Portátil para engenharia informática e de computadores

tavinho

Membro Caloiro
Matrícula
4 Março 2023
Boa tarde! Estou no 12º ano e para o ano vou concorrer para Engenharia Informática e de Computadores no IST. Este ano tenho Aplicações Informáticas B na escola, e estou a pensar comprar o portátil já este ano para me ajudar com alguns projetos na disciplina. Tenho preferência em macbooks, mas não sei se é o portátil mais indicado para um curso de engenharia. Não tenho limite de preço. Alguém deste curso conseguiria ajudar-me? Obrigado!​

Olá, estou no 2º ano do curso de Informática na FEUP e utilizo um MacBook Air M1. É importante considerar o sistema operativo, sendo que um sistema tipo UNIX é extremamente útil na área de informática. Nesse sentido, o MacBook é uma excelente escolha, se estiver ao alcance do teu orçamento. Possui uma das melhores baterias do mercado e utiliza um sistema tipo UNIX.

Em relação a outras máquinas, não tenho experiência, mas há muitas recomendações úteis no YouTube. Se optares por essa opção, é provável que acabes por ter o Windows e o Linux (um sistema tipo UNIX) instalados.

Quanto ao processador M da Apple, é atualmente a opção mais sensata, mas poderás enfrentar desafios ao criar Máquinas Virtuais, algo comum nos cursos de informática.

PS: Se estiveres a considerar jogar, o MacBook não é a melhor opção para isso.