Edição de Imagem por exemplo, se querem gastar 1200 euros num i3 a escolha é vossa, com esse dinheiro compro um computador de windows que te posso garantir que não trava nada, mas pronto o dinheiro é vosso e se querem pagar pela maçã paguem pela maçã.
Escolheste um dos campos em que a Apple domina: edição de imagem e vídeo. Quer dizer, têm linhas de produtos dedicadas a profissionais de imagem e vídeo (e.g. Mac Pro). Honestamente não percebo a tua resposta e só me diz que não sabes de facto o que é que a Apple/MacOS tem a oferecer. Eu pessoalmente faço uso de Illustrator, Photoshop e InDesign regularmente e posso dizer-te que nunca tive problemas com nenhum desses programas a não ser com coisas muito específicas (alguns renderings ou modificações mais pesadas). Para mim e para o meu uso, mais do que perfeito.
A tua resposta só me diz que odeias a Apple por alguma razão e que não tiraste o tempo a aprender nada sobre o sistema operativo (ou a empresa que de um ponto de vista técnico e de negócios vale a pena estudar). Acho que não estás na faculdade mas quando estiveres, e principalmente em engenharia, vais perceber que as coisas não são "sim ou não" mas que há vantagens e desvantagens em tudo o que existe, principalmente em tecnologia. Se a Apple está no mercado e é forte como é, não é só porque é a "maçã" mas sim porque tem produtos de qualidade para os seus utilizadores. Só o argumento da Apple existir porque é visto como premium é ridículo para uma marca que existe há mais de 40 anos a fazer hardware e software.
Até te posso dizer que em Informática no Técnico pelo menos 70% dos meus professores usam Macbooks e também agora no estrangeiro não tive nenhum professor que usasse Windows (grande maioria MacOS e resto Linux). Isto obviamente não quer dizer nada mas talvez te ajude a perceber que a situação não é como estás a tentar fazê-la parecer.
All-in-all, o MacOS tem vantagens sobre Windows e Windows tem vantagens sobre MacOS. Para mim um bom PC é caracterizado por um ecrã fenomenal, boa build, boa autonomia, bom peso/tamanho, com bom design e que me deixe fazer tudo o que eu quero. Pessoalmente acho que um Macbook não é tão caro tendo em conta a qualidade ABSURDAMENTE BOA do ecrã e todas as suas características mas isto é como tudo, cada pessoa valoriza coisas diferentes num computador. Eu não preciso de um i7 para correr Photoshop ou Illustrator nem de uma RTX 3080 para os meus projetos pessoais e de faculdade.
Só espero que com isto não sejas tão
dismissive de computadores com MacOS, podem não ser para ti mas não quer dizer que não sejam para ninguém, especialmente dizendo "se querem pagar pela maçã paguem pela maçã".