Portátil - aluno de engenharia

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Olá! Estou prestes a entrar no curso de engenharia mecânica e preciso de comprar um computador. Queria fazer a escolha mais acertada possível, consoante as necessidades e exigências do curso. Alguém me pode dar alguma dica/sugestão de modelo? Ou até mesmo, se é preferível comprar um Mac ou windows?
Olaa, já respondi em outro tópico. Neste falas em engenharia mecânica, não sei se foi lapso. Tenta utilizar o numero mínimo de tópicos para não ser preciso responder em vários lados 😊

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Tenho um iMac Retina 4K de 21,5 polegadas de 2019, com processador Intel Core i3 quad-core a 3,6 GHz, 8 GB de memória DDR4 a 2400 MHz e uma gráfica Radeon Pro 555X com 2 GB de memória GDDR5. Acham que dá para Engenharia Mecânica no IST? Um portátil é imprescindível? Se comprar um será um MacBook Pro, com o chip M1 da Apple, alguém tem experiência ou conhece alguém que tenha? Deu problemas com algum programa?

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Tenho um iMac Retina 4K de 21,5 polegadas de 2019, com processador Intel Core i3 quad-core a 3,6 GHz, 8 GB de memória DDR4 a 2400 MHz e uma gráfica Radeon Pro 555X com 2 GB de memória GDDR5. Acham que dá para Engenharia Mecânica no IST? Um portátil é imprescindível? Se comprar um será um MacBook Pro, com o chip M1 da Apple, alguém tem experiência ou conhece alguém que tenha? Deu problemas com algum programa?
Se correr o SolidWorks (que deve ser o programa mais pesado que irás usar) dá para o curso perfeitamente. Tens aqui os requisitos caso queiras dar uma olhadela. Existem computadores no IST que podes usar pelo que não é obrigatório ter um pessoal, mas claro que para as aulas e teres mais autonomia é também importante.

• Like
Reactions: undisclosed

undisclosed

Membro Veterano
Matrícula
18 Fevereiro 2021
Curso
Engenharia Mecânica
Instituição
Técnico Lisboa
Correr, corre, se se utilizar uma VM como o Parallels, mas após uma breve pesquisa li muitos comentários de pessoas com alguns problemas para correr o programa em Macs com ARM… Às tantas mais vale comprar um PC Windows (se bem que não gosto de Windows e tudo o que tenho está no ecossistema Apple).

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Correr, corre, se se utilizar uma VM como o Parallels, mas após uma breve pesquisa li muitos comentários de pessoas com alguns problemas para correr o programa em Macs com ARM… Às tantas mais vale comprar um PC Windows (se bem que não gosto de Windows e tudo o que tenho está no ecossistema Apple).
Conheço pessoas que usaram Mac e que nunca tiveram problemas pelo que não deve ser em todos. Eu uso windows e tive inicialmente problemas com o solidworks, estava sempre a dar bluescreen.

• Like
Reactions: Wraak

TeresaPinto

Membro
Matrícula
6 Junho 2016
Alguém me sabe dizer entre o AMD Ryzen 5 5500U e Intel Core™ i3-1115G4 Dual Core qual seria melhor? Para utilizar programas tipo illustrator, java script e photoshop?
Estou indecisa entre dois pcs um Lenovo (com o Ryzen 5) e um Asus VivoBook (com Intel Core i3)

Srade

Membro
Matrícula
3 Junho 2020
Curso
aero
Instituição
ist
Alguém me sabe dizer entre o AMD Ryzen 5 5500U e Intel Core™ i3-1115G4 Dual Core qual seria melhor? Para utilizar programas tipo illustrator, java script e photoshop?
Estou indecisa entre dois pcs um Lenovo (com o Ryzen 5) e um Asus VivoBook (com Intel Core i3)
Com base apenas no processador, não teria grandes dúvidas de que o Lenovo seria mais apropriado. Mas olha também para outras características como a RAM (8GB pelo menos), placa gráfica e o máximo de SSD possível em detrimento do HDD.
Mais atrás neste tópico e outros semelhantes tens diversas dicas e experiências, poderia ser boa ideia dares uma vista de olhos por lá

TeresaPinto

Membro
Matrícula
6 Junho 2016
Com base apenas no processador, não teria grandes dúvidas de que o Lenovo seria mais apropriado. Mas olha também para outras características como a RAM (8GB pelo menos), placa gráfica e o máximo de SSD possível em detrimento do HDD.
Mais atrás neste tópico e outros semelhantes tens diversas dicas e experiências, poderia ser boa ideia dares uma vista de olhos por lá
Ambos têm 8gb e 512gb de armazenamento ssd. A nível da placa gráfica o lenovo tem o amd radeon e o asus tem NVIDIA® GeForce® MX330
Sim, já vi as respostas anteriores.

Srade

Membro
Matrícula
3 Junho 2020
Curso
aero
Instituição
ist
Ambos têm 8gb e 512gb de armazenamento ssd. A nível da placa gráfica o lenovo tem o amd radeon e o asus tem NVIDIA® GeForce® MX330
Sim, já vi as respostas anteriores.
Mencionaste o photoshop, e portanto a Geforce MX teria as suas vantagens, mas sinceramente continuaria a preferir o Lenovo. O i3 é consideravelmente inferior ao ryzen 5, mas é uma questão de veres qual te agrada mais, às vezes um display pequeno também é algo simpático se fores deslocada

TeresaPinto

Membro
Matrícula
6 Junho 2016
Mencionaste o photoshop, e portanto a Geforce MX teria as suas vantagens, mas sinceramente continuaria a preferir o Lenovo. O i3 é consideravelmente inferior ao ryzen 5, mas é uma questão de veres qual te agrada mais, às vezes um display pequeno também é algo simpático se fores deslocada
Ok, Obrigada!

_Rodrigo_

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
17 Outubro 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Rodrigo, sabe-me dizer se este pc NB ASUS Zenbook UM425UA - AMD R7 5700U 16GB 512GB SSD 14P FHD AMD Radeon W10H 2Yr - CHIP7
é suficiente para engenharia mecânica ou deviria optar por um com uma gráfica dedicada?
Olaa, tendo em conta que vais trabalhar com CAD 3D acho que devias ter em conta. Por 1000€ acho que consegues arranjar um com gráfica dedicada com o mesmo desempenho que esse. Se disseres o teu budget eu posso te recomendar alguns mas no final de conta tu é que sabes qual te vais dar melhor tendo em conta o peso, design e conforto.

Última edição:

tiago_pereira1254

Membro Caloiro
Matrícula
13 Outubro 2020
Olaa, tendo em conta que vais trabalhar com CAD 3D acho que devias ter em conta. Por 1000€ acho que consegues arranjar um com gráfica dedicada com o mesmo desempenho que esse. Se quiseres o teu budget eu posso te recomendar alguns mas no final de conta tu é que sabes qual te vais dar melhor tendo em conta o peso, design e conforto.
Recomenda sfv