Portátil/Tablet para a universidade

Edi Marques

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
UÉvora
Boa noite,

Queria que comprar um tablet/portátil para a universidade e não sei mesmo qual é o melhor

Se alguem me pudesse ajudar, também agradecia que me facultassem alguns modelos

Obrigado

Folhas e esferográficas serão o teu melhor amigo xD

Se estás a pensar usar nas aulas, creio que utilidade é muito pouca, exceto alguns cursos talvez.
Mas se te deres bem com isso, talvez um tablet seja mais prático pela bateria.

Olha eu comprei exatamente para a uni um MacBook Pro (para trabalhar em casa) e um iPad Air 2 (para levar para as aulas) embora não saiba muito bem até que ponto me vão deixar levar um iPad para dentro de uma aula. No secundário sempre usei o iPad como caderno porque eu escrevo mesmo muito mais rápido no iPad do que na folha

• Like
Reactions: Deleted member 2018
Olha eu comprei exatamente para a uni um MacBook Pro (para trabalhar em casa) e um iPad Air 2 (para levar para as aulas) embora não saiba muito bem até que ponto me vão deixar levar um iPad para dentro de uma aula. No secundário sempre usei o iPad como caderno porque eu escrevo mesmo muito mais rápido no iPad do que na folha
A sério que deixaram te usar nas aulas? Hahah interessante :) Qual sugeres?

Um tablet é jeitoso. É mais leve e mais cómodo andar com um tablet do que com 4 livros ou mais. Isto claro depende de pessoa para pessoa, há quem não goste de ler em ecrãs :p
Estou virado para os tablets, um hybrid talvez. Qual sugeres?

Para trabalhos e diversão é melhor comprares um portátil, agora para as aulas os cadernos serão os teus melhores amigos.
A escreveres num caderno a distracção será menor do que escreveres em qualquer tecnologia, podes pensar que não, mas um dia ainda irás entender o quão útil é o caderno e a caneta. x)
Mas claro, que se fores para um curso ligado a tecnologias, terás que apostar num bom portátil.

Regra geral, desde que se peça permissão ao professor, também não há problema.

Quanto à questão do tópico,

Para apontamentos durante a aula, caderno e esferográfica é, sem dúvida, a melhor opção. Para trabalho relacionado com a faculdade, "quase" qualquer computador serve. Se deixares aí mais informações acerca do que procuras, desde o SO, ao orçamento, tamanho do ecrã, peso desejado, ..., talvez seja mais fácil ajudar-te. :)

Conheço quem tenha comprado um Surface Pro. Acho que é um bom híbrido.

O surface pro parece me um pouco caro.

Orçamento: Não queria que passe se 400eur
Polegadas: 11, 12, 13, que não seja muito pequeno que assim mal consigo ler
Peso: Leve, não quero uma rocha na mala :P

Também queria um tablet/portátil que fosse confortável para escrever

Costumo usar um surface. Penso ser a melhor escolha... Tenho um iPad cá em casa, no entanto o surface é muito mais prático (na minha opinião é um dispositivo feito para estudantes.)

Costumo usar um surface. Penso ser a melhor escolha... Tenho um iPad cá em casa, no entanto o surface é muito mais prático (na minha opinião é um dispositivo feito para estudantes.)

Eu também já mexi num, acho fantástico. Mas é um pouco caro, 800eur/1000eur

Para quem está a pensar no surface pro mas acha caro procurem o Asus T100. A grande desvantagem é não ter caneta xpto que o surface tem :) E o processador, mas para cursos que é só abrir word e pdf's é um mimo chega e sobra.

Eu tinha o Asus T100 para a universidade e andava sempre comigo até se partir.
Agora estou com um pc de 15 polegadas e todos os dias levo-o para estudar, mas reconheço que quase ninguém faz isso (prefiro deixar os livros em casa e vê-los no pc caso seja muita tralha).
Como estou sempre a perder folhas e sou a maior desorganização de sempre utilizo o pc para fazer apontamentos e deixo a caneta e o papel para rabiscos e resumos que sei inevitavelmente que vou perder xD

• Like
Reactions: MEDICINAjb
Eu uso um iPad. Desde que uses dropbox+documents não tens problemas em aceder os ficheiros. A bateria também é boa, mas depende dos teus gostos. Há quem goste de android e odeie iOS, vice-versa ou quem não goste de nenhum :P

Eu fiquei a sentir-me tão mal com tanta coisa (de sebentas, ppts e outros documentos) que tinha de imprimir só para ver uma ou duas vezes que tentei usar o portátil - mas para o levar para bibliotecas era uma chatice o montar/desmontar... acabei por comprar um tablet de 10 polegadas por cerca de 200 euros e acho que daqui a um ano ou dois recupero o investimento só com as fotocópias que não tiro :p

Última edição:
Sem dúvida que é a melhor solução para evitar imprimir coisas. Eu só recomendei portáteis porque, pelo que percebi, o Edi Marques quer algo em que possa trabalhar e concordarás que não dá para ser muito produtivo num tablet. :p Eu também levo o tablet para as aulas, até porque perdia demasiado tempo (e dinheiro) a imprimir coisas.

E em folhas impressas não há o tão e agradecido mágico Ctrl+F!

E em folhas impressas não há o tão e agradecido mágico Ctrl+F!
Mas não dá para saltitar de ficheiro em ficheiro tão facilmente como ter duas folhas abertas ao meu tempo :P
(ou então dá e podiam-me ensinar o truque (a) )