Portátil vs Fixo

Pedro Ramalho

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2018
Olá. Entrei na faculdade este ano, no curso de engenharia informática. Moro relativamente perto de casa. Estava a pensar em comprar um computador novo, já que o que eu tenho agora está muito velho e gostaria de saber se é necessário comprar um portátil ou se posso optar por comprar um computador fixo. O meu orçamento não é muito grande, não queria gastar mais do que 800€. Obrigado.

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Olá. Entrei na faculdade este ano, no curso de engenharia informática. Moro relativamente perto de casa. Estava a pensar em comprar um computador novo, já que o que eu tenho agora está muito velho e gostaria de saber se é necessário comprar um portátil ou se posso optar por comprar um computador fixo. O meu orçamento não é muito grande, não queria gastar mais do que 800€. Obrigado.
Olá @Pedro Ramalho,

Acho que depende, tinha colegas que não tinham portátil mas obviamente estavam um bocado limitados à disponibilidade dos computadores nos laboratórios da faculdade. Vais ter situações em que ter o portátil vai dar-te muito jeito tipo tirar dúvidas com professores, fazer projetos com colegas, usar o teu próprio PC nos laboratórios (já fica tudo configurado e podes sempre perguntar ao prof. se tiveres dúvidas), estudar na universidade (pausas, furos no horário, etc), tirar notas nas aulas (se quiseres), entre várias outras situações.

Eu vivia a 10 minutos a pé da faculdade e não trocaria o meu portátil por um fixo só porque é extremamente fácil sacar do portátil e mostrar qualquer coisa, também vai reparar que imensas pessoas estudam em aulas de estudo porque é um ambiente mais fixe ou "motivador" para estudar, ... pessoalmente optaria por um portátil mas obviamente não vai ter as specs de um fixo, principalmente se tens interesse em gaming.

Eu criei o meu próprio setup fixo para ficar mais confortável em casa, tenho o meu portátil (que no caso é um Macbook Pro), um monitor 23" da Acer (acho que SA230Abi, é baratuxo mas fixe para o que uso), um Keychron K4 e um Logitech MX Master 2S. Fico mega confortável estando em casa e continuo a ter o portátil que é só tirar e pôr na mochila. (Fico também com um setup de 2 monitores com o do portátil e comecei só com o monitor por isso é algo que também podes ir construindo devagar)

Boa sorte!

Pedro Ramalho

Membro Caloiro
Matrícula
1 Junho 2018
Olá @Pedro Ramalho,

Acho que depende, tinha colegas que não tinham portátil mas obviamente estavam um bocado limitados à disponibilidade dos computadores nos laboratórios da faculdade. Vais ter situações em que ter o portátil vai dar-te muito jeito tipo tirar dúvidas com professores, fazer projetos com colegas, usar o teu próprio PC nos laboratórios (já fica tudo configurado e podes sempre perguntar ao prof. se tiveres dúvidas), estudar na universidade (pausas, furos no horário, etc), tirar notas nas aulas (se quiseres), entre várias outras situações.

Eu vivia a 10 minutos a pé da faculdade e não trocaria o meu portátil por um fixo só porque é extremamente fácil sacar do portátil e mostrar qualquer coisa, também vai reparar que imensas pessoas estudam em aulas de estudo porque é um ambiente mais fixe ou "motivador" para estudar, ... pessoalmente optaria por um portátil mas obviamente não vai ter as specs de um fixo, principalmente se tens interesse em gaming.

Eu criei o meu próprio setup fixo para ficar mais confortável em casa, tenho o meu portátil (que no caso é um Macbook Pro), um monitor 23" da Acer (acho que SA230Abi, é baratuxo mas fixe para o que uso), um Keychron K4 e um Logitech MX Master 2S. Fico mega confortável estando em casa e continuo a ter o portátil que é só tirar e pôr na mochila. (Fico também com um setup de 2 monitores com o do portátil e comecei só com o monitor por isso é algo que também podes ir construindo devagar)

Boa sorte!
Entendo o que dizes, é um bom ponto a parte dos furos nos horários e estudar na universidade vai sem dúvida ser uma realidade. Eu gosto de jogar, não jogo nada pesado, nem perto, mas passo muito do meu tempo livre entretido com jogos que até consigo rodar no meu portátil atual (que está velho e com umas specs bastante más). Coloquei a dúvida entre fixo e portátil porque os últimos costumam ser um pouco mais caros para as especificações que têm, em comparação com as torres, e como o meu orçamento não é lá muito grande, fiquei na dúvida se deveria investir num portátil por ser mais cómodo e útil para a vida da faculdade, ou se optaria por comprar uma torre, boa, que satisfaça completamente as minhas necessidades quer a nível de jogos quer a nível de trabalhos, programas e tudo relacionado com a faculdade. Tive portáteis desde sempre e tive sempre o mesmo problema - a bateria. A bateria acaba por ficar viciada e tenho de andar sempre com o carregador atrás. Para além disso, se quiser atualizar componentes de um portátil, estou bem mais limitado do que se quisesse atualizar os de uma torre. Em termos de limpeza interior, a mesma coisa. Se quiser limpar a ventoinha do portátil tenho de o abrir todo, enquanto que num computador fixo está tudo bem mais à mostra e a limpeza é mil vezes mais fácil.
Acho que é algo em que tenho de pensar melhor ainda. Ainda não tenho a certeza de quando vou comprar uma máquina nova, mas sei que ainda falta. De qualquer maneira, obrigada pela resposta e por partilhares o teu ponto de vista.