Ponto 4.5

SCFR

Membro Caloiro
Matrícula
16 Março 2026
Olá! Tenho uma dúvida sobre a inscrição nos exames no PIEPE e a opção “Sim/Não” na aprovação, e gostava de perceber qual é a melhor estratégia.

Estou no 11.º ano (Ciências e Tecnologias) e vou fazer os exames de Biologia e Geologia e Física e Química este ano.

A minha dúvida é a seguinte:

Se no 11.º ano eu colocar “Sim” na aprovação em Biologia e Física e Química, isso significa que os dois exames contam 25% para a média dessas disciplinas.
Mas se depois no 12.º ano eu quiser fazer Matemática com “Sim” para contar para a média e eventualmente Português com “Sim” também, posso ter 4 exames com “Sim”, ou só podem contar 3 exames para a média final do secundário?

Outra dúvida:
Se agora colocar “Sim” em Biologia e FQ, isso impede-me depois de usar Matemática como um dos três exames principais para conclusão, ou não há problema?

Além disso, queria confirmar se estou a perceber bem esta situação:

• Se no 11.º ano eu colocar “Sim” em Biologia e “Não” em Física e Química, então no 12.º ano teria de fazer Português e Matemática com “Sim” para completar os três exames para conclusão.
  • Mas se no 11.º ano eu colocar “SIM” em Biologia e “Sim” em Física e Química, então no 12.º ano teria fazer apenas português.
Estou a interpretar corretamente as regras?

Ou seja, basicamente queria perceber qual é a melhor forma de escolher “Sim” ou “Não” no 11.º ano sem fechar portas para o 12.º ano.

Obrigada desde já pela ajuda!

Solução
Se no 11.º ano eu colocar “Sim” na aprovação em Biologia e Física e Química, isso significa que os dois exames contam 25% para a média dessas disciplinas.
Certo.
Mas se depois no 12.º ano eu quiser fazer Matemática com “Sim” para contar para a média e eventualmente Português com “Sim” também, posso ter 4 exames com “Sim”, ou só podem contar 3 exames para a média final do secundário?
Não, apenas fazes 3 exames como interno/a no total.
Se agora colocar “Sim” em Biologia e FQ, isso impede-me depois de usar Matemática como um dos três exames principais para conclusão, ou não há problema?
Impede. Nesse caso, poderias realizar Matemática na 1ª fase apenas como prova de ingresso e na 2ª fase para melhoria da CFD a 100%...
Certo.
Não, apenas fazes 3 exames como interno/a no total.
Impede. Nesse caso, poderias realizar Matemática na 1ª fase apenas como prova de ingresso e na 2ª fase para melhoria da CFD a 100% (não 25%).
Se no 11.º ano eu colocar “Sim” em Biologia e “Não” em Física e Química, então no 12.º ano teria de fazer Português e Matemática com “Sim” para completar os três exames para conclusão. Mas se no 11.º ano eu colocar “SIM” em Biologia e “Sim” em Física e Química, então no 12.º ano teria fazer apenas português.
Certo.
Ou seja, basicamente queria perceber qual é a melhor forma de escolher “Sim” ou “Não” no 11.º ano sem fechar portas para o 12.º ano.
Não é propriamente uma questão de "fechar portas". Tens de optar por 2 disciplinas, mais Português que é obrigatório. Se optares pelas 2 deste ano, já está feito, se optares por apenas 1, estás ao mesmo tempo a optar indirectamente por Matemática no 12º.
Qualquer questão, dispõe.

• Like
Reactions: davis
Solução