Do que eu pesquisei pude reter que RAM é uma necessidade para encurtar carregamentos de projetos. É verdade ou os 8GB de RAM chegam e sobram? 2 em 1 então são válidos?
Eu diria para tentares ter 16GB, já que esse PC será para vários anos. Escolher um pc para engenharia informática não é tanto pelo que vais precisar para os projetos, que conseguirias fazer a esmagadora maioria em qualquer computador antiquado, mas sim pela qualidade e conforto de vida. Vais passar muito tempo acompanhado dessa máquina, pelo que deves arranjar um pc que te dê conforto para tal.
Portanto, neste momento 8GB de ram ainda chegam perfeitamente para o trabalho, mas digo-te para tentares comprar 16GB porque te vai dar mais liberdade para poderes estar a fazer várias coisas ao mesmo tempo e para usar aplicacoes mais exigentes no futuro, que acaba por acontecer. Se não tiveres o budget, então consegues arranjar-te com 8gb na mesma.
Outra coisa importante é o CPU, para teres sempre uma experiência fluida no que usares, mas também não precisas de um modelo topo de gama. Já disseram que os novos i3/r3 são suficientes e é verdade mas também há portáteis com i5/r5 que não ficam muito mais caros e acaba por compensar (atenção que ser i5 por si só nao diz nada, depende da geraçao do cpu, se tiveres duvidas podes perguntar-me). Se não tiveres dentro de gaming, edição de imagem/vídeo entao nao te preocupes nada com a placa grafica, vai ser dinheiro que nao te compensa e provavelmente vai ser um portatil mais pesado, que te prejudica porque vais andar sempre com ele as costas.
De resto, escolhe um pc leve com ecrã bom e confortável (acho muito importante esta parte), um teclado que gostes, uma boa bateria para andares mais descansado e é basicamente isso