Português - dúvidas e apontamentos

Claudia Francisco

Membro Caloiro
Matrícula
27 Abril 2017
Olá, alguém é bom a analisar poemas de poetas contemporâneos? é que preciso de ajuda para analisar um poema.

Bolotascremosasq

Membro Caloiro
Matrícula
5 Maio 2019
Olá,
Preciso de ajuda na análise de um poema de Antero de Quental, "Sepultura Romântica".
Alguém me pode ajudar na análise do mesmo ?
Agradecido,

Luís

gasparilha

Membro
Matrícula
15 Novembro 2018
Alguém tem uma apresentação de Português sobre um idolo que seja até 2 minutos? Estou 10ºano. Obrigada

J. Neves

Membro
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Olá....
Provavelmente pensaste que seria classificada como uma oração subordinada adjetiva relativa explicativa por estar entre virgulas aquele fragmento da frase.
Na verdade é restritiva, uma vez que limita o universo de referência estabelecido pelo grupo nominal, desempenhando a função sintática de modificador restritivo do nome, introduzida neste caso pelo conector relativo "cujo".

Daniel Silveira

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2019
Malta, pode parecer parvo perguntar, mas podem me ajudar na analise de um poema?
Descobri só agora que tinha de o fazer, e preciso de apresentar amanha! O problema é que tenho que ir embora, não tenho tempo, podem me ajudar?
O poema é "O que dói não é", de Fernando Pessoa, e deveria fazer analise da estrutura interna e externa.
PLEASE, tou desesperado!

Matrícula
28 Outubro 2017
Curso
Em gap year (a decidir curso)
Malta, pode parecer parvo perguntar, mas podem me ajudar na analise de um poema?
Descobri só agora que tinha de o fazer, e preciso de apresentar amanha! O problema é que tenho que ir embora, não tenho tempo, podem me ajudar?
O poema é "O que dói não é", de Fernando Pessoa, e deveria fazer analise da estrutura interna e externa.
PLEASE, tou desesperado!
Posso-te mandar por dm?

Axela

Membro
Matrícula
29 Julho 2018
Por favor, alguém me mande esta correção. É para amanhã.
ficha_de_avaliacao_formativa_2.pdf

Kickapoo

Membro Caloiro
Matrícula
8 Junho 2019
Boa tarde, alguém tem apontamentos de Português de 10°, 11° e 12° que possa disponibilizar para preparação para o exame?
Obrigado

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa tarde, alguém tem apontamentos de Português de 10°, 11° e 12° que possa disponibilizar para preparação para o exame?
Obrigado
Olá! Já experimentaste visitar a área de apontamentos do Uniarea? Tem bastantes recursos a Português.

• Like
Reactions: davis

Albino

Membro Caloiro
Matrícula
7 Junho 2019
Alguém me pode explicar a parte do sal que não salga? Vou ter exame e não entendo essa parte

nixxis

Membro Veterano
Matrícula
13 Maio 2018
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Alô!
O tema do Sermão é apresentado através do conceito predicável "Vós sois o sal da terra", sendo que o "vós" se refere aos pregadores e a "terra" aos Homens. No Capitulo II as propriedades do sal são definidas como sendo "conservar o são e preservá-lo para que não se corrompa". Ao estabelecer a comparação inicial entre os pregadores e o sal está, portanto, a definir a missão dos pregadores como sendo conservar o são e lutar contra a sua corrupção, são eles quem deve transmitir a mensagem evangélica da preservação da moralidade e da integridade dos Homens. Ora, como ele verifica que esta mensagem não está a ser representada pela sociedade, que o povo não se encontra moralmente puro e são, conclui que isto acontece "ou porque o sal não salga, ou porque a terra não se deixa salgar", ou seja, ou são os pregadores que não estão transmitir a mensagem correta, ou são os homens que não ouvem a mensagem dos pregadores.
Percebeste?