Português - dúvidas e apontamentos

boa noite
será que alguem me pode explicar porque razao o que esta a negrito é o sujeito?
[Não existe risco zero: é inevitável que vivamos permanentemente sob ameaças].

e se alguem tem dicas para me ajudar a perceber quando é ou nao sujeito nestas situacoes

Quais as principais características de Eça de Queirós? É um autor que usa as suas obras para tecer as mais diversas críticas. Tem um tom muito descritivo. No entanto, não sei muitas mais coisas para além disso. Alguém me pode ajudar?

boa noite
será que alguem me pode explicar porque razao o que esta a negrito é o sujeito?
[Não existe risco zero: é inevitável que vivamos permanentemente sob ameaças].

e se alguem tem dicas para me ajudar a perceber quando é ou nao sujeito nestas situacoes
Se a parte a negrito fosse apenas "que vivamos permanentemente sob ameaças" diria que é sujeito por essa parte da oração ser substituível por "isso", ficando "Isso é inevitável". Estando toda ela a negrito não sei bem se o raciocínio se manterá.

• Like
Reactions: amarga
Se responder apenas Modificador obtenho metade da cotação ou conta na sua totalidade?
Se o que estiver em causa for a distinção entre modificador restritivo e apositivo, então parece-me crucial a identificação completa.

• Like
Reactions: CarolinaDR
Se responder apenas Modificador obtenho metade da cotação ou conta na sua totalidade?
Com os novos critérios penso que é classificado com 0, tal como foi feito no ano passado a quem não meteu o nome completo na classificação de orações.

• Like
Reactions: Antonio Orlando
Os maias não irão sair no exame nacional certo? Mas, sim as características da escrita de Eça de Queiros, suas críticas?
Podem sair, apesar de pouco provável, mas apenas em contexto do excerto que colocarem, não deverás saber nada de muito específico além do texto que sair. É melhor saberes algumas características e a corrente artística em que se enquadra, sim.

Acham que na Parte C pode sair a intertextualidade do Sebastianismo? Não faço ideia que temas eles se podem lembrar.

É uma possibilidade. E até era bom se saísse isso visto que é um tema mais acessível do que o que saiu o ano passado.

Aproveito para vos perguntar outra coisa, vocês quando respondem às perguntas de interpretação costumam citar versos para complementar a reposta?

É uma possibilidade. E até era bom se saísse isso visto que é um tema mais acessível do que o que saiu o ano passado.

Aproveito para vos perguntar outra coisa, vocês quando respondem às perguntas de interpretação costumam citar versos para complementar a reposta?
Sim, eu cito sempre. Para além de complementar a resposta, é mais fácil para o corretor saber ao que me estou a referir, em vez de ter de ir procurar no texto sempre que refiro alguma coisa. O risco de não perceberem a que te estás a referir diminui e também poupas trabalho ao professor.

• Like
Reactions: amarga
Sim, eu cito sempre. Para além de complementar a resposta, é mais fácil para o corretor saber ao que me estou a referir, em vez de ter de ir procurar no texto sempre que refiro alguma coisa. O risco de não perceberam ao que te estás a referir diminui e também poupas trabalho ao professor.

Obrigado pela resposta. Eu sigo esse mesmo pensamento e costumo citar mesmo quando não é obrigatório.

• Like
Reactions: nixxis
Vocês acham que pode sair alguma coisa sobre Cesário Verde no exame? Pois eu sinceramente estou com muitas dúvidas em relação a ele.

• Like
Reactions: Ariana_
Vocês acham que pode sair alguma coisa sobre Cesário Verde no exame? Pois eu sinceramente estou com muitas dúvidas em relação a ele.

É uma forte possibilidade já que faz parte do programa comum por isso se saísse não me admirava nada. Podes sempre deixar as dúvidas aqui, certamente que se alguém souber te irá responder.

É uma forte possibilidade já que faz parte do programa comum por isso se saísse não me admirava nada. Podes sempre deixar as dúvidas aqui, certamente que se alguém souber te irá responder.
Bem, deixa eu ver.
Pode sair uma pergunta para apontar algumas características temáticas das obras dele, certo? (a mulher especialmente, e o campo/cidade, corrijam-me se eu estiver errada). Com um excerto de uma obra dele e tudo.
Eu sinceramente estou com um feeling que vão sair os Lusíadas ou talvez Fernando Pessoa, então não estudei muito Cesário Verde. Fiz mal..

Bem, deixa eu ver.
Pode sair uma pergunta para apontar algumas características temáticas das obras dele, certo? (a mulher especialmente, e o campo/cidade, corrijam-me se eu estiver errada). Com um excerto de uma obra dele e tudo.
Eu sinceramente estou com um feeling que vão sair os Lusíadas ou talvez Fernando Pessoa, então não estudei muito Cesário Verde. Fiz mal..
Há algo em particular que te suscite dúvida? Basta mesmo que saibas umas duas ou três características gerais de Cesário Verde, não muito mais que isso. Desde que consigas interpretar o texto e aplicar esses conceitos ao contexto do poema, é o necessário.

• Like
Reactions: Jolyne and amarga