Portátil - aluno de engenharia

António José25

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2019
Será que o teclado é dealbreaker?
É assim, sendo-te bem sincero, para mim talvez fosse porque me faz muita impressão ver um esquema de teclado que não o português.
Ainda assim penso que até podes comprar uns autocolantes para colar lá no teclado e ficas com o aspeto do português, que eu penso que as teclas são exatamente as mesmas e com a mesma disposição, mudando apenas alguns caracteres.
Digo eu, não sei

• Like
Reactions: Wraak
Matrícula
4 Novembro 2019
Depende do teu curso mas acho que de qualquer forma deve ser tranquilo, fiz o curso com um Macbook Pro 2016 versão base 13". Pessoalmente gosto do tamanho para as aulas e para transportar para a faculdade. Em casa tenho um setup com um monitor de 24".
Olá! Não estou muito dentro deste campo mas o sistema dos PCs da Apple normalmente nao é incompatível com muitos dos programas usados na faculdade? Estou a pensar nesse como próximo computador mas ainda nao tenho a certeza...

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Olá! Não estou muito dentro deste campo mas o sistema dos PCs da Apple normalmente nao é incompatível com muitos dos programas usados na faculdade? Estou a pensar nesse como próximo computador mas ainda nao tenho a certeza...
Já ouvi falar que sim, e mesmo no secundário tinha uns amigos com mac's e era uma dor de cabeça para conseguirem instalar alguns programas, e alguns deles nem sequer chegaram a conseguir

• Like
Reactions: Tomasferreira2809

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Provavelmente depende da Eng. que vais tirar, eu nunca tive problemas (Eng. Informática) e até foi mais fácil para mim instalar muitas coisas do que para os meus colegas. De qualquer forma, o Mac tem uma ferramenta chamada Boot Camp Assistant que permite-te instalar Windows em Macs. Alternativamente, a VMWare é fenomenal para máquinas virtuais de Windows e até permite partilhares pastas, copy/paste, ... como se estivesses a usar o mesmo sistema operativo.

Pessoalmente não deixaria 1 programa ser a razão por não comprar um computador (seja Windows ou MacOS) até porque existem alternativas e no final das contas vais ter de usar esse programa provavelmente para 1 projeto de uma cadeira que demora tipo 2 ou 3 meses enquanto vais ter um computador durante 5 ou 6 anos. Se as coisas que fazes no PC (tipo jogos, etc) são mais difíceis de concretizar em Mac, deves escolher um Windows. No final de contas os computadores estão para facilitar-nos a vida e não darem-nos problemas com instalações e etc.

Já ouvi falar que sim, e mesmo no secundário tinha uns amigos com mac's e era uma dor de cabeça para conseguirem instalar alguns programas, e alguns deles nem sequer chegaram a conseguir
Queres ser específico? Da mesma forma posso dar-te centenas de programas que podes instalar em Mac e não podes em Windows, mesmo que queiras (enquanto o contrário é possível). Há softwares e jogos feitos para Mac, há softwares e jogos feitos para Windows, felizmente maior parte deles estão em ambos os sistemas operativos. Não recomendar um sistema operativo a alguém só porque alguns amigos teus tiveram problemas a instalar alguns programas que ninguém sabe o que são ou para que servem não é um bom argumento.

EDIT: E também consigo dar-te vários exemplos de programas que correm perfeitamente num i3 em MacOS e vão-te travar num i5/i7 em Windows, já vi esse argumento a ser usado por ti.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Queres ser específico? Da mesma forma posso dar-te centenas de programas que podes instalar em Mac e não podes em Windows, mesmo que queiras (enquanto o contrário é possível). Há softwares e jogos feitos para Mac, há softwares e jogos feitos para Windows, felizmente maior parte deles estão em ambos os sistemas operativos. Não recomendar um sistema operativo a alguém só porque alguns amigos teus tiveram problemas a instalar alguns programas que ninguém sabe o que são ou para que servem não é um bom argumento.

EDIT: E também consigo dar-te vários exemplos de programas que correm perfeitamente num i3 em MacOS e vão-te travar num i5/i7 em Windows, já vi esse argumento a ser usado por ti.
Edição de Imagem por exemplo, se querem gastar 1200 euros num i3 a escolha é vossa, com esse dinheiro compro um computador de windows que te posso garantir que não trava nada, mas pronto o dinheiro é vosso e se querem pagar pela maçã paguem pela maçã.

• Like
Reactions: Mr. Gomes

António José25

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2019
Edição de Imagem por exemplo, se querem gastar 1200 euros num i3 a escolha é vossa, com esse dinheiro compro um computador de windows que te posso garantir que não trava nada, mas pronto o dinheiro é vosso e se querem pagar pela maçã paguem pela maçã.
Pedro, a questão não é pagar pela maçã. É pagar por um produto excecional em quase todos os campos.
O meu não é dos de 13 polegadas, é o de 16. Sim, custou bastante, mas tenho quase a certeza que, no final do curso, vai estar a funcionar quase como no início e me vai durar(quem sabe?)uns10, 15 anos.
Acho que muitas vezes se desvaloriza o ecrã em detrimento da velocidade. O ecrã é fenomenal e tenho a certeza que os meus olhos vão estar muito menos cansados ao fim de umas boas e longas horas em frente ao ecrã, a betaria, tendo em conta as especificações, dura muito e não perdes nenhuma velocidade caso não estejas ligado à corrente.
Para além disso, em relação ao sistema operativo te limitar...talvez não seja bem assim. Eu uso bastantes aplicações Windows dentro do MacOS e a única coisa que noto é que ele aquece um bocadinho mais do que o normal, mas nada preocupante.

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Escolheste um dos campos em que a Apple domina: edição de imagem e vídeo. Quer dizer, têm linhas de produtos dedicadas a profissionais de imagem e vídeo (e.g. Mac Pro). Honestamente não percebo a tua resposta e só me diz que não sabes de facto o que é que a Apple/MacOS tem a oferecer. Eu pessoalmente faço uso de Illustrator, Photoshop e InDesign regularmente e posso dizer-te que nunca tive problemas com nenhum desses programas a não ser com coisas muito específicas (alguns renderings ou modificações mais pesadas). Para mim e para o meu uso, mais do que perfeito.

A tua resposta só me diz que odeias a Apple por alguma razão e que não tiraste o tempo a aprender nada sobre o sistema operativo (ou a empresa que de um ponto de vista técnico e de negócios vale a pena estudar). Acho que não estás na faculdade mas quando estiveres, e principalmente em engenharia, vais perceber que as coisas não são "sim ou não" mas que há vantagens e desvantagens em tudo o que existe, principalmente em tecnologia. Se a Apple está no mercado e é forte como é, não é só porque é a "maçã" mas sim porque tem produtos de qualidade para os seus utilizadores. Só o argumento da Apple existir porque é visto como premium é ridículo para uma marca que existe há mais de 40 anos a fazer hardware e software.

Até te posso dizer que em Informática no Técnico pelo menos 70% dos meus professores usam Macbooks e também agora no estrangeiro não tive nenhum professor que usasse Windows (grande maioria MacOS e resto Linux). Isto obviamente não quer dizer nada mas talvez te ajude a perceber que a situação não é como estás a tentar fazê-la parecer.

All-in-all, o MacOS tem vantagens sobre Windows e Windows tem vantagens sobre MacOS. Para mim um bom PC é caracterizado por um ecrã fenomenal, boa build, boa autonomia, bom peso/tamanho, com bom design e que me deixe fazer tudo o que eu quero. Pessoalmente acho que um Macbook não é tão caro tendo em conta a qualidade ABSURDAMENTE BOA do ecrã e todas as suas características mas isto é como tudo, cada pessoa valoriza coisas diferentes num computador. Eu não preciso de um i7 para correr Photoshop ou Illustrator nem de uma RTX 3080 para os meus projetos pessoais e de faculdade.

Só espero que com isto não sejas tão dismissive de computadores com MacOS, podem não ser para ti mas não quer dizer que não sejam para ninguém, especialmente dizendo "se querem pagar pela maçã paguem pela maçã".

Matrícula
4 Novembro 2019
Provavelmente depende da Eng. que vais tirar, eu nunca tive problemas (Eng. Informática) e até foi mais fácil para mim instalar muitas coisas do que para os meus colegas. De qualquer forma, o Mac tem uma ferramenta chamada Boot Camp Assistant que permite-te instalar Windows em Macs. Alternativamente, a VMWare é fenomenal para máquinas virtuais de Windows e até permite partilhares pastas, copy/paste, ...
Obrigado pela atenção. Já agora, se me souberes responder a isto, pergunto: numa licenciatura em matemática por exemplo (onde espero entrar este ano, na FCTUC) nas cadeiras de programação ou outras mais específicas (acho que só tem 2 de programação) achas que um pc mais soft aguenta? Só pergunto porque o meu já está um pouco lento e não sei se em Matemática usam programas tipo MatLab e outros (mais) pesados como em algumas engenharias...

• Like

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Só espero que com isto não sejas tão dismissive de computadores com MacOS, podem não ser para ti mas não quer dizer que não sejam para ninguém, especialmente dizendo "se querem pagar pela maçã paguem pela maçã".
Só digo que para as especificações qualquer produto da apple é estupidamente overpriced por causa dar marca, e isso até os apple users admitem... Eu não compraria, se querem comprar força, o dinheiro é vosso

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Obrigado pela atenção. Já agora, se me souberes responder a isto, pergunto: numa licenciatura em matemática por exemplo (onde espero entrar este ano, na FCTUC) nas cadeiras de programação ou outras mais específicas (acho que só tem 2 de programação) achas que um pc mais soft aguenta? Só pergunto porque o meu já está um pouco lento e não sei se em Matemática usam programas tipo MatLab e outros (mais) pesados como em algumas engenharias...
Não tenho bem noção da licenciatura de matemática mas diria que é provável usares Matlab. De qualquer forma, um portátil com 8GB DDR3, 128 GB SSD e um i3 bacano é mais do que suficiente para fazeres o curso e usares Matlab sem problemas. Não precisas de uma gráfica dedicada nem nada. Se quiseres poupar dinheiro acho que consegues um bom windows por 600€/700€.

Última edição:
  • Like
Reactions: Tomasferreira2809

RaquelSlSn

Membro Caloiro
Matrícula
21 Outubro 2019
Olá a todos, este ano concorri ao ensino superior e fiquei colocada no curso de engenharia mecânica na FCT-NOVA, pretendo comprar um portátil mas não tenho noção de quais as especificações necessárias do mesmo para o curso, sendo esse o porque de pedir a vossa ajuda neste tema, não pretendo adquirir uma MÁQUINA apenas um portátil que me permita correr todos os programas necessários ao curso sem problemas.
Ps: O meu budget é de 700€
Agradeço desde já toda a ajuda 😄

António José25

Membro Caloiro
Matrícula
29 Maio 2019
Olá a todos, este ano concorri ao ensino superior e fiquei colocada no curso de engenharia mecânica na FCT-NOVA, pretendo comprar um portátil mas não tenho noção de quais as especificações necessárias do mesmo para o curso, sendo esse o porque de pedir a vossa ajuda neste tema, não pretendo adquirir uma MÁQUINA apenas um portátil que me permita correr todos os programas necessários ao curso sem problemas.
Ps: O meu budget é de 700€
Agradeço desde já toda a ajuda 😄
porque não? Lenovo IdeaPad L340-15IRH-141 Gaming Intel Core I5-9300H/8GB/256GB SSD/GTX1050/15,6" (PT)

Maria Teresa A

Membro Caloiro
Matrícula
2 Outubro 2020
Olá! Acabei de entrar em engenharia dos materiais no ist e precisava de um computador novo. Sempre utilizei MacOs e aparelhos da apple e a minha questão era se poderia continuar a utilizar apple ou se seria melhor apostar num computador windows para o curso (e nesse caso precisava de algumas sugestões). Obrigada!

• Like

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá! Acabei de entrar em engenharia dos materiais no ist e precisava de um computador novo. Sempre utilizei MacOs e aparelhos da apple e a minha questão era se poderia continuar a utilizar apple ou se seria melhor apostar num computador windows para o curso (e nesse caso precisava de algumas sugestões). Obrigada!
Podes continuar a utilizar MacOS, claro! Se algum dia precisares de um programa que só funcione em Windows (o que duvido) podes instalar uma máquina virtual no teu computador e correr windows.

Boa sorte para o curso!

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST
Boas,
Alguém pode-me dar a sua opinião sobre este pc:Portátil ASUS ZenBook 14 UX425EA-71DXECB2 (14'' - Intel Core i7-1165G7 - RAM: 16 GB - 1 TB SSD - Intel Iris Xe).
Eu pretendo entrar no próximo ano para a uni um curso de engenharias(talvez mecânica ou industrial). Ns se será um bom investimento ou não preciso de um laptop tao potente.
Um obrigado desde já.
Este deve levar restock dentro de algumas semanas, é mais barato e melhor, isto se não for muito urgente.

Matrícula
22 Julho 2018
Boa noite. Ando no 12 ano. Ainda não sei que curso pretendo seguir no ensino superior. Porém, sei que preciso já, neste momento, de um computador novo já que o meu avariou à 1 semana. Concomitante, queria escolher um computador que já me servisse e desse para a universidade.
O computador que estou a pensar comprar é um Asus vivobook 8gb 512 GB ssd acham que mesmo para o meu futuro universitário é bom é suficiente? Não percebo muito de propriedades de computadores. Vejam este que tenho em mente deixo também o link para que possam consultar as propriedades do mesmo. Por favor agradeço a vossa opinião! É muito mas muito importante.
Tenho em mente este computador: "Portátil ASUS VivoBook 15 F512DA-R7AVXSB2 (15.6'' - AMD Ryzen 7 3700U - RAM: 8 GB - 512 GB SSD PCIe - AMD Radeon RX Vega 10)".

Rúben Aguiar 131

Membro Caloiro
Matrícula
19 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade da Madeira
Boa noite. Ando no 12 ano. Ainda não sei que curso pretendo seguir no ensino superior. Porém, sei que preciso já, neste momento, de um computador novo já que o meu avariou à 1 semana. Concomitante, queria escolher um computador que já me servisse e desse para a universidade.
O computador que estou a pensar comprar é um Asus vivobook 8gb 512 GB ssd acham que mesmo para o meu futuro universitário é bom é suficiente? Não percebo muito de propriedades de computadores. Vejam este que tenho em mente deixo também o link para que possam consultar as propriedades do mesmo. Por favor agradeço a vossa opinião! É muito mas muito importante.
Tenho em mente este computador: "Portátil ASUS VivoBook 15 F512DA-R7AVXSB2 (15.6'' - AMD Ryzen 7 3700U - RAM: 8 GB - 512 GB SSD PCIe - AMD Radeon RX Vega 10)".

Boas, sou um aluno de primeiro ano em Engenharia Informática, na Universidade da Madeira.
Possuo, e comprei este ano, um portátil bastante parecido a nível de especificações (Huawei D15 2020) e irei usá-lo até ao final da licenciatura, pelo menos. O que recomendo é, nesta altura de promoções, se conseguires um ryzen (5 ou 7) com 4000 (ex. Ryzen 5 4500u), será vantajoso, em vez desse. Os preços têm baixado, mas não chegaram a ser tão baixo como os da antiga geração. Eu recomendo os 4000 pois todos eles têm mais núcleos e podem vir a dar jeito no futuro, apesar de usar esse processador que puseste e ficar com ele pelo resto do curso. Se usares um da intel, recomendo comprares algum que não tenha "G" no meio, pois são chips mais fracos, apesar de serem suficientes.
A nível do resto, a RAM é suficiente, apesar de se encontrares algum com mais por mais ou menos o mesmo preço e especificações gerais, é vantajoso. Quanto ao SSD, 512GB é suficiente, mas tens de ver o que pões nele (se, por exemplo, jogares de vez em quando no portátil, o tamanho do jogo), devido às coisas estarem a aumentar em termos de espaço, mas não te preocupes muito com isso, 512GB é mais do que suficiente.
Se precisares de mais alguma coisa ou outra sugestão diz.

• Like
Reactions: Francisca.105

Rúben Aguiar 131

Membro Caloiro
Matrícula
19 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
Universidade da Madeira
Obrigado pela resposta.
Mas consideras este computador uma má aposta? Tinha em mente compra lo.
Não é uma má aposta, de todo, mas se conseguisses um por esse preço com um ryzen 4000 seria vantajoso, já que estamos numa época de saldos, talvez em alguma loja, até uma local, consigas. Na Fnac ou Worten não achei nenhum por esse preço, mas esses ASUS também não encontro no site da loja, só com o link. Quando queria comprar o meu tinha na loja alguns que não tinha no site, então se conseguires dar uma vista de olhos lá, talvez encontres.

EDIT: Encontrei um na Worten, por mais 50€, que possui um processador melhor e uma melhor construção (alumínio) e (na minha opinião) aparência. Já o vi pessoalmente e tem uma cor meio cinzento-rosado, porém, é de 14'', em vez de 15,6''. Se achares que essa diferença não é tão importante, recomendo muito mais este, porém, se 14'' é pouco, não há muitas outras escolhas. Qualquer um serve, vai de preferência pessoal.

Portátil ASUS Zenbook 14 UM425IA-R5DRDSB1 (14'' - AMD Ryzen 5 4500U - RAM: 8 GB - 512 GB SSD PCIe - AMD Radeon Graphics) | Worten.pt

Se quiseres mesmo 15,6'', recomendo o Huawei D15, que está ao mesmo preço do que o que mandaste. As especificações são as mesmas, porém, é todo em alumínio, o que ajuda com a durabilidade do portátil.

Portátil HUAWEI MateBook D15 2020 (15.6'' - AMD Ryzen 7 3700U - RAM: 8 GB - 512 GB SSD - AMD Radeon RX Vega 10) | Worten.pt

Última edição:

carolina_oliveira_03

Membro Caloiro
Matrícula
11 Julho 2020
Olá a todos
Estou agora no 12.º ano e pretendo candidatar-me a uma engenharia no ano seguinte. O meu pc é um hp Portátil HP Stream 14-CB101NP (Recondicionado Grade A - 14'' - Intel Celeron N4000 - RAM: 4 GB - 64 GB eMMC - Intel UHD Graphics 600)
Acham que este pc chega para fazer a licenciatura e um mestrado? Se não der agradecia que deixassem aqui algumas sugestões de bons computadores que durassem algum tempo, e que não custem mais do que 900/1000 euros. Confesso que gosto bastante de macbooks mas queria saber se são de facto os mais indicados para uma engenharia.
Desde já obrigada pela atenção ;)