Português - Gramática no exame

lunasousa29

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2020
Boa tarde a todos.
Alguém saberia me dizer se o português utilizado na parte escrita do exame (de construção de um texto) precisa necessariamente ser o europeu?
Eu possuo a dupla nacionalidade por isso realizarei os exames como portuguesa, mas estou acostumada a escrever como no Brasil, onde existem diversas palavras que são escritas de formas diferentes.
Claro, que eu não estou me referindo a escrever errado, apenas o correto para o Brasil. Dessa forma, poderiam ser tirados pontos da minha resposta caso alguma palavra esteja (para o português europeu) errada/diferente? (ex: no Brasil: caráter ; em Portugal: carácter)

Desde já agradeço! Espero que todos estejam bem.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Boa tarde a todos.
Alguém saberia me dizer se o português utilizado na parte escrita do exame (de construção de um texto) precisa necessariamente ser o europeu?
Eu possuo a dupla nacionalidade por isso realizarei os exames como portuguesa, mas estou acostumada a escrever como no Brasil, onde existem diversas palavras que são escritas de formas diferentes.
Claro, que eu não estou me referindo a escrever errado, apenas o correto para o Brasil. Dessa forma, poderiam ser tirados pontos da minha resposta caso alguma palavra esteja (para o português europeu) errada/diferente? (ex: no Brasil: caráter ; em Portugal: carácter)

Desde já agradeço! Espero que todos estejam bem.
Caráter podes usar (porque faz parte do Novo Acordo), mas convém tentares escrever sem as formas verbais do português do Brasil e assim.

• Like
Reactions: lunasousa29
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
K Resumos da matéria pro exame de Português 12ºano com as obras literárias e a gramática que poderá sair no exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
T Exame de Português- Gramática Atos ilocutórios Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
D Gramática do exame de português 2019 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
P Preciso de 10 no exame de Português e não sei gramática. Ensino Secundário 3
I Português - Gramática Ensino Secundário 24
S Testes, fichas de gramática e questões-aula de Português 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 41
sam_mukka Livros de Gramática de Português! Ensino Secundário 3
O Soluções Caminhos 11ºano Português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Porungda Mestrados de Ensino Português (onde tirar na zona Norte). Humanidades, Secretariado e Tradução 1
Ângela0104 Português fazer melhoria Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Seni_06 Soluções do Manual de Português do 10°ano: "Págin@s 10", da Arial Editores Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Paulo Inácio FLUC Português, minor em língua estrangeira Universidade de Coimbra 7
Paulo Inácio Português (FLUC) ou Estudos Portugueses (FLUL) Humanidades, Secretariado e Tradução 5
G Vídeo-explicações de Português / História / Filosofia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Descalco Exame de Português, como consigo uma boa nota com tantas dificuldades? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
M Resumos de português para o exame Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Exame de Português prova de ingresso Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
voidlessmind Alguém tem textos modelo do Grupo III de exames de português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Negativa a português e matemática 12.º ano Ensino Secundário 0
CarlaSR Interpretação (exame de português) - URGENTE Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
voidlessmind Têm alguma previsão de tema para o Grupo III do exame de Português? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
B Dúvida construção de Respostas - Português Ensino Secundário 3
M Recursos do professor português 11 porto editora outras expressões Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Aprendizagens essenciais português 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
Bernardo Monteiro Soluçoes Manual Português 10ºano "Entre as palavras" da Asa Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Testes Português 12ºAno Areal Editores Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
N apresentação oral a português Ensino Básico 0
V Português Ensino Básico 4
Winberht Ajuda preparação exame de português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Winberht ajuda na preparação do exame de português :) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 2
A Livro de preparação para o exame de português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 13
C Posso passar 12ºano ao faculdade com media 14 mas com português negativa(9)? Ensino Secundário 1
N Livro Preparação para o Exame de Português 12ºano ( formato digital) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 31
voidlessmind Exame de Português, matriz. Exames Nacionais e Provas de Ingresso 20
M Livro professor “Entre Palavras” Português 10 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
G Apoio Exame Português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 0
A Português - Contos e Poetas Comtemporâneos Ensino Secundário 24
A Soluções do manual de português 10⁰ ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
A Exame de português Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
S Testes de português, geografia e fisico quimica /7ºano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
L Exame de Português - Preparação Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
M Manuais HGP e Português 5º ano Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
F Soluções do Caderno de Atividades Português Encontros 11 ano - URGENTE Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Miguel Magalhães Propostas de Resolução - Manual de Português 12ºano ( "Outras Expressões") Pedido de Recursos - Ensino Secundário 9
Mitram05 Manual de exames de Português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
diogos13 Livro preparação para o exame de português 12 ano da porto editora Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
S Livros Preparação Exame de Português e Biologia Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Livro IAVE português Pedido de Recursos - Ensino Secundário 7
G Exame de Português - cursos Concurso Nacional e Locais - Público 1
sraquelq Livro de preparação para exame português (.pdf) Pedido de Recursos - Ensino Secundário 11