Possibilidade de entrar em medicina

Xalo05

Membro Caloiro
Matrícula
2 Junho 2025
Olá!
Então, quando andei no secundário nunca me passou pela cabeça que queria ingressar em medicina, e acabei por não me esforçar tanto quanto podia. Acabei por ficar com uma média de 160 valores, sem os exames.

Entretanto consegui entrar em enfermagem, e comecei a ganhar fascínio tanto por este curso, como por medicina. Ainda só vou no segundo ano e pretendo acabar o curso.

Dito isto, eu sei que a minha média de secundário é mediana e bastante inferior à necessária para ingressar em medicina, pelo menos nas públicas e em Portugal, de forma geral. Qual seria o melhor curso de ação para o meu caso? Existe sequer alguma possibilidade de conseguir entrar em medicina?

Sei que existem várias formas de ingressar para além da convencional, mas nunca percebi muito do assunto. (Estou aberto para estudar em Espanha, só quero evitar as privadas devido ao valor absurdo de propinas, que quase chegam aos 2000€ mensais)

Agradeço a todos que respondam e que me consigam ajudar!

Olá.
Existe sequer alguma possibilidade de conseguir entrar em medicina?
Se já estás em Enfermagem, tens a opção de acabar o curso primeiro e depois tentar entrar em Medicina pelo concurso para licenciados.
A Universidade do Algarve tem um curso de Medicina destinado precisamente a licenciados, com duração de 4 anos ao invés dos 6 normais. Nas outras universidades, poderias também ter creditações, ou não.

E, claro, tens a opção de realizar os 3 exames, mas, com média interna de 16, realisticamente terias de tirar 20 nos 3 exames para conseguir entrar (mas, tirando, conseguias). No entanto, isto é antes de considerar melhorias de CFD, que podem melhorar as tuas chances. Quais foram as tuas notas finais de FQ, BG e Mat A? E em que ano acabaste o 12º (para saber a fórmula de cálculo)?

Última edição: