Portátil/Tablet para a universidade

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Experimenta limpar a ver se não é apenas gordura. Podes limpar com um pano multifibras ligeiramente humedecido e depois secar com o mesmo pano. Se não funcionar é porque o ecrã necessita de ser substituido, envia para a garantia.
Não é gordura. Limpo sempre com um pano específico para tal, quanto à garantia não a tenho porque na hora de o comprar não quis pagar mais para a ter. Lá vou ter que gastar dinheiro.

deltabit

Membro Veterano
Matrícula
31 Janeiro 2016
Não é gordura. Limpo sempre com um pano específico para tal, quanto à garantia não a tenho porque na hora de o comprar não quis pagar mais para a ter. Lá vou ter que gastar dinheiro.
É para isso que serve o $, não é para ir para cova com ele.

Tiago89

Membro Dux
Matrícula
15 Novembro 2015
Afinal tenho garantia de 2 anos a contar do momento em que o comprei, comprei há coisa de 4 ou 5 meses. Terei que contactar a loja onde o comprei? Presumo que a garantia só cobre problemas que não tenha sido eu a criar e eu não sei se fui eu ou não que criei isto

deltabit

Membro Veterano
Matrícula
31 Janeiro 2016
Contacta a loja onde o compraste, activas a garantia e eles ficam com o tablet, depois contactam-te a dizer quando podes levantar, normalmente são 30 dias dependendo de onde fique o centro de reparações.

AnaLu

Membro
Matrícula
8 Abril 2018
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
boas! comprei um asus zenbook ux430 e pretendo ingressar num curso de engenharia. Este computador vai permitir-me programar usando principalmente o mathlab?

Algumas das specs estão no link abaixo:
Computadores Portáteis | Worten.pt

Ricardo99

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2018
Boa tarde. Para o próximo ano vou ingressar no curso de Engenharia Informática. Ora eu sei que irei precisar de um portátil mas o que eu tenho não irá servir (+8 anos, imensos problemas) e vou adquirir um novo mas quero que ele se adeqúe ao curso para o qual irei. Queria perguntar que tipo de processador/placa gráfica/entre outras coisas devo ter em conta de forma a fazer a melhor escolha e que tipo de preços irei encontrar.

Muito obrigado desde já e os melhores cumprimentos.

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Heya,

Para Eng. Informática não vais precisar de muito poder de processador ou memória for that matter já que grande parte dos projetos são leves e vais criá-los de raiz. As características mais importantes (na minha opinião, é claro) são:
- Portabilidade
- Teclado confortável para programar
- Ecrã de qualidade
- Boa construção
- Memória suficiente para multi-tasking

Um PC com um Intel Core i5 (7th gen or 8th), 8 ou 16GB e um SSD (128GB SSD ou mais) é mais do que suficiente. Quando estiveres a ver os PCs tem cuidado com a qualidade do processador e de memória que estás a comprar (principalmente em PCs mais baratos é fácil encontrar memórias um bocado coco por isso acaba por não te servir de muito teres 16GB, é preferivel 8GB de qualidade).

Se quiseres um PC que te dure uns bons anos podes apostar em mais memória (16GB provavelmente). Em termos de gráfica, não deves realizar grandes trabalhos que precises de.

Abraço!

Ricardo99

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2018
Heya,

Para Eng. Informática não vais precisar de muito poder de processador ou memória for that matter já que grande parte dos projetos são leves e vais criá-los de raiz. As características mais importantes (na minha opinião, é claro) são:
- Portabilidade
- Teclado confortável para programar
- Ecrã de qualidade
- Boa construção
- Memória suficiente para multi-tasking

Um PC com um Intel Core i5 (7th gen or 8th), 8 ou 16GB e um SSD (256GB SSD ou mais) é mais do que suficiente. Quando estiveres a ver os PCs tem cuidado com a qualidade do processador e de memória que estás a comprar (principalmente em PCs mais baratos é fácil encontrar memórias um bocado coco por isso acaba por não te servir de muito teres 16GB, é preferivel 8GB de qualidade).

Se quiseres um PC que te dure uns bons anos podes apostar em mais memória (16GB provavelmente). Em termos de gráfica, não deves realizar grandes trabalhos que precises de.

Abraço!
Muito Obrigdo!!

Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Ciências e Tecnologias - 12º - 2017/2018
Instituição
E.S. Rafael Bordalo Pinheiro
O que eu procuro num computador para engenharia informática (em que não pretendo jogar):
  • Portabilidade - ecrã 13.3-14'' e que seja leve;
  • Processador intel 8º geração (o desempenho melhorou bastante da 7º para a 8º geração);
  • Disco SSD(antes um ssd de 256gb do que um hdd de 1TB, porque o disco é o bottleneck da maioria dos pcs)
  • Bateria duradoura
  • Um bom teclado, de preferência retroiluminado
  • 8GB de ram no mínimo
Em relação ao tamanho do ecrã, eu estou à espera de quando estiver em casa a estudar ligar o PC a um monitor, porque o ecrã é um bocado pequeno, dr não tens um ecrã externo maybe vais achar 13.3'' pequeno, mas é o tamanho ideal para estudantes que andam sempre com o Pc atrás.

Eu vou comprar o MSI PS42 (1100€)
Para mim é o melhor ultrabook em termos de relação qualidade-preço, para além disso, tanto o SSD como a RAM podem ser trocados, por isso posso fazer upgrades ao PC daqui a uns anos se achar necessário.

Ricardo99

Membro Caloiro
Matrícula
22 Julho 2018
O que eu procuro num computador para engenharia informática (em que não pretendo jogar):
  • Processador intel 8º geração (o desempenho melhorou bastante da 7º para a 8º geração);
  • Disco SSD(antes um ssd de 256gb do que um hdd de 1TB, porque o disco é o bottleneck da maioria dos pcs)
  • Bateria duradoura
  • 8GB de ram no mínimo
Em relação ao tamanho do ecrã, eu estou à espera de quando estiver em casa a estudar ligar o PC a um monitor, porque o ecrã é um bocado pequeno, dr não tens um ecrã externo maybe vais achar 13.3'' pequeno, mas é o tamanho ideal para estudantes que andam sempre com o Pc atrás.

Para mim é o melhor ultrabook em termos de relação qualidade-preço, para além disso, tanto o SSD como a RAM podem ser trocados, por isso posso fazer upgrades ao PC daqui a uns anos se achar necessário.
Muito Obrigado pela resposta!

• Like
Reactions: João Feliciano

Ivan

Membro
Matrícula
30 Abril 2016
Curso
Engenharia Informática
  • Bateria duradoura
  • Um bom teclado, de preferência retroiluminado
  • 8GB de ram no mínimo

Muito boa escolha. Por acaso também fiquei fascinado com o MSI PS42, só pesa sensívelmente 1.2 kg, menos que o MacBook Pro de 2017 (1.37 kg).

Quando o comprares deixa feedback, estou curioso para saber a qualidade do trackpad (se o rato "salta" e se o scrool responde bem/imediatamente) e do teclado (se parece esponja ou não quando bate no fundo) :)

@Wraak num outro tópico referiste que não gostavas muito do teclado do MBP, é por causa do esquema de teclado ou por causa do "feel"?

Última edição:
Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Instituição
Eu estou só à espera de reviews para tornar a decisão final, se o computador não for tão bom como estou a pensar (estou à espera de saber como é o teclado e a bateria, a nível de trackpad eu vou comprar um rato de qualquer maneira, I think) provavelmente vou para um Lenovo L380
Se acabar por comprar o PS 42 eu digo-te o que acho dele!

ianmoone

Membro
Matrícula
15 Abril 2018
Curso
engenharia informática
Instituição
IPV
Bom dia,
Vi que vocês disseram que era melhor um disco SSD de 256Gb do que um HDD de 1Tb.
Em fevereiro comprei um pc i7 7500U com geforce 940MX 2GB, 8 Gb de RAM e 1Tb HDD.
Acham que dá ou será melhor substituir o disco por um SSD?

• Like
Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Instituição
Bom dia,
Vi que vocês disseram que era melhor um disco SSD de 256Gb do que um HDD de 1Tb.
Em fevereiro comprei um pc i7 7500U com geforce 940MX 2GB, 8 Gb de RAM e 1Tb HDD.
Acham que dá ou será melhor substituir o disco por um SSD?
Se planeares ter muitos jogos e filmes no PC mantém o HDD, senão, ao trocares pelo ssd vais notar alguma diferença, especialmente ao iniciar o PC e abrir programas. Mas não sei se essa diferença é significativa o suficiente para valer a pena trocares o disco, a não ser que o consigas reutilizar noutro PC ou como HDD externo

Draizan

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2018
Curso
Engenharia Informatica
Instituição
ISEP
Olá, gostava de saber se utilizar um macbook num curso como engenharia informática ou ciência de computadores dá muitos problemas a nível de compaibilidades.
Não tenho um portátil, apenas desktop (com windows já agora), e precisava de um dado que devo entrar num curso relacionado com informática, e estava à procura de um portátil daquela categoria de "thin and light" para ter mais portabilidade, mas não encontrei portáteis windows que me agradassem muito.

• Like
Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Instituição
Olá, gostava de saber se utilizar um macbook num curso como engenharia informática ou ciência de computadores dá muitos problemas a nível de compaibilidades.
Não tenho um portátil, apenas desktop (com windows já agora), e precisava de um dado que devo entrar num curso relacionado com informática, e estava à procura de um portátil daquela categoria de "thin and light" para ter mais portabilidade, mas não encontrei portáteis windows que me agradassem muito.
Hoje em dia já tens alguns windows bons, procura na categoria dos ultrabooks!
Dell XPS 13, HP Spectre, HP Envy 13'', Lenovo T480 (ideal para eng. inf. segundo alguns sites), MSI PS42 (ainda não tenho a certeza se é bom este, faltam sair as reviews) são exemplos de bons portáteis windows que são "thin and light"

Respondendo à tua pergunta, provavelmente consegues-te safar com um Macbook sem demasiados problemas, só que vais ser o único a ter um provavelmente, por causa do preço, por isso quando tiveres algum problema poucos te vão conseguir ajudar porque estão habituados ao windows.
Se alguma vez encontrares uma incompatibilidade também podes usar o Parallels ou um programa semelhante (que te deixa correr o windows no macbook)

• Like
Reactions: Draizan and Samueli

Draizan

Membro Caloiro
Matrícula
26 Julho 2018
Curso
Engenharia Informatica
Instituição
ISEP
Hoje em dia já tens alguns windows bons, procura na categoria dos ultrabooks!
Dell XPS 13, HP Spectre, HP Envy 13'', Lenovo T480 (ideal para eng. inf. segundo alguns sites), MSI PS42 (ainda não tenho a certeza se é bom este, faltam sair as reviews) são exemplos de bons portáteis windows que são "thin and light"

Respondendo à tua pergunta, provavelmente consegues-te safar com um Macbook sem demasiados problemas, só que vais ser o único a ter um provavelmente, por causa do preço, por isso quando tiveres algum problema poucos te vão conseguir ajudar porque estão habituados ao windows.
Se alguma vez encontrares uma incompatibilidade também podes usar o Parallels ou um programa semelhante (que te deixa correr o windows no macbook)
Ao principio Ia comprar o specter, e ate cheguei a comprar, mas tive de devolver porque veio com dobradiças e track pad defeituoso. O MacBook Pro do ano passado está ao preço do Specter e mais barato que o XPS, por isso pareceu-me boa ideia.Sabes se os professores ajudam com os problemas do Mac?

• Like
Matrícula
3 Janeiro 2016
Curso
Instituição
Ao principio Ia comprar o specter, e ate cheguei a comprar, mas tive de devolver porque veio com dobradiças e track pad defeituoso. O MacBook Pro do ano passado está ao preço do Specter e mais barato que o XPS, por isso pareceu-me boa ideia.Sabes se os professores ajudam com os problemas do Mac?
A cena é que os macbooks do ano passado têm processadores da 7º geração, que vão ser dual core, os deste ano já têm a 8º e já são quad core, é uma diferença significativa e se comprares um de 2018 vai-te durar mais tempo (em termos de performance).
Tenta comprar um computador com processador intel de 8º geração, quer seja windows ou mac.

Eu deduzo que se os professores/assistentes usarem mac te ajudam, mas se usarem windows podem não ter tido experiência com o Mac, pergunta a alguém que já esteja na universidade como foi a experiência dele/dos colegas com mac, ele irá dar-te uma resposta mais concreta

Edit: btw, se comprares um mac há lá uma opção no site a dizer "Comprar para a universidade" e recebes uns Beats Solo 3 Wireless

• Like
Reactions: Draizan
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Universidade do Porto 1
Maria Sofia Tecnologias 56