Português no secundário tem sido um pesadelo para mim. Foi a minha pior nota, não consigo perceber como alguém consegue tirar boa nota nesta disciplina, para mim parece impossível.
Nos testes, por mais que escreva tenho sempre incompleto, preciso de dicas de interpretação, pois não entendo os textos de maneira nenhuma e pior às vezes quando entendo a pergunta, não faço ideia de como a responder.
Na gramática é um pesadelo, não a consigo perceber, decoro-a toda antes do teste e quando vou fazer o teste não consigo perceber, é tudo igual.
Acho que vou ser para sempre péssimo a esta disciplina, mas gostava de entender o “mecanismo “ (se é que ele exista ) para tirar boas notas a esta disciplina. Alguém me pode ajudar. Obrigado.
Olá! De facto, esse português é um "bicho" para muita gente infelizmente. No meu caso, não acho que seja a disciplina mais difícil, mas compreendo porque outros a veem dessa forma. Deixo aqui algumas considerações:
- Começo por falar da gramática: pelo que disseste, estudas de véspera a gramática e não a consegues perceber. Aconselho muito que não o faças, ainda por cima se fores fazer exame (em que a tua última preocupação deverá ser a gramática). Posso até dizer como faço: eu sempre fiz isso com a gramática como fazes, mas desde o 11º comecei a ir vendo e a ir fazendo mais exercícios (sempre muito poucos) ao longo dos tempos para ir "aprendendo" a gramática. Este ano, por necessidade de ir fazer exame, a cada semana desde janeiro, comecei a rever cada conteúdo de gramática a cada semana (por exemplo, numa semana via os processos fonológicos, na semana a seguir via os atos ilocutórios e revia os conteúdos das semanas anteriores, fazendo sempre fichas do conteúdo e dos conteúdos anteriores). Depois de os ver a todos, vou a cada semana fazendo uma ficha de gramática geral, com todo o tipo de gramática e quando sentir que algo ainda não está muito bem, volto a ver a teoria. O que aconselho mais, não é centrar nas regras gramaticais nem em "decorar", pois acho que não resulta bem, é ir fazendo exercícios e arranjar estratégias para fixar - é nos exercícios que vamos reparando essas coisas. Vou dar um exemplo: eu nunca apreendi nada sobre os processos fonológicos... Deixava sempre em branco os exercícios sobre isso nos testes... Até este ano que decidi treinar este conteúdo, fazendo exercícios (inicialmente, vendo um pouco a teoria do manual - é normal fazer isso quando ainda estamos a treinar inicialmente) até ter quase tudo certo e perceber muito bem o conteúdo. Mas acho também importante frisar a importância de ir revendo e ir fazendo exercícios sobre um conteúdo gramatical ao longo das semanas, porque se não, não vale a pena. E acho esta estratégia muito vantajosa, visto que para os testes já não é necessário estar a dar importância à gramática, apenas é necessário rever com algum exercício e basta. No meu último teste, que saiu Mensagem e gramática, não precisei de estudar gramática, tendo essa parte toda certa - e se assim ir fazendo, não precisarei de estudar muito a gramática para o exame, podendo-me concentrar na Educação Literária;
- Passo então para a Educação Literária. Sendo sincero, não encontro grandes dúvidas aqui para mim, porque as coisas sempre me saem com naturalidade. Mas aconselho a que vás fazendo exercícios. Em casa, convém ires refazendo os exercícios feitos em aula, primeiramente com os apontamentos do professor e do manual, fazendo uma análise completa do texto, e depois fazendo sozinho (alguns que também foram feitos na aula e outros que estejam no manual mas que o professor não analisou, ou exercícios no CA ou da internet, etc - é explorar os exercícios que existem por todo o lado). Muitas das vezes, os exercícios, como os de gramática, têm a mesma estrutura e a mesma forma de analisar e penar, o que ajuda imenso. Aconselho também a ver os apontamentos teóricos sobre o autor/obra no geral, pois às vezes existem questões que é necessário relacionar esses conteúdos (como redigir um texto expositivo);
- Não referiste a Expressão Escrita nem a Oralidade, mas vou falar um pouco sobre elas, já que representam uma parte da nota. Na expressão escrita, o que acho importante é pegares numa folha de rascunho e colocares os aspetos que vais falar no texto. Deixo a forma como o deves fazer nos 4 tipos de texto que podem aparecer em teste ou exame:
> Texto de opinião - deve-se colocar na folha de rascunho os dois argumentos e os dois exemplos (um para cada argumento) que vão ser usados no texto. Aconselho até selecionares mais do que 2, pois vão às vezes surgindo melhores argumentos. Ainda na folha de rascunho, deves colocar de forma simples como deverá ser a tua conclusão. Depois disto, é só escreveres o texto, introduzindo-o forma adequada (a introdução deve ser objetiva, transparecendo já a opinião a defender; deixo a dica de como fazer uma introdução - imagina que o texto de opinião é sobre a escravidão, deves dar uma introdução objetiva sobre o mesmo, referindo por exemplo a importância do assunto e o seu desenvolvimento na História, mencionando já a opinião, por exemplo "Apesar de sempre existir, a escravatura é algo que tem sido ao longo dos tempos proibida felizmente por violar gravemente a Declaração Universal dos Direitos Humanos" - mistura de factos ["a escravatura é algo que tem sido ao longo dos tempos proibida (...) por violar (...) a Declaração dos Direitos Humanos"] e de opinião ["felizmente (...) gravemente"]). Na conclusão, deves fazer APENAS uma súmula das ideias já desenvolvidas, e nunca uma adição de informação (deves fazer referência de alguns aspetos indicados na introdução e indicar os argumentos de forma simples e objetiva);
> Síntese - este nunca saiu em exame e raramente sai em testes, mas faço-lhe referência. É apenas apresentares as ideias mesmo essenciais de algum texto, fazendo referência no início da síntese qual é o texto da síntese e o autor.
> Exposição de um tema - este costuma ser avaliado na Parte C, articulado sempre com a Educação Literária. Portanto, não há uma estrutura linear para todos, mas deves sempre fazer menção às linhas temáticas no início da composição e depois explorá-las no desenvolvimento. Ah, e não esquecer a conclusão das ideias, de forma semelhante ao Texto de opinião!
> Apreciação Crítica - acho este um pouco mais complicado, visto que são pedidas muitas palavras para falar de uma imagem. Mas tento explicar como fazer: primeiramente, a organização da apreciação é introdução (descrição objetiva da imagem - igual ao que se faz na disciplina de História), desenvolvimento (interpretação dos elementos da imagem) e conclusão (súmula da linha temática explorada ao longo do texto). Por exemplo, começo a descrever que na imagem está uma gaivota numa água escura misturada com petróleo, e depois exploro a temática da poluição que está relacionada com a imagem. Devemos sempre fazer rascunho também.
- Na Oralidade, que não é avaliada em exame, o professor baseia-se na intervenção em sala de aulas, nas questões e na análise dos textos (sê ativo em sala de aula), e em apresentações (que deves ser o mais claro possível mas também informativo, tendo cuidado para não ler e para usar os vocábulos mais corretos).
Eu sei, grande testamento! Mas acho que indiquei os aspetos mais importantes para ter uma boa nota a português! Se tiveres mais alguma dúvida em algum aspeto mais específico, diz para eu poder responder! Espero ter ajudado! :)