Português - dúvidas e apontamentos

beabea

Membro Caloiro
Matrícula
24 Março 2019
Estou com dificuldades na análise do poema "Verbo" de Nuno Júdice, alguém me podia ajudar?

Carlah

Membro Caloiro
Matrícula
3 Outubro 2017
Olá! Eu estou a fazer uma apreciação crítica de um livro. Precisava de algumas dicas de como fazer, por exemplo que tipo de linguagem usar, se devo dar a minha opinião, escrevendo na primeira pessoa do singular, ou não?
Agradeço!

Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Em gap year (a decidir curso)
Olá! Eu estou a fazer uma apreciação crítica de um livro. Precisava de algumas dicas de como fazer, por exemplo que tipo de linguagem usar, se devo dar a minha opinião, escrevendo na primeira pessoa do singular, ou não?
Agradeço!
Boa noite,
não utilizes uma linguagem demasiado formal mas também não te deixes cair muito numa linguagem mais informal, que usas no dia a dia; Faz uma súmula do que fala o livro não te estendas muito, ou seja, não contes a história, tenta deixar as pessoas "intrigadas" para querem ler o livro; Utiliza a 1ª pessoa pois é uma apreciação crítica como, por exemplo, quando falas de uma personagem "A personagem X, para mim, é muito peculiar/é muito inteligente ..."
Mais ou menos como se estivesses a explicar algo, de forma objetiva, a alguém.
(não sei se ajudei muito) Boa sorte!

Carlah

Membro Caloiro
Matrícula
3 Outubro 2017
Boa noite,
não utilizes uma linguagem demasiado formal mas também não te deixes cair muito numa linguagem mais informal, que usas no dia a dia; Faz uma súmula do que fala o livro não te estendas muito, ou seja, não contes a história, tenta deixar as pessoas "intrigadas" para querem ler o livro; Utiliza a 1ª pessoa pois é uma apreciação crítica como, por exemplo, quando falas de uma personagem "A personagem X, para mim, é muito peculiar/é muito inteligente ..."
Mais ou menos como se estivesses a explicar algo, de forma objetiva, a alguém.
(não sei se ajudei muito) Boa sorte!
Muito obrigada pela tua resposta, já foi uma grande ajuda.

• Love
Reactions: Tattiana2001

Joana1998

Membro
Matrícula
17 Junho 2017
Algum de voces me pode dizer o esquema rimatico deste soneto? Dizei, Senhora, da Beleza ideia:
Para fazerdes esse áureo crino,
Onde fostes buscar esse ouro fino?
De que escondida mina ou de que veia?

Dos vossos olhos essa luz febeia,
Esse respeito, de um império dino?
Se o alcançastes com saber divino,
Se com encantamentos de Medeia?

De que escondidas conchas escolhestes
As perlas preciosas orientais
Que, falando, mostrais no doce riso?

Pois vos formastes tal como quisestes,
Vigiai-vos de vós, não vos vejais;
Fugi das fontes: lembre-vos Narciso.

Alicepereira14

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2019
Olá! Estou a fazer uma apreciação crítica sobre um livro, mais precisamente do livro " O ano sabático" de João Tordo. Precisava de algumas dicas do que devo dizer, se devo falar da estrutura do livro em si ou mais da história? E de como organizar a informação?
Agradeço a ajuda!

Inês Alves Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2019
Olá! Estou a fazer uma apreciação crítica sobre um livro, mais precisamente do livro " O ano sabático" de João Tordo. Precisava de algumas dicas do que devo dizer, se devo falar da estrutura do livro em si ou mais da história? E de como organizar a informação?
Agradeço a ajuda!
Olá Alice!

Estou no 12º ano e também tenho uma apreciação crítica para fazer.
Também ando um pouco perdida para a fazer por isso não te posso dar grandes dicas, mas envio-te a ficha de orientação que a minha professora facultou espero que ajude.

"Apreciação critica

Introdução - Informação sucinta sobre o autor e a obra seguida de uma breve descrição do seu conteúdo.
Desenvolvimento - Comentário critico da obra, fundamentado em argumentos suportados por excertos ilustrativos. Semelhanças e diferenças em relação ao que estudaste em determinada unidade, apoiada em exemplos.
Conclusão - Informação sobre a importância da divulgação e do conhecimento da obra. Recomendação da sua leitura."

Espero que seja útil!

Alicepereira14

Membro Caloiro
Matrícula
4 Maio 2019
Olá Alice!

Estou no 12º ano e também tenho uma apreciação crítica para fazer.
Também ando um pouco perdida para a fazer por isso não te posso dar grandes dicas, mas envio-te a ficha de orientação que a minha professora facultou espero que ajude.

"Apreciação critica

Introdução - Informação sucinta sobre o autor e a obra seguida de uma breve descrição do seu conteúdo.
Desenvolvimento - Comentário critico da obra, fundamentado em argumentos suportados por excertos ilustrativos. Semelhanças e diferenças em relação ao que estudaste em determinada unidade, apoiada em exemplos.
Conclusão - Informação sobre a importância da divulgação e do conhecimento da obra. Recomendação da sua leitura."

Espero que seja útil!
Muito obrigada pela tua ajuda.
Boa sorte!

Pedro Carvalho17

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Olá, alguém pode partilhar ideias sobre o assunto deste poema? Não preciso de muito, poucas palavras bastam xD

Com outra que não pena arma trabalhas.
Se é minha a pena é tua a foice. Mas
se acaso são diferentes nossas armas
as penas são as mesmas e as batalhas.

Eu ceifo com a pena ervas daninhas
e a mentira que a todos envenena.
E tu ceifando penas essa pena
que fraterna se junta às penas minhas.

Onde tu ceifas eu ceifeiro sou
da tua dor ceifeira e dessas queixas
que dizes a ceifar e nunca ceifas.

Se já teu canto a foice te ceifou
canta ceifeira canta: a dor destrói-se
juntando a foice à pena e a pena à foice

Manuel Alegre

Bia_neto

Membro Caloiro
Matrícula
6 Novembro 2018
olá
alguém tem resumos/ apontamentos/ resolução de exercícios do manual Mensagens do 12º ano relacionadas com "O ano da morte de Ricardo Reis"

Rui F.

Membro Veterano
Matrícula
3 Julho 2018
Boas!

Estou a estudar português e gostaria que alguém me pudesse explicar como se distingue o complemento do nome do modificador do nome. Obrigado.

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
  • Like
Reactions: 26ines

Rui F.

Membro Veterano
Matrícula
3 Julho 2018
Olá, Rui!
Encontrei uma explicação que considerei ser esclarecedora, no entanto, se não perceberes bem diz e posso tentar explicar de uma maneira mais simples.
Aqui fica o link: Testes para distinguir o complemento do nome do modificador restritivo do nome - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Olá, Ana!
Antes de mais, obrigada pela resposta. Eu já tinha visto essa página, mas não consegui perceber muito bem, podias explicar-me de uma forma mais simples, por favor? Obrigado :)

bpd17

Membro
Matrícula
28 Dezembro 2016
Curso
Ciências e Tecnologias
Olá, Ana!
Antes de mais, obrigada pela resposta. Eu já tinha visto essa página, mas não consegui perceber muito bem, podias explicar-me de uma forma mais simples, por favor? Obrigado :)
Olá!
Antes de mais o modificador, seja ele qual for, é passível de ser retirado da frase, continuando esta a ser gramaticalmente correta. Em específico, o modificador restritivo do nome é normalmente desempenhado por uma oração subordinada adjetiva relativa restritiva ou por uma oração subordinada adverbial final. Já o complemento do nome, de um modo geral, é selecionado por determinados nomes, por exemplo:
- Nomes derivados de verbos: governo [ação de governar],...
- Nomes de parentesco;
- Nomes icónicos: retrato, quadro,...
- Relações parte-todo: A página de um livro. [de um livro é complemento do nome];
- Nomes relacionados com estados psicológicos: alegria,...
(...)

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá, Ana!
Bom, antes de mais peço desculpa pela demora da minha resposta! A explicação do @bpd17 seria aquilo que eu também ía dizer. Apenas quero reforçar a ideia de que não é assim tão difícil distinguir um do outro, uma vez que quando o elemento pode ser retirado da frase sem que a mesma deixe de fazer sentido, significa que estamos perante um modificador. Pelo contrário, quando o elemento faz falta ao sentido da frase, então será um complemento do nome.

Exemplos de modificadores:
"Os alunos trabalhadores tiveram boas notas" (modificador restritivo)
"Aquela rapariga, com cabelos compridos e loiros, é minha vizinha" (modificador apositivo)

Exemplos de complementos de nome:
"Porteiro da escola" (nomes)
"Redação do texto" (verbos)
"Alegria de viver" (adjetivos)
"O retrato de D. João de Portugal" (icónicos-relativos à imagem)
"A perna da mesa" (parte/todo)
"Obra de Camões" (posse/autoria)
"Vindo do Porto" (fonte/origem)
"Calças de ganga" (objeto/matéria)
"A Guerra de Tróia" (topónimos)
"2 metros de tecido", "1 copo de água" (expressões quantitativas nominais)

Será que já percebeste melhor, desta vez? Espero que sim, mas se precisares de mais algum esclarecimento não hesites! 😁

• Like
Reactions: bpd17

Maria282

Membro Caloiro
Matrícula
12 Maio 2019
Boa tarde, alguém pode disponibilizar-me resumos ou apontamentos relativos aos poetas contemporâneos, mais especificamente, Miguel Torga, Eugénio de Andrade e Ana Luísa Amaral? Estou no 12º ano e, para ser sincera, não percebo quase nada de poesia.
Obrigada

Diogo R.

Membro Caloiro
Matrícula
20 Maio 2019
Recentemente fiz um teste de português em que errei a seguinte escolha múltipla:

A oração "cujo título seria *Cânticos do Realismo* ou, segundo outra notícia, *Ecos do Realismo*" (ll. 2-3) classifica-se como subordinada
A. Adjetiva relativa explicativa
B. Adjetiva relativa restritiva
(E mais 2 que não eram...)

Para terem mais contexto a oração estava situada na seguinte frase: "Há indícios documentais de que, pelos fins de 1873, Cesário tenha projetado a publicação de um livro, cujo título seria *Cânticos do Realismo* ou, segundo outra notícia, *Ecos do Realismo*."
Eu e grande parte da minha turma escolhemos a opção A, no entanto a opção correta é a B. Alguém pode explicar o porquê?
Muito obrigado pelo vosso tempo!

Filipa Victor

Membro
Matrícula
6 Janeiro 2019
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa tarde, alguém pode disponibilizar-me resumos ou apontamentos relativos aos poetas contemporâneos, mais especificamente, Miguel Torga, Eugénio de Andrade e Ana Luísa Amaral? Estou no 12º ano e, para ser sincera, não percebo quase nada de poesia.
Obrigada
O meu professor deu-nos alguns apontamentos. Posso mandar-te por mail pode ser que te ajudem