Portátil para engenharia informática

Olaa, não estou em engenharia informática mas posso dar algumas dicas. É preferível ser windows pois nem todas as aplicações usadas na faculdade são compatíveis com Mac, e alem de que o preço é mais caro (claro que se gostares mais de mac podes muito bem comprar pois existem soluções, inclusive tenho colegas que usam). Não sei qual é o teu budget mas por menos de 1000€ arranjas um pc bom, pode ser mais barato dependendo se preferes portabilidade ou melhores características. Tenta encontrar um pc com pelo menos 8gb de ram (aconselho 16gb mas não ficas mal servida com os 8), aposta mais no processador do que na gráfica, pois em informática não deves ter cadeiras de modelação que necessitem de uma gráfica potente (aconselho mesmo assim uma dedicada). Se quiseres partilhar informação mais especifica posso tentar sugerir um computador, mas não sou nenhum expert. 😅
Isto não é um problema porque podes instalar uma máquina virtual.
Exatamente o que o @Marco Esperança disse. Eu fiz o curso com Mac e só em uma cadeira é que aconteceu de haver um programa para modelação de sistemas que só havia software para Windows, de resto usei MacOS diretamente para quase tudo (com exceção de algumas cadeiras que tinhamos mesmo de usar as máquinas dadas pelo professor, tanto quem usava Windows ou MacOS tinham de usar estas máquinas). Os meus colegas com Windows usavam sempre máquina virtual e/ou dual boot para quase todas as cadeiras.

Para além da máquina virtual, é ainda possível fazer dual boot (pelo menos em Macbooks com o CPU da Intel) ou usar o Wine que é um software que permite correr aplicações de Windows diretamente no MacOS.

Boa sorte @psj.03 💫!

Boas! É possível que entre em engenharia informática na Madeira este ano e estou também com algumas dúvidas em relação à compra de um portátil. A minha situação é a seguinte - eu tenho um PC fixo top que montei há coisa de 2 anos atrás, pelo que este seria, sem sombra de dúvidas, aquele a que daria maior utilização.

Só que vejo o portátil como sendo possivelmente útil para levar para a faculdade, tirar apontamentos, fazer trabalhos fora de casa etc... não sei se nas próprias aulas nos é requerido fazer determinadas tarefas no computador que impliquem ter um equipamento em condições. Se alguém me pudesse ajudar neste sentido, agradecia <3 que investimento acham que seria o melhor, tendo em conta a minha situação?

Boas! É possível que entre em engenharia informática na Madeira este ano e estou também com algumas dúvidas em relação à compra de um portátil. A minha situação é a seguinte - eu tenho um PC fixo top que montei há coisa de 2 anos atrás, pelo que este seria, sem sombra de dúvidas, aquele a que daria maior utilização.

Só que vejo o portátil como sendo possivelmente útil para levar para a faculdade, tirar apontamentos, fazer trabalhos fora de casa etc... não sei se nas próprias aulas nos é requerido fazer determinadas tarefas no computador que impliquem ter um equipamento em condições. Se alguém me pudesse ajudar neste sentido, agradecia <3 que investimento acham que seria o melhor, tendo em conta a minha situação?
Olá,
Não sei como é especificamente na Madeira, mas na faculdade em que estou todos os laboratórios de informática têm computadores fixos para os alunos, por isso não é obrigatório ter um portátil (claro que ajuda sempre ter o teu próprio computador para tirar apontamentos em outras aulas etc, mas não é obrigatório).
Caso decidas em adquirir um, a melhor opção vai depender do rumo que queres seguir. Por exemplo, design gráfico precisaria de uma placa gráfica melhor enquanto que Machine Learning iria pedir um bom CPU.

• Like
Reactions: Joana CCC
Olá,
Não sei como é especificamente na Madeira, mas na faculdade em que estou todos os laboratórios de informática têm computadores fixos para os alunos, por isso não é obrigatório ter um portátil (claro que ajuda sempre ter o teu próprio computador para tirar apontamentos em outras aulas etc, mas não é obrigatório).
Caso decidas em adquirir um, a melhor opção vai depender do rumo que queres seguir. Por exemplo, design gráfico precisaria de uma placa gráfica melhor enquanto que Machine Learning iria pedir um bom CPU.
Obrigada, Rui!

É provável que na Madeira seja semelhante ao que descreves. Acho que será importante comprar um portátil, de qualquer das formas, quanto mais não seja para tirar apontamentos e poder fazer o básico. Só não sei se devo seguir o rumo de 1) optar por algo muito simples, leve, confortável de transportar e utilizar, que sirva apenas para o básico ou 2) investir um bocadinho mais e comprar um portátil que me permita também trabalhar fora de casa.

Não sei em que medida isto compensa, tendo em conta que tenho em casa um computador fixo com um i7-8700K, 16GB RAM e uma 2070 (só para referência), que provavelmente será o que irei utilizar mais... mas, por outro lado, a questão da portabilidade também é interessante.

Dilemas! 😅

Obrigada, Rui!

É provável que na Madeira seja semelhante ao que descreves. Acho que será importante comprar um portátil, de qualquer das formas, quanto mais não seja para tirar apontamentos e poder fazer o básico. Só não sei se devo seguir o rumo de 1) optar por algo muito simples, leve, confortável de transportar e utilizar, que sirva apenas para o básico ou 2) investir um bocadinho mais e comprar um portátil que me permita também trabalhar fora de casa.

Não sei em que medida isto compensa, tendo em conta que tenho em casa um computador fixo com um i7-8700K, 16GB RAM e uma 2070 (só para referência), que provavelmente será o que irei utilizar mais... mas, por outro lado, a questão da portabilidade também é interessante.

Dilemas! 😅
No final a escolha é sempre tua, mas na minha opinião compensa investir num que saibas que será o suficiente pelo menos até ao fim do curso. Pessoalmente preferi gastar um pouco mais do que ter que comprar outro portátil a meio do curso.

• Like
Reactions: Joana CCC
Olá a todos! Estou à espera de saber as colocações deste ano no ensino superior e em princípio irei para engenharia informática e computação na feup. Tenho um computador do qual gosto bastante, mas, como apenas o usei, até agora, para estudar, ouvir música e ver séries, não sei até que ponto será adequado para este curso. Não conheço todas as especificações, mas trata-se de um Asus Zenbook 13, intel core i5 8th gen e com 8gb de ram. Alguém me sabe dizer se é adequado ou se deveria arranjar outro?
Desde já, muito obrigado! :)

Olá a todos! Estou à espera de saber as colocações deste ano no ensino superior e em princípio irei para engenharia informática e computação na feup. Tenho um computador do qual gosto bastante, mas, como apenas o usei, até agora, para estudar, ouvir música e ver séries, não sei até que ponto será adequado para este curso. Não conheço todas as especificações, mas trata-se de um Asus Zenbook 13, intel core i5 8th gen e com 8gb de ram. Alguém me sabe dizer se é adequado ou se deveria arranjar outro?
Desde já, muito obrigado! :)
Olá! Esse portátil chega perfeitamente.

Malta, estou a estudar engenharia informática. Estou a precisar de comprar um portátil, alguém me pode aconselhar algum?
(Até 1100€)

Olá!
Comprei o portátil Portátil LENOVO IdeaPad 1 15ALC7-6 78 (15.6'' - AMD Ryzen 7 5700U - RAM: 16 GB - 1 TB SSD - AMD Radeon Graphics) e gostaria de saber se é adequado para o curso de Engenharia Informática (o Copilot disse-me que sim e o senhorda Worten também, mas gostaria de ouvir outras opiniões).

Olá!
Comprei o portátil Portátil LENOVO IdeaPad 1 15ALC7-6 78 (15.6'' - AMD Ryzen 7 5700U - RAM: 16 GB - 1 TB SSD - AMD Radeon Graphics) e gostaria de saber se é adequado para o curso de Engenharia Informática (o Copilot disse-me que sim e o senhorda Worten também, mas gostaria de ouvir outras opiniões).
Olá,
Sim, é adequado e nem precisavas de um tão bom.

Olá,
Sim, é adequado e nem precisavas de um tão bom.
Bem haja pela resposta!! Já fico mais descansada. <3

(A minha mãe disse-me que por ter sido relativamente barato (preço original 699€, mas eu paguei 550€ com uma promoção) que não devia ser um bom computador, que havia melhores e mais adequados...)

Bem haja pela resposta!! Já fico mais descansada. <3

(A minha mãe disse-me que por ter sido relativamente barato (preço original 699€, mas eu paguei 550€ com uma promoção) que não devia ser um bom computador, que havia melhores e mais adequados...)
O preço não significa nada. Atualmente há computadores muito melhores para jogos ou programas mais pesados, mas em EI só vais usar programas leves a não ser que no mestrado te especializes em alguma coisa que exija melhor computador.

• Like
Reactions: Berna16
Olá, comprei recentemente um portátil: huawei matebok 14, i7 10ºgen mx350 16 ram.
Questiono-me se o portátil é adequado para um curso como engenharia informática.
Comprei o mesmo já que tem um teclado e uma tela incrível e é leve, tudo isto acho ser perfeito para a universidade. Além disto achei que as especificações do portátil eram medianas.
É um pc bom para engenharia informática??
Para programação qualquer pc serve. A computação usada para correr programas simples é mínima. Só vai fazer diferença se mais tarde no mestrado seguires algo mais especifico como 3D modeling and rendering ou gerenciamento de grande data.

O MateBook 14 é uma excelente escolha para Engenharia Informática, principalmente pela sua leveza e portabilidade, ideal para quem vive entre aulas e bibliotecas. A combinação do processador i7 com 16 GB de RAM proporciona uma boa base para desenvolvimento de software e programação. Para tarefas mais pesadas, como modelagem 3D ou análise de dados, uma placa gráfica dedicada seria mais adequada, mas para suas necessidades atuais, o MateBook está ótimo!

Última edição: