Portátil/Tablet para a universidade

O problema desse portátil é o sistema operativo... é Linux e eu quero Windows. Sabe se da para alterar ?

Nao deve de dar para alterar, porque o preço era diferente.
Na tua faculdade devem de dar grátis o windows 10 para os estudantes, sem precisares de sacar nada ilegal, por isso instalas o windows depois.

Então posso comprar com qualquer sistema operativo e na faculdade alterar ?
Normalmente é na secretaria?

Tens 2 opções, ou sacas o windows 10 ilegalmente ou esperas pela faculdade, que por norma dão uma chave grátis, se entrares no porto pesquisas no google "windows 10 universidade do porto" que encontras.
Ambas as opções vais ter de ser tu a instalar, é so ir ver uns tutoriais ao youtube

Olá Malta! Este ano ingresso no ensino superior e estava a pensar em comprar um ipad para substituir um computador. Será uma boa aposta?
Dêm me a vossa opinião.
Já agora, candidatei-me aos cursos de gestão, economia e finanças

Olá Malta! Este ano ingresso no ensino superior e estava a pensar em comprar um ipad para substituir um computador. Será uma boa aposta?
Dêm me a vossa opinião.
Já agora, candidatei-me aos cursos de gestão, economia e finanças
Depende sempre de pessoa para pessoa, a maioria do pessoal prefere pc a ipad, mas conheço 1 ou 2 que andam com ipads nas aulas e gostam.
Um ipad substituir um pc é dificil, porque num pc tens sempre mais liberdade.

Para mim um ipad pode ser um complemento e nao uma alternativa a um pc

• Like
Reactions: beatrizmq
Que computadores serão as melhores opções para o meu curso?

Vai sempre depender do teu orçamento, se quiseres apostar em levar o pc para aulas, para biblioteca entao aposta no peso e autonomia.
Se for so para estar em casa então esses fatores nao sao muito importantes.

Nao precisas de um super pc, apenas um medio, 4gb/8gb ram, SSD e i3 no minimo.
Com isso já ficas com um pc bom para o que precisas.
Gosto do asus vivobook, asus Zenbook e lenovo Ideapad

Ate porque acho que vais mais usar para ver slides, trabalhos e assim....

• Like
Sinceramente não sei se utilizas muito o computador para o curso que vais, mas creio que os programas não devem ser muito pesados, por isso um pc com processador i5 deve chegar. Se preferires compra um com um processador i7 que é melhor. Se achares que para ti não é importante teres um pc muito rápido, podes optar por um que tenha disco hdd, ficas com mais armazenamento, se preferires que o pc seja mais rápido ( em termos de arranque do windows e dos programas, por exemplo) opta por um com disco SSD, contudo terás menos armazenamento, mas isso resolve-se comprando um disco externo ou usando clouds. Deixo te aqui alguns modelos:

• Like
Olá, que portatil aconselham para a faculdade? Eu vou seguir Economia, portanto só preciso do computador para pesquisas, trabalhos e pouco mais. Não queria gastar mais de 500/600 €, pois na minha situação acho que é mais do que suficiente. Podem dar sugestões de tablet, apesar de eu estar mais inclinada para um portátil. Obrigada >.<

Olá! Eu vou entrar agora para a universidade em medicina portanto precisarei mais só de fazer trabalhos/tirar apontamentos... Além disso, eu tenho um bom desktop ( que acabo por gostar muito de jogar portanto ya...) ou seja, se eu quiser trabalhar em casa está tudo bem mas eu gostaria de complementar com outra coisa. Mas, visto que já investi num bom desktop, não quereria gastar muito noutra coisa. Tendo por base que já tenho um desktop bom em casa, para mim achariam melhor comprar um híbrido ou portátil? O peso de um portátil e de um híbrido irá acabar por ser perto do mesmo portanto não sei se realmente valerá a pena um híbrido quando pelo mesmo preço poderei ter um portátil com muitas mais capacidades... ou acham que levar um portátil para as aulas é complicado? Será muito mais fácil usar um híbrido e transporta-lo do que um portátil? Já li o que aqui puseram mas eu, pessoalmente, adapto-me muito bem à tecnologia e chego a preferir ler certas coisas, trabalhar em computador ou assim do que em papel (porque também perco muito as folhas 😂 😅 ) mas não sei se um portátil é complicado de usar em aulas,etc se não será mais vantajoso um híbrido?
Obrigado !

Olá! Eu vou entrar agora para a universidade em medicina portanto precisarei mais só de fazer trabalhos/tirar apontamentos... Além disso, eu tenho um bom desktop ( que acabo por gostar muito de jogar portanto ya...) ou seja, se eu quiser trabalhar em casa está tudo bem mas eu gostaria de complementar com outra coisa. Mas, visto que já investi num bom desktop, não quereria gastar muito noutra coisa. Tendo por base que já tenho um desktop bom em casa, para mim achariam melhor comprar um híbrido ou portátil? O peso de um portátil e de um híbrido irá acabar por ser perto do mesmo portanto não sei se realmente valerá a pena um híbrido quando pelo mesmo preço poderei ter um portátil com muitas mais capacidades... ou acham que levar um portátil para as aulas é complicado? Será muito mais fácil usar um híbrido e transporta-lo do que um portátil? Já li o que aqui puseram mas eu, pessoalmente, adapto-me muito bem à tecnologia e chego a preferir ler certas coisas, trabalhar em computador ou assim do que em papel (porque também perco muito as folhas 😂 😅 ) mas não sei se um portátil é complicado de usar em aulas,etc se não será mais vantajoso um híbrido?
Obrigado !
Se queres que seja sincero, não vejo assim grande vantagem em teres um híbrido, se consegues algo melhor pelo mesmo preço. Vejo imensa gente a usar um portátil leve nas teóricas e serve perfeitamente. Mas é só a minha opinião porque os alunos que usam híbridos adoram usá-los e admito que são bastante agradáveis e userfriendly.

• Like
Reactions: DrNoblesse
Se queres que seja sincero, não vejo assim grande vantagem em teres um híbrido, se consegues algo melhor pelo mesmo preço. Vejo imensa gente a usar um portátil leve nas teóricas e serve perfeitamente. Mas é só a minha opinião porque os alunos que usam híbridos adoram usá-los e admito que são bastante agradáveis e userfriendly.

Exato, o meu problema é mesmo saber se um híbrido aguenta bem dar início a um trabalho e pesquisar, concluir e dar os últimos retoques porque provavelmente vou acabar por passar mais tempo na universidade e fora de casa do que em casa para trabalhar logo não vou ter assim muito tempo para poder usar o desktop...No entanto, o meu maior problema com o portátil será mesmo se conseguirei ter suporte suficiente para um portátil nas aulas porque acredito que vou preferir tirar apontamentos no pc e apenas alguns rabiscos em papel xD. Já li aqui que muita gente diz que mesmo com um híbrido acabava por cair ao chão porque nas cadeiras não havia suporte suficiente portanto não sei se um pc que ainda é maior não terei um problema?

Exato, o meu problema é mesmo saber se um híbrido aguenta bem dar início a um trabalho e pesquisar, concluir e dar os últimos retoques
Sim aguenta, no máximo vais ter algumas tabs abertas e ter de fazer alguns relatórios. Podes ter de abrir alguns livros em pdf no pc, mas nada de mais, para ser honesto. O híbrido aguenta perfeitamente. O pc também aguenta.
á li aqui que muita gente diz que mesmo com um híbrido acabava por cair ao chão porque nas cadeiras não havia suporte suficiente portanto não sei se um pc que ainda é maior não terei um problema?
Isto é um ponto interessante e só te posso relatar a minha experiência na minha faculdade no 1º ano e suspeito que se mantenha no resto dos anos básicos. Nas aulas práticas pouca gente está com computadores abertos (quase ninguém está a pipetar e com o computador aberto ao lado, ninguém leva computador para as aulas de anatomia, etc.), a única utilidade é mesmo nas aulas teóricas onde dependerá do tipo de anfiteatros que a tua faculdade terá. Se for daquelas cadeiras com uma mini mesa retráctil, das duas uma: ou levas só papel e caneta ou levas só o pc/ híbrido. Não acho que haja grande diferença. Mesmo quem leva papel e caneta tem dificuldade e escrever 🤣. Mas podes sempre fazer uma coisa espetacular que é só comprar material depois de teres 1 ou 2 semanas de aulas como alguns dos meus colegas fizeram, para se aperceberem do ambiente.

Última edição:
  • Like
Reactions: DrNoblesse
Sim aguenta, no máximo vais ter algumas tabs abertas e ter de fazer alguns relatórios. Podes ter de abrir alguns livros em pdf no pc, mas nada de mais, para ser honesto. O híbrido aguenta perfeitamente. O pc também aguenta.

Isto é um ponto interessante e só te posso relatar a minha experiência na minha faculdade no 1º ano e suspeito que se mantenha no resto dos anos básicos. Nas aulas práticas pouca gente está com computadores abertos (quase ninguém está a pipetar e com o computador aberto ao lado, ninguém leva computador para as aulas de anatomia, etc.), a única utilidade é mesmo nas aulas teóricas onde dependerá do tipo de anfiteatros que a tua faculdade terá. Se for daquelas cadeiras com uma mini mesa retráctil, das duas uma: ou levas só papel e caneta ou levas só o pc/ híbrido. Não acho que haja grande diferença. Mesmo quem leva papel e caneta tem dificuldade e escrever 🤣. Mas podes sempre fazer uma coisa espetacular que é só comprar material depois de teres 1 ou 2 semanas de aulas como alguns dos meus colegas fizeram, para se aperceberem do ambiente.
Nas minhas aulas práticas vejo quase sempre gente com PC/híbrido. xD