Olá
@Pedro Ramalho,
Acho que depende, tinha colegas que não tinham portátil mas obviamente estavam um bocado limitados à disponibilidade dos computadores nos laboratórios da faculdade. Vais ter situações em que ter o portátil vai dar-te muito jeito tipo tirar dúvidas com professores, fazer projetos com colegas, usar o teu próprio PC nos laboratórios (já fica tudo configurado e podes sempre perguntar ao prof. se tiveres dúvidas), estudar na universidade (pausas, furos no horário, etc), tirar notas nas aulas (se quiseres), entre várias outras situações.
Eu vivia a 10 minutos a pé da faculdade e não trocaria o meu portátil por um fixo só porque é extremamente fácil sacar do portátil e mostrar qualquer coisa, também vai reparar que imensas pessoas estudam em aulas de estudo porque é um ambiente mais fixe ou "motivador" para estudar, ... pessoalmente optaria por um portátil mas obviamente não vai ter as specs de um fixo, principalmente se tens interesse em gaming.
Eu criei o meu próprio setup fixo para ficar mais confortável em casa, tenho o meu portátil (que no caso é um Macbook Pro), um monitor 23" da Acer (acho que SA230Abi, é baratuxo mas fixe para o que uso), um Keychron K4 e um Logitech MX Master 2S. Fico mega confortável estando em casa e continuo a ter o portátil que é só tirar e pôr na mochila. (Fico também com um setup de 2 monitores com o do portátil e comecei só com o monitor por isso é algo que também podes ir construindo devagar)
Boa sorte!