Portátil/Tablet para a universidade

Olá pessoal, eu preciso da vossa ajuda para comprar um computador, não percebo nada de tecnologia. O que sugerem para o curso de ciências da comunicação onde se envolve muita escrita, programas de edição de fotografia, vídeo e programas de design?
O meu budget é 800€
Obrigada 😁

Olá pessoal. Este ano é ano de entrar na faculdade e gostava de comprar um equipamento para me acompanhar durante as aulas. A minha área é Ciências da comunicação, marketing ou multimédia. Já tenho um portátil em casa que só tem o problema de ter a bateria viciada mas que é para arranjar. A minha ideia era comprar um tablet daqueles que dá para adicionar um teclado e uma caneta, o objetivo é fazer resumos e pequenos apontamentos nas aulas e andar sempre comigo por ser leve. Pelo que andei a ver estou inclinada para o MatePad Pro da Huawei ou o Tab 6 da Samsung mas aceito outras sugestões. Posso gastar entre 600 a 700 euros.Alguém me consegue ajudar?😊😊

• Like
Reactions: Catarina5
Pessoal de design.. uma ajudinha.. para comprar um pc.. placa grafica das boas e processador de 1Ghz ou um processador mais potente e placa mais fraca?
O ideal era haver um equilibrio, um processador de 1Ghz é muito mau hoje em dia. Um bom processador com uma placa grafica integrada é capaz de chegar.
Em design podem usar so software de ediçao de fotos, que nao usa grafica.
Vai depender sempre do software.

Boas.
Vou para o meu último ano na faculdade e precisava de renovar o meu computador...até porque vou escrever a tese e posteriormente quero ficar com um computador para mais alguns tempos (anos 😆).
Estava a pensar num Mac (nunca tive contacto com o sistema operativo, no entanto penso que seja uma boa aquisição) , no entanto os preços como todos sabem são astronómicos caso compre um novo, no entanto falaram-me na possibilidade de comprar usado (ou em alguém particular ou em alguma daquelas lojas que costumam vender usados, mas com garantia)

Podem dar-me opinião/feedback ou sugerir-me até algumas lojas.

Obrigado.
Ao contrário de muitas opiniões em relação a Macbooks/MacOS, eu gosto do sistema. Comprei um Macbook Pro no meu segundo ano de faculdade e não me arrependo de nada. Se alguma coisa, foi mais fácil instalar maior parte das coisas porque MacOS é UNIX enquanto o pessoal de Windows andava à nora e tinha máquinas virtuais para cada projeto que tinham. (exemplo clássico é Docker que pelo menos há 2 anos era caótico de instalar em Windows enquanto em MacOS é fácil tanto GUI como terminal)

Para além disto, se estudares algo relacionado a informática, os comandos que vais aprender na faculdade para o terminal em Linux são os mesmos para MacOS enquanto em Windows são diferentes. Tenho um Macbook versão base (i3 de 2017) e já joguei alguns jogos tranquilamente (e.g. Age of Empires em máquina virtual, league of empires em 90 FPS, etc). Para mim o tamanho e peso é também outro grande forte no que toca a transportar para a faculdade e tirar notas nas aulas. As máquinas virtuais de Windows são muito fixes para MacOS, se quiseres ter um sistema windows completo no teu Mac, possível e fácil, permitindo-te instalar qualquer programa que só exista para Windows (aconteceu-me em 1 cadeira na faculdade e foi extremamente fácil overall). Para mim a melhor vantagem do Macbook Pro é, sem dúvida, o ecrã, ainda não vi nenhum ecrã de portátil de amigos meus que chegasse perto e estando mais de 10h por dia ao computador (vida de Eng. Informático), os meus olhos agradecem a alta qualidade. Desde autonomia, simplicidade, design, privacidade, ... não há muito que reclamar de Macbooks (a não ser o preço, claro).

Acho que definitivamente tens mais razões para comprar um Mac do que para não comprar, MacOS e Windows são sistemas completamente diferentes que fazem gestão de ficheiros, memória e what not de forma diversa, não é justo comparar um i3 num Mac com um i5/i7 em outros computadores porque a performance é diferente nas coisas do dia-a-dia.

Posto tudo isto, acho que se o preço é uma grande barreira para ti, sugiro comprares uma cena mais barata (e.g. linha Huawei matebook) já que com o preço de 1 Mac compras 2 desses. Se fores para cursos em que só precisas de Microsoft Office (i.e. word, excel, powerpoint) e browser para navegar na internet, acho que não vale mesmo a pena comprar um Mac a não ser pelo conforto do ecrã, peso, tamanho e teclado.

• Like
Reactions: ph+ and ɢʜᴏsᴛ
Boas, estou a acabar o Tesp de energias renovaveis e depois quero seguir para engenharia eletrotécnica e estava a pensar comprar um Microsoft surface go, acham que é uma boa aquisição devido à portabilidade? Em casa tenho um fixo bastante potente, por isso programas pesados corria em casa.

olá!
Sei que não tem muito a ver com o tema, mas eu acabei de comprar um computador novo para a faculdade e gostava de vender o meu antigo. Será que me podem aconselhar lojas de confiança na zona do Porto para o vender?

olá!
Sei que não tem muito a ver com o tema, mas eu acabei de comprar um computador novo para a faculdade e gostava de vender o meu antigo. Será que me podem aconselhar lojas de confiança na zona do Porto para o vender?
Olá. Eu penso que a NP4GAME aceita

Boa tarde. Precisava da vossa ajuda para escolher a minha melhor opção de portátil. Este ano vou para o curso de história portanto penso que não necessito de um muito elaborado. As minhas necessidades são apenas pesquisas, trabalhos no word, powerpoint etc..., tempo livre (ver series, youtube...) e pouco mais. Se fosse possível, preferia um que não muito grande nem muito pesado. Não pretendo levar para a faculdade para tirar notas, apenas para ficar em casa. O meu orçamento é reduzido, por volta de 300 euros
Obrigado

Boa tarde. Precisava da vossa ajuda para escolher a minha melhor opção de portátil. Este ano vou para o curso de história portanto penso que não necessito de um muito elaborado. As minhas necessidades são apenas pesquisas, trabalhos no word, powerpoint etc..., tempo livre (ver series, youtube...) e pouco mais. Se fosse possível, preferia um que não muito grande nem muito pesado. Não pretendo levar para a faculdade para tirar notas, apenas para ficar em casa. O meu orçamento é reduzido, por volta de 300 euros
Obrigado

Por esse orçamento nao sei ate que ponto haverá pc minimamente decente.
O que fazia no teu caso era comprar um recondicionado, por volta de 250/300 euros ja consegues um pc bem jeitoso.
A minha irmã comprou um assim ano passado e está impecável

Por esse orçamento nao sei ate que ponto haverá pc minimamente decente.
O que fazia no teu caso era comprar um recondicionado, por volta de 250/300 euros ja consegues um pc bem jeitoso.
A minha irmã comprou um assim ano passado e está impecável
Seria possível me dizeres qual a tua irmã comprou e onde? Ou me dizeres sites confiáveis e bons para comprar um Re condicionado?
Muito obrigado

Não sei se este é o sítio certo e aposto que esta pergunta é óbvia e já sei a resposta mas é preciso computador para frequentar um curso de multimédia? Uma pessoa consegue sobreviver sem?

Seria possível me dizeres qual a tua irmã comprou e onde? Ou me dizeres sites confiáveis e bons para comprar um Re condicionado?
Muito obrigado
Já nao me lembro onde compramos na altura, ate porque foi atráves de um amigo nosso, o modelo tambem já nao importa porque ja nao ha à venda, porque nos recondicionados quando vendem deixam de existir stock.

Um bom site confiavel é o misterpc, fui la ver e têm pcs muito porreiros, podes escolher um que gostes mais que não te vais arrepender.
Não consigo dizer "o melhor" de lá, porque são praticamente todos ao mesmo nivel.
Apenas tenta incluir SSD, que faz uma diferença absurdaaaaa
Post automatically merged:

Não sei se este é o sítio certo e aposto que esta pergunta é óbvia e já sei a resposta mas é preciso computador para frequentar um curso de multimédia? Uma pessoa consegue sobreviver sem?
Sobreviver consegues, mas se tiveres de fazer alguma coisa no pc vais ter de ir para a faculdade trabalhar, em vez de ser em casa.
Até pode ser bom dividires entre trabalho e casa

• Like
Já nao me lembro onde compramos na altura, ate porque foi atráves de um amigo nosso, o modelo tambem já nao importa porque ja nao ha à venda, porque nos recondicionados quando vendem deixam de existir stock.

Um bom site confiavel é o misterpc, fui la ver e têm pcs muito porreiros, podes escolher um que gostes mais que não te vais arrepender.
Não consigo dizer "o melhor" de lá, porque são praticamente todos ao mesmo nivel.

Sobreviver consegues, mas se tiveres de fazer alguma coisa no pc vais ter de ir para a faculdade trabalhar, em vez de ser em casa.
Obrigada 😁

Obrigado por a ajuda. Desculpa te incomodar outra vez. Eu estive a ver estes na worten o que achas
achas que algum compensa apenas para o que eu quero que é só fazer trabalhos powerpoint, word, pesquisas, e pouco mais? ou achas que não

Obrigado por a ajuda. Desculpa te incomodar outra vez. Eu estive a ver estes na worten o que achas
achas que algum compensa apenas para o que eu quero que é só fazer trabalhos powerpoint, word, pesquisas, e pouco mais? ou achas que não
Em termos de specs o melhor é o primeiro.
Para coisas super basicas qualquer um dá é certo, mas se fores uma pessoa com pouca paciencia como eu aposta no primeiro para ao menos teres alguma velocidade e cosias abertas ao mesmo tempo 😂

Olá malta, o que acham sobre um Computador All in one HP Intel celeron 8gb RAM uhd graphics ssd 520 gb? Eu vou ter vários programas de Adobe para edição de vídeo e fotografia como tb coisas simples como Word e powerpoint. Este dá para essas funções? Obrigada

Olá malta, o que acham sobre um Computador All in one HP Intel celeron 8gb RAM uhd graphics ssd 520 gb? Eu vou ter vários programas de Adobe para edição de vídeo e fotografia como tb coisas simples como Word e powerpoint. Este dá para essas funções? Obrigada

Olá 🙂 depende do número de programas e do quanto os programas vão pesar... Mas se puderes, o ideal é escolher um processador melhor (por exemplo i3 que já é superior ao celeron mas sem ser dos topos) para teres um portátil mais rápido e mais eficiente

• Like
Olá 🙂 depende do número de programas e do quanto os programas vão pesar... Mas se puderes, o ideal é escolher um processador melhor (por exemplo i3 que já é superior ao celeron mas sem ser dos topos) para teres um portátil mais rápido e mais eficiente
Obrigada 😁. Este que sugeri é um desktop, não tenho portátil mas se calhar era melhor comprar um PC apesar que não o querer levar para a fac. Estou Indecisa entre um desktop e um pc

Obrigada 😁. Este que sugeri é um desktop, não tenho portátil mas se calhar era melhor comprar um PC apesar que não o querer levar para a fac. Estou Indecisa entre um desktop e um pc

Eu não notei o “all in one“ 😅
Ainda assim, diria que essa opção que descreveste é boa, pois terias espaço considerável, só tenho mais receio pelo processador. Não falaste em jogos, mas aproveito para perguntar não vá ter ficado esquecido, vais querer também jogar no computador ou jogos estavam fora de questão à partida?
A questão da edição de vídeo também pode exigir algo mais.