Portátil/Tablet para a universidade

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Acredito que podes reduzir o budget mas eu falaria com um estudante desse curso para confirmar as necessidades
Ok, vou tentar falar com alguém, não sei se sacrifico poder gráfico por algo mais leve e mais prático e mais uns euros no bolso. Talvez um portátil mais prático fosse uma boa opção, para andar a levar para Lisboa e trazer, só não sei se chega vou ver se chego a alguém desses cursos.
Post automatically merged:

Por exemplo para um budget inferior este parece-me estar a um bom preço Portátil Asus VivoBook 15 15.6

Última edição:

Fhsj

Membro
Matrícula
4 Agosto 2019
Ok, vou tentar falar com alguém, não sei se sacrifico poder gráfico por algo mais leve e mais prático e mais uns euros no bolso. Talvez um portátil mais prático fosse uma boa opção, para andar a levar para Lisboa e trazer, só não sei se chega vou ver se chego a alguém desses cursos.

Por exemplo para um budget inferior este parece-me estar a um bom preço Portátil Asus VivoBook 15 15.6
Atenção que este computador não vem com sistema operativo, o mais provável é teres de o comprar por isso são mais 120/150€

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Esse é suficiente para engenharia aeroespacial/mecânica. Comprei um VivoBook no ano passado e estou bastante satisfeito.
Atenção que este computador não vem com sistema operativo, o mais provável é teres de o comprar por isso são mais 120/150€
Qualquer aluno do ensino superior tem acesso ao windows gratuitamente através dos acordos existentes com as faculdades. Algumas do secundário também, as que têm o acordo com a Microsoft.

• Like
Reactions: rita_7

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Esse é suficiente para engenharia aeroespacial/mecânica. Comprei um VivoBook no ano passado e estou bastante satisfeito.

.
Thanks, estive a ver também a versão com o i7, é basicamente igual só muda do ryzen 7 para o i7, acho que não compensa a diferença de 650 para 900 euros, posso estar errado

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Thanks, estive a ver também a versão com o i7, é basicamente igual só muda do ryzen 7 para o i7, acho que não compensa a diferença de 650 para 900 euros, posso estar errado
É um similar a esse i7 que tenho, com 16GB de RAM. Mas é uma versão que esteve à venda há 1 ano, custava 1200€ e consegui comprar por 900€. Podes ver se aparece alguma promoção de regresso às aulas, que foi o caso.

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Última edição:

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Parece é não ter o teclado PT será um deal breaker?

Parece que está semana a 700, semana a 900 😂 . Teclado espanhol faz muito diferença além do "ç"?

mariaafrazao

Membro
Matrícula
17 Agosto 2020
Quais as melhores opções de computador para a faculdade? Um macbook é um não? Um ipad com smart Keybord vale mais a pena que um computador?

estudanteuniversitaria

Membro Veterano
Matrícula
22 Abril 2020
Curso
Engenharia Física
Instituição
FCUL
Quais as melhores opções de computador para a faculdade? Um macbook é um não? Um ipad com smart Keybord vale mais a pena que um computador?
Olá!
O Macbook é um computador bem rápido e podes personalizar as especificações (vendendo mais um rim)! Eu pessoalmente prefiro computador a tablet, porque caso vás para alguma engenharia os tablets não dão para programar (a não ser que escolhas dos modelos mais caros)... Também gosto mais de teclas grandes porque me dão conforto a escrever trabalhos.
Os Macbooks que compras agora têm os componentes todos soldados, ao contrário dos mais antigos, o que torna muito mais complicada qualquer reparação, ou upgrade como aumentares o tamanho da Ssd. O preço da reparação escala absurdamente e às vezes talvez compense comprares um computador novo (depois de teres investido uns milhares de euros 😮 ).
Também de acordo para o curso que fores, há certos programas que só dão para Windows e não podes usar o Macbook a não ser que coloques uma VM (virtual machine) e mesmo assim...há programas que não conseguirás executar por causa da licença...
Por outro lado, os Macbooks Pro, por exemplo, têm um ecrã fantástico retina, que parece que a imagem vai sair do ecrã. É o computador mais adequado para quem quer seguir cursos relacionados com design, edição de imagem e vídeo, etc. Mas hoje em dia, pelo preço que pagas por um Macbook podes conseguir um computador Windows com melhores especificações (mais memória RAM por exemplo).
Mas não quero entrar em discussões sobre se é melhor IOS ou Windows, porque isso é o mesmo que discutir quem foi antes: se o ovo ou a galinha... Ambos os Sistemas Operativos têm as suas vantagens e desvantagens e também depende do orçamento e do uso que lhe queiras dar. Isso definirá as especificações de que andas à procura 😊

• Haha
Reactions: Super Tux

Pedro Cordeiro.

Membro Veterano
Matrícula
10 Julho 2019
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
IST
Olá!
O Macbook é um computador bem rápido e podes personalizar as especificações (vendendo mais um rim)! Eu pessoalmente prefiro computador a tablet, porque caso vás para alguma engenharia os tablets não dão para programar (a não ser que escolhas dos modelos mais caros)... Também gosto mais de teclas grandes porque me dão conforto a escrever trabalhos.
Os Macbooks que compras agora têm os componentes todos soldados, ao contrário dos mais antigos, o que torna muito mais complicada qualquer reparação, ou upgrade como aumentares o tamanho da Ssd. O preço da reparação escala absurdamente e às vezes talvez compense comprares um computador novo (depois de teres investido uns milhares de euros 😮 ).
Também de acordo para o curso que fores, há certos programas que só dão para Windows e não podes usar o Macbook a não ser que coloques uma VM (virtual machine) e mesmo assim...há programas que não conseguirás executar por causa da licença...
Por outro lado, os Macbooks Pro, por exemplo, têm um ecrã fantástico retina, que parece que a imagem vai sair do ecrã. É o computador mais adequado para quem quer seguir cursos relacionados com design, edição de imagem e vídeo, etc. Mas hoje em dia, pelo preço que pagas por um Macbook podes conseguir um computador Windows com melhores especificações (mais memória RAM por exemplo).
Mas não quero entrar em discussões sobre se é melhor IOS ou Windows, porque isso é o mesmo que discutir quem foi antes: se o ovo ou a galinha... Ambos os Sistemas Operativos têm as suas vantagens e desvantagens e também depende do orçamento e do uso que lhe queiras dar. Isso definirá as especificações de que andas à procura 😊
Alertaram-me para a incompatabilidade de alguns programas com o Mac OS, algo que já experienciei mesmo no secundário com amigos que têm macs, eu na minha opinião, pegando no dinheiro que vais investir no mac , compras um computador muito melhor de outra marca, porque querendo ou não o mac é na generalidade mais sobrevalorizado do que qualquer outro portátil, atendendo às especificações e o Mac OS é bom para uso profissional mas pouco diversificado, eu não compraria um portátil desses valores, não tendo certeza que seria compatível com todo o tipo de programas que precisarei de utilizar, um conforto que o Windows me traz.

Importante é também saber qual a área do curso que queres, para que se possa escolher a melhor opção.

Fabio_viana

Membro Veterano
Apoiante Uniarea
Matrícula
23 Janeiro 2020
Curso
Enfermagem
Instituição
🎓 ESSnorteCVP
@mariaafrazao eu comprei no final do mês passado um Huawei Matebook D14 por 650€ e até agora estou bastante contente, contudo não é o meu pc principal, pois tenho um PC Desktop em casa, e este irá servir apenas para andar me acompanhar para a universidade para fazer trabalhos/estudar e ver netflix 😆.

Primeiro de tudo diz me qual o orçamento que tens.

@rita_7 a minha irmã comprou um asus por menos de 450€ se não estou em erro, e fui eu que o configurei e gostei bastante, tinha uma boa imagem e até era rápido tendo em conta o preço.

Matrícula
6 Setembro 2019
Curso
Relações Internacionais
Para Direito, penso que não deva de precisar de nada muito avançado.

Allô, eu sou aluna de Relações Internacionais mas estou a concorrer a Direito.
O ano passado, no meu primeiro ano de Universidade, comprei um portátil daqueles híbridos (que dá para dobrar o ecrã e transformar em tablet) e acho que foi a melhor coisa que fiz. Dá para tirar apontamentos facilmente, tanto no modo portátil como no modo tablet, apesar de eu, pessoalmente, preferir escrever em folhas nas aulas. Para além disso dão jeito para mais mil e uma coisas.
No meu caso comprei um "Portátil Híbrido HP Pavilion x360 14-dh1022np", que neste momento ronda os 600€, mas consegue-se apanhar às vezes em promoção por volta dos 400/450€. Acho que é um computador ideal para pessoas da área porque satisfaz todos critérios necessários de quem apenas precisa de um computador para trabalhar, plus tem o tamanho ideal na minha opinião.