Possível candidatura para o concurso especial para alunos de vias profissionalizantes

Fabioo

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Boa noite,
No âmbito desta notícia: As 11 coisas que deves saber sobre o novo concurso especial para alunos de vias profissionalizantes | Uniarea , queria saber se para o ano (ano em que este concurso está previsto para começar "a funcionar"), eu que já terminei um curso profissional em 2018 poderei candidatar-me ao ensino superior através deste concurso? E se sim terei de fazer novamente o exame de Português, por exemplo, para Direito apesar de em 2018 o fazer e ter tido um resultado positivo?

Cumprimentos,
Fábio Magalhães.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Boa noite,
No âmbito desta notícia: As 11 coisas que deves saber sobre o novo concurso especial para alunos de vias profissionalizantes | Uniarea , queria saber se para o ano (ano em que este concurso está previsto para começar "a funcionar"), eu que já terminei um curso profissional em 2018 poderei candidatar-me ao ensino superior através deste concurso? E se sim terei de fazer novamente o exame de Português, por exemplo, para Direito apesar de em 2018 o fazer e ter tido um resultado positivo?

Cumprimentos,
Fábio Magalhães.
O concurso já funcionará este ano! Sim, poderás candidatar-te por esse regime, está a resposta a isso na pergunta número 3! Se Direito não fizer parte do concurso deste novo regime, sim, terás de fazer Português, uma vez que o teu exame de 2018 expira este ano, 2020. Em 2021 já não é válido, pelo que precisarás de repetir.

Fabioo

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
Desde já obrigado por ter respondido.
Só para tentar ficar 100% esclarecido, então poderei candidatar-me a qualquer curso do ensino superior (nas faculdades/universidades que o aceitarem realizar) através deste concurso se esse mesmo curso estiver abrangido por este concurso específico (eu pouco confuso! Peço desculpa), sem ter de realizar qualquer exame?
E refere que o concurso funcionará já este ano, mas com este ano quer dizer que me posso candidatar quando souber as faculdades/universidades que aderirem a este concurso, para entrar em setembro deste ano no ensino superior?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Desde já obrigado por ter respondido.
Só para tentar ficar 100% esclarecido, então poderei candidatar-me a qualquer curso do ensino superior (nas faculdades/universidades que o aceitarem realizar) através deste concurso se esse mesmo curso estiver abrangido por este concurso específico (eu pouco confuso! Peço desculpa), sem ter de realizar qualquer exame?
E refere que o concurso funcionará já este ano, mas com este ano quer dizer que me posso candidatar quando souber as faculdades/universidades que aderirem a este concurso, para entrar em setembro deste ano no ensino superior?
Sim, desde que os cursos que queiras tenham esse regime disponível, o intuito é precisamente os alunos não fazerem exames nacionais, em vez disso, fazem uma prova regional (que será feita em Setembro).
Se tens tudo concluído, sim, podes já candidatar-te este ano! Dia 18 deste mês sairá oficialmente todas as instituições que aderiram a esse regime, com o pequeno detalhes que as provas são em Setembro e a entrada este ano no ensino superior será só em Outubro 😊

Fabioo

Membro
Matrícula
18 Julho 2018
E sobre as provas das próprias instituições existem algumas informações ou ainda não, dado que são elas que as vão defenir?
O que quero dizer é se já se sabe se as provas vão por exemplo para direito (se for abrangido) a prova será uma prova de Português.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL

Valentina Guedes

Membro Caloiro
Matrícula
8 Março 2017
Bom dia! Os consórcios que estão formalizados estão "fechados"? E ao fazermos o exame na nossa zona podemos candidatar-nos a outra? As informações são muito confusas.

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Bom dia! Os consórcios que estão formalizados estão "fechados"? E ao fazermos o exame na nossa zona podemos candidatar-nos a outra? As informações são muito confusas.
Não propriamente, só depois do dia 18 deste mês é que se saberá que instituições formalizaram o consórcio. Creio que não, uma vez que o objectivo é que faças a prova no local mais próximo da tua casa, para que não tenhas de te deslocar a outra zona.

As provas são organizadas:

a) Pela instituição de ensino superior que promove o respetivo concurso;

b) Por uma rede de instituições de ensino superior que acordem entre si a articulação desta atividade a nível regional ou nacional.

5 - Sem prejuízo do disposto nos números anteriores, para efeitos das candidaturas por parte dos titulares dos cursos a que se referem as alíneas b) e c) do n.º 2 do artigo 13.º-A:

a) As provas referidas na alínea b) do n.º 1 do artigo anterior podem ser substituídas pelas provas finais homólogas dos respetivos sistemas de ensino, por decisão do órgão legal e estatutariamente competente, nos termos e condições fixados por deliberação da CNAES;

b) As provas referidas na alínea c) do n.º 1 do artigo anterior podem ser realizadas através de plataformas tecnológicas ou por teleconferência, desde que haja condições que assegurem a fiabilidade da avaliação desenvolvida.

Ou seja, tens dois tipos de provas, sendo que as provas do caso b) podem substituir as do a).

• Like
Reactions: Valentina Guedes

Beatter2002

Membro
Matrícula
8 Fevereiro 2020
Curso
Profissional
Instituição
Braga
alguém me sabe explicar o que são os exames regionais?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
alguém me sabe explicar o que são os exames regionais?
A informação disponível, para já, é esta:

Beatter2002

Membro
Matrícula
8 Fevereiro 2020
Curso
Profissional
Instituição
Braga
Eu tenho uma dúvida...
Com o novo regime para os cursos profissionais , os alunos não terão de fazer os exames nacionais mas exames regionais (não faço a mínima ideia do que seja) e só se poderam candidatar a politécnicos?
visto que as outras universidades não vão aderir...
por exemplo para ir para enfermagem é possível entrar com esses exames regionais?
obrigado pela atenção!

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Com o novo regime para os cursos profissionais , os alunos não terão de fazer os exames nacionais mas exames regionais (não faço a mínima ideia do que seja) e só se poderam candidatar a politécnicos?
O concurso especial não é exclusivo do ensino politécnico.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Kinas12345 É possível fazer um exame de 12º ano no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
P Alguém me pode arranjar testes de química 12 ano? Se possível até deste ano? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
Pedro Melk É possível pedir transferência de um curso de licenciatura em Informática para licenciatura em Engenharia Informática, em universidades diferentes? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
M É possível transferir da UPT para a FEP no curso de gestão? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Annie_ Os SASUP têm quartos de casal para estudantes de doutoramento e investigadores. Será possível um casal de estudantes de mestrado ter direito a um? Bolsas e Residências 0
Julianna É possível substituir matemática por outra disciplina no ensino recorrente? Ensino Secundário 3
L Como fazer o secundário no menor tempo possível? Ensino Secundário 1
barbaraqueiroz Será possível frequentar a universidade e ao mesmo tempo o ensino recorrente ? Concurso Nacional e Locais - Público 9
Rickyy 2 disciplinas por completar, é possível acabar com ensino recorrente à noite? Ensino Secundário 5
Larissa M Candidatar-me ao ensino superior c/ uma disciplina por fazer. Possível? Concurso Nacional e Locais - Público 2
marina c Meus queridos e queridas não desesperem eu sou a prova viva de que é possível Concurso Nacional e Locais - Público 20
cotonete É possível subir a média no 12º ano? Ensino Secundário 15
A É possível substituir uma disciplina de humanidades por uma de ciências e tecnologias? Ensino Secundário 5
I Repetição de ano é possível? Ensino Superior 1
T Medicina e ser Trabalhador-estudante é possível ? Saúde 0
M É possível recorrer ao Curso Especial de Licenciados para tirar Medicina com a Licenciatura em Enfermagem? Concursos e Regimes Especiais 18
KungFuKenny Possível anulação do exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 48
neescola É possível subir a média no 11ºano ? Ensino Secundário 7
Gonçalo JCP Parar um ano, é possível? Ensino Superior 4
Mafalda Esperança É possível candidatar me a mais que uma uiversidade de ensino privado? Concursos Institucionais – Privado 1
A De Economia para Biologia. É possível? Ciências 1
LaranjeiraChinesa UMinho Ficar na mesma turma, é possível ? - UM Universidade do Minho 0
dottraw 2ª fase e praxes - Possível? Tradições Académicas 8
Luís V Estar na universidade e estudar para os exames de 12°ano, é possível? Ensino Superior 3
C É possível sabermos as notas do Exames online? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
C É possível fazermos novamente outro curso de Secundário? Ensino Secundário 4
Wraak É possível fazer cadeiras de outros anos? Ensino Superior 3
RMoon99 Economia e Direito- É possível? Ciências Económicas e Empresariais 23
E Será possível? Ensino Secundário 2
T Cursos de Gestão... sem bases - É possível? Ciências Económicas e Empresariais 10
F Ensino Superior sem 12° é possível ?? Arquivo 1
S Média da Candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 4
B segunda candidatura ao ensino superior medicina Concurso Nacional e Locais - Público 1
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Processo de Candidatura Maiores de 23 (Exames no Moodle?) - COVID-19 2020/2021 Concursos e Regimes Especiais 6
E Candidatura a titular de ensino superior + realização dos exames nacionais Concursos e Regimes Especiais 2
Bruna Filipa Santos Candidatura a mestrado Ensino Superior 4
Carlos_Costa Nota de candidatura. Concurso Nacional e Locais - Público 2
V Candidatura ao Ensino Superior com SAT Concurso Nacional e Locais - Público 0
M Média de candidatura ao Ensino Superior Estrangeiro - Inglaterra Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 1
R Caso particular da disciplina de EF na candidatura ao ensino superior Ensino Secundário 2
B Como mudar candidatura à bolsa?? Bolsas e Residências 0
A IPPorto Candidatura Ctesp Instituto Politécnico do Porto 0
C Duvidas no preenchimento da candidatura para a 2ª fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Inscrição antes da candidatura Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
F Candidatura às residências no Instituto Superior Técnico de Lisboa Alojamento Universitário 1
coral Candidatura à residência Bolsas e Residências 7
danielpitu Erro no sistema de Candidatura a bolsa de estudos Bolsas e Residências 7
sarapotato Cancelar a candidatura à 1a fase Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Alterar candidatura Concurso Nacional e Locais - Público 1