talvez escolhesse uma privada, nesse âmbito. Isto porque as privadas (ou a Católica, por exemplo) costumam ter contactos e protocolos com as empresas, que nem sempre existem com os politécnicos ou até mesmo faculdades públicas ou existem em menor grau. Portanto, se tiveres disponibilidade, eu talvez consultasse uns quantos programas - por exemplo, sei que a Católica tem vindo a oferecer uma dupla licenciatura em Direito e Gestão e isso parece-me uma aposta, no mínimo, interessante (embora muito cara, claro).

No entanto, não inferiorizes os politécnicos, apesar da maior dificuldade em captar estudantes, se tiveres menos capacidades de pagar uma privada, considera um investimento mais em conta e escolhe um politécnico que esteja próximo da tua área de residência ou algum cujo plano de estudos te pareça interessante (tenta procurar se as instituições têm algumas iniciativas como estágios, porque seria relevante para o teu CV).

Mais uma vez, recordo que este é o meu conhecimento de leiga - conheci pessoas que fizeram Gestão em faculdades públicas e ficaram bem e conheço o caso de uma pessoa que fez o curso num politécnico e teve algumas dificuldades na procura de emprego, apesar de ter tido bons resultados. Talvez possa ser também porque depois não investiu num mestrado e isso pode ter afectado. Espero ter dado algumas ideias para investigares! ☺

Vou só acrescentar algo aos excelentes conselhos que a @Ariana_ te disse: escolhe boas escolas. Uma coisa é a Católica e outra é a Lusíada, etc. Uma coisa é o Politécnico de curral de moinas de não sei de onde (sem desvalorizar mas tendo em conta o que sabemos da empregabilidade na área de Gestão) e outra é o Politécnico do Porto ou de Lisboa.

Discordo um pouco do post que fizeram em cima. Apesar dos cursos terem todos o mesmo nome, é óbvio que nem sempre os planos de estudo coincidem e nem sempre as mesmas instituições dão iguais oportunidades, feliz ou infelizmente. Particularmente na área de Gestão, em que conheci algumas pessoas formadas na área, não acho que seja indiferente a escolha que possas fazer e espero que alguém da área entretanto consiga fazer-te melhores recomendações que as minhas, que partem só do pouco que pude observar, o que não é representativo de todos os casos, claro!

Se queres a minha opinião, tudo depende das capacidades que tenhas de investir num curso. Se tens capacidades de pagar candidaturas e um curso com maior custo, eu talvez escolhesse uma privada, nesse âmbito. Isto porque as privadas (ou a Católica, por exemplo) costumam ter contactos e protocolos com as empresas, que nem sempre existem com os politécnicos ou até mesmo faculdades públicas ou existem em menor grau. Portanto, se tiveres disponibilidade, eu talvez consultasse uns quantos programas - por exemplo, sei que a Católica tem vindo a oferecer uma dupla licenciatura em Direito e Gestão e isso parece-me uma aposta, no mínimo, interessante (embora muito cara, claro).

No entanto, não inferiorizes os politécnicos, apesar da maior dificuldade em captar estudantes, se tiveres menos capacidades de pagar uma privada, considera um investimento mais em conta e escolhe um politécnico que esteja próximo da tua área de residência ou algum cujo plano de estudos te pareça interessante (tenta procurar se as instituições têm algumas iniciativas como estágios, porque seria relevante para o teu CV).

Mais uma vez, recordo que este é o meu conhecimento de leiga - conheci pessoas que fizeram Gestão em faculdades públicas e ficaram bem e conheço o caso de uma pessoa que fez o curso num politécnico e teve algumas dificuldades na procura de emprego, apesar de ter tido bons resultados. Talvez possa ser também porque depois não investiu num mestrado e isso pode ter afectado. Espero ter dado algumas ideias para investigares! ☺

Boa tarde, agradeço desde já que tenhas dado a tua opinião. Dentro das minhas pesquisas, no Norte em termos de privada o que me chamou bastante à atenção foi a Católica e a Lusíada. Pelo testemunhos de muita gente sei que a Católica tem um ensino bastante bom e adorei a ideia de se ter a oportunidade de estudar temporariamente numa universidade fora do país (apesar de não saber bem como isso funciona), mas o preço das propinas são bastante elevados, e é algo que já está for do meu orçamento. A Lusíada Porto/Famalicão ainda não obtive muitas informações pois não existe muitos testemunhos, mas a partir dos dados do site, a taxa de empregabilidade, se não estou em erro, é por volta dos 93%/94%. Acredito que seja uma taxa boa e enquanto propinas está dentro do meu orçamento, mas estou bastante indecisa pois não queria investir em algo que depois mais tarde não tenha oportunidades no mercado de trabalho.

Em relação aos politécnicos tenho um pouco receio, pois por muitas das vezes as empresas desvalorizam um pouco quem tira um licenciatura/mestrado num politécnico e me termos de mercado de trabalho poderei ter mais dificuldades em encontrar algo. Dentro de pessoas que conheço algumas que estudaram em politécnicos tiveram bastantes dificuldades em encontrar algo na área delas, mas também conheço que tenha encontrado trabalhos facilmente.

Mas entre politécnico e universidade privada, acho que estou mais virada para a privada, mas gostaria de ter mais testemunhos para mais tarde decidir algo. E mais uma vez agradeço bastante a tua ajuda.