Portátil - aluno de engenharia

Diogof03

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2019
Olá a todos.

Estou a pensar ingressar no ensino superior em engenharia mecânica. Vou este ano para o 12 ano.
Como o meu computador avariou queria comprar um que desse já para a faculdade. Gosto do MacBook Pro mas tenho receio que alguns programas não rodem.
Alguém me pode aconselhar.
Desde já obrigado

Matrícula
18 Junho 2019
Curso
Informática
Instituição
ESFB
Olá Pessoal. Tudo bem?

Bom eu comprei este computador desse bundle.
e acham que AMD Ryzen 5 3500U , 256 GB SSD ,AMD Radeon Vega 8 e 8Gb de ram é boa para usar em trabalhos, programar,etc..?
Essencialmente irá ser usado para trabalho.

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Olá a todos.

Estou a pensar ingressar no ensino superior em engenharia mecânica. Vou este ano para o 12 ano.
Como o meu computador avariou queria comprar um que desse já para a faculdade. Gosto do MacBook Pro mas tenho receio que alguns programas não rodem.
Alguém me pode aconselhar.
Desde já obrigado
Olá. Apesar de ter quase 1 mês o post, sendo que vais entrar em eng.ª mecânica não te aconselho a comprar um MacBook, pois a maior parte dos softwares de desenho assistido por computador e de engenharia assistida por computador (essenciais para o teu curso) não rodam nesse sistema operativo. Eu comprava um Win, para além que poupas umas boas centenas à carteira dos teus pais.

Olá Pessoal. Tudo bem?

Bom eu comprei este computador desse bundle.
e acham que AMD Ryzen 5 3500U , 256 GB SSD ,AMD Radeon Vega 8 e 8Gb de ram é boa para usar em trabalhos, programar,etc..?
Essencialmente irá ser usado para trabalho.
Chega e sobra para 5 anos de curso.

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
Sério? A minha dúvida era mesmo no memória ssd não sei se é pouca ou talvez irei precisar de um disco externo.
Se vires que a memória do ssd não é suficiente podes sempre comprar um disco externo como disseste, mas também podes usar clouds, eu tenho 1Tb no one drive, por exemplo.

• Like
Reactions: Wraak
Matrícula
18 Junho 2019
Curso
Informática
Instituição
ESFB
Se vires que a memória do ssd não é suficiente podes sempre comprar um disco externo como disseste, mas também podes usar clouds, eu tenho 1Tb no one drive, por exemplo.
Ah pois é ainda há as clouds agora é que me lembro.
Obrigado pela tua ajuda😀

• Like
Reactions: ianmoone

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
quanto à resoluçao, deve-se escolher o que?
Sinceramente, na minha opinião a resolução de um pc é o que menos importa, é preferível teres melhores componentes mas com menos resolução do que teres componentes inferiores e teres melhor resolução, estou apenas a dar a minha opinião, é claro que para algumas pessoas a resolução é um fator a ter em conta. O meu portátil tem resolução de 1336x768 e não vejo mal nenhum nisso, claro que se conseguires um com resolução de 1920x1080 é melhor, mas entre uma e outra não vejo assim tanta diferença significativa. Escolhe uma destas, tendo em conta o preço e os componentes do pc

João Pereira?

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2018
Sinceramente, na minha opinião a resolução de um pc é o que menos importa, é preferível teres melhores componentes mas com menos resolução do que teres componentes inferiores e teres melhor resolução, estou apenas a dar a minha opinião, é claro que para algumas pessoas a resolução é um fator a ter em conta. O meu portátil tem resolução de 1336x768 e não vejo mal nenhum nisso, claro que se conseguires um com resolução de 1920x1080 é melhor, mas entre uma e outra não vejo assim tanta diferença significativa. Escolhe uma destas, tendo em conta o preço e os componentes do pc
quanto à marca tambem é indiferente? ja ouvi dizer que os portateis da hp são maus por exemplo, no entanto em termos de qualidade dos componentes/preço é das melhores marcas que encontro.

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
obrigado, ajudou bastante. o que achas deste portátil? Portátil Acer Aspire 5 15.6" A515-52G-704L
Nem por acaso, o pc que tenho é o Acer A515-52G-727L, o modelo é semelhante ao teu, a diferença é só no processador o teu é mais recente, na gráfica e SSD, o meu tem só HDD. Posso te dizer que estes pcs da acer têm uma boa autonomia em termos de bateria. Se não tiveres a correr programas que puxem pelo pc, a bateria dura umas 5h. (claro que para jogar não é o mais indicado, dura em média 1h e pouco).
Um ponto negativo, que acaba por ser positivo também é o armazenamento. Tens apenas 256GB contudo é melhor pq é SSD e é mais rápido. Podes contornar isso e comprar um disco externo ou usar clouds.
Tem atenção a uma coisa, nesse portátil não tens o windows instalado, tens o linux, contudo podes sempre instalar o windows. Pelo preço acho que é fixe o pc

João Pereira?

Membro Caloiro
Matrícula
13 Julho 2018
Nem por acaso, o pc que tenho é o Acer A515-52G-727L, o modelo é semelhante ao teu, a diferença é só no processador o teu é mais recente, na gráfica e SSD, o meu tem só HDD. Posso te dizer que estes pcs da acer têm uma boa autonomia em termos de bateria. Se não tiveres a correr programas que puxem pelo pc, a bateria dura umas 5h. (claro que para jogar não é o mais indicado, dura em média 1h e pouco).
Um ponto negativo, que acaba por ser positivo também é o armazenamento. Tens apenas 256GB contudo é melhor pq é SSD e é mais rápido. Podes contornar isso e comprar um disco externo ou usar clouds.
Tem atenção a uma coisa, nesse portátil não tens o windows instalado, tens o linux, contudo podes sempre instalar o windows. Pelo preço acho que é fixe o pc
Obrigado, também achava mas é sempre melhor ter uma opinião externa. vou comprar.

• Like
Reactions: ianmoone

Aninha Queen

Membro Caloiro
Matrícula
29 Novembro 2015
Olá Maria!

Em mecânica e em maior parte das engenharias sem ser informática precisas de utilizar programas mais pesados (SolidWorks, Matlab, ...) e por isso é preciso um computador "bonzinho". Estive a ver o PC que sugeriste e não me parece que seja uma boa escolha para a faculdade.

Honestamente, sugiro-te a poupar mais um bocado se isso implica teres um computador melhor e se queres que o computador te dure para o curso todo.

Tens aqui algumas coisas que deves procurar:
- RAM - o SolidWorks recomenda-te no mínimo 8GB pelo que eu diria 8GB ou, idealmente, 16GB. DDR4 era perfeito, DDR3 é aceitável (mas faz imensa diferença).
- Processador i5 8th gen - os processadores de 8ª geração da Intel foram um grande upgrade quando se compara a upgrades passados (6th para 7th, por exemplo). Se puderes investir num processador de 8ª geração, vai fazer-te imensa diferença no tempo de processamento e a não travar durante trabalho intensivo. Caso não, um i7 de 7ª geração deve estar barato nesta altura.
- SSD - solid state drive são super mais rápidos do que HDD e vão garantir-te fluidez no carregamento de ficheiros agora e daqui a uns anos. 120GB é suficiente.
- Ecrã e teclados confortáveis
- Portabilidade - para levar para as aulas de problemas, laboratórios, ...

Para quem está em engenharia, acima de tudo, ter um bom computador é o teu maior investimento como estudante. Principalmente no Técnico, vais ter imensos projetos (todos os semestres, em múltiplas cadeiras) e vais passar grande parte do teu tempo à frente do teu computador. Para além disso, maior parte das engenharias são de 5 anos o que significa que tens de pensar num computador que te dure os 5 anos e que, principalmente, daqui a 5 anos tenha pedalada para acabares o curso com ele.

Talvez possas procurar computadores em 2ª mão em sites como o OLX ou Custojusto.

Abraço
Alguém me sabe dizer se no curso de Engenharia Electrotécnica e computadores (FEUP) é necessário o uso desses programas? Quais são os programas usados? Da para usar um MacBook Pro em vez de Windows?

Matrícula
4 Março 2019
Curso
Psicologia
Instituição
ISPA
Alguém me sabe dizer se no curso de Engenharia Electrotécnica e computadores (FEUP) é necessário o uso desses programas? Quais são os programas usados? Da para usar um MacBook Pro em vez de Windows?
Olá Aninha,

O Matlab é usado em muitos cursos para além de EEC, e portanto, é certamente também usado em Engenharia Electrotécnica e de computadores.

Podes usar um Apple durante um curso sem qualquer problema, caso contrário também muitos dos trabalhos são realizados nos pcs da faculdade(que penso que sejam Windows :))

luisilva99

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2018
Olá, para um aluno de engenharia que tipo de placa gráfica aconselham? E já agora, será um quad-core suficiente?

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Olá, para um aluno de engenharia que tipo de placa gráfica aconselham? E já agora, será um quad-core suficiente?
Uma placa gráfica dedicada e não integrada na motherboard já é bom. Se entrares em mecânica, materiais ou EGI vais usar softwares potentes de desenho/projeto, e as versões de 2022 ou 2023 desses softwares vão puxar mais pela gráfica, e se tiveres centenas de componentes no projeto, vai ficar tão lento o PC que não vais conseguir fazer nada, ou então os componentes começam a perder detalhes e a fundir-se uns com os outros. Resumindo, uma gráfica dedicada é o ideal.

luisilva99

Membro Caloiro
Matrícula
17 Fevereiro 2018
Uma placa gráfica dedicada e não integrada na motherboard já é bom. Se entrares em mecânica, materiais ou EGI vais usar softwares potentes de desenho/projeto, e as versões de 2022 ou 2023 desses softwares vão puxar mais pela gráfica, e se tiveres centenas de componentes no projeto, vai ficar tão lento o PC que não vais conseguir fazer nada, ou então os componentes começam a perder detalhes e a fundir-se uns com os outros. Resumindo, uma gráfica dedicada é o ideal.
Será o ASUS VivoBook 15 - X512UB-58AM1SB1 (15.6’’, Intel Core i5-8250U, RAM: 8 GB, 1 TB HDD + 256 GB SSD, NVIDIA GeForce MX110) uma boa opção?

António Gomes

Membro Veterano
Matrícula
4 Agosto 2016
Curso
Engenharia de Polímeros
Instituição
UMinho
Será o ASUS VivoBook 15 - X512UB-58AM1SB1 (15.6’’, Intel Core i5-8250U, RAM: 8 GB, 1 TB HDD + 256 GB SSD, NVIDIA GeForce MX110) uma boa opção?
O que posso dizer-te é que tenho um PC igual a esse, e ele corre solidworks, Ansys e afins que uso diariamente sem problemas.