Possibilidades de acesso a Medicina e equivalências com Enfermagem

Sofia122

Membro Veterano
Matrícula
31 Março 2018
Curso
Ciências e Tecnologias
Boa Tarde,
Eu pretendo candidatar-me a medicina para o ano que vem só que penso que a minha média não vai chegar. Estou neste momento em CT 12º ano com escolhas anuais de Biologia e Química. A minha média neste momento de 10º e 11º ano ronda os 156,7. Este 12º ano estou a esforçar-me para tentar subir para uns 170/174. Será que consigo tendo em conta que nas disciplinas anuais consigo obter 19/20 como nota final ?
Tenho mais uma questão esta a ver com eu entrar por exemplo em Enfermagem e fazer o 1º ano e depois candidatar-me a Medicina. Queria saber como funcionam as equivalências neste caso e se é possível ainda se fazer isto.

Obrigada desde já pela atenção.

Birdy

Membro Dux
Matrícula
18 Junho 2016
Curso
Medicina
Instituição
FMUL
Olá!
Será que consigo tendo em conta que nas disciplinas anuais consigo obter 19/20 como nota final ?
Tudo é possível. Basta que a média do secundário (50%) e a das provas de ingresso (50%) contribuam para tal.
Tenho mais uma questão esta a ver com eu entrar por exemplo em Enfermagem e fazer o 1º ano e depois candidatar-me a Medicina. Queria saber como funcionam as equivalências neste caso e se é possível ainda se fazer isto.
As equivalências tratam-se quando entras no curso que queres (medicina) e com uns quantos documentos do curso anterior (enfermagem), fazes esse pedido à nova faculdade.
Enfermagem não dá quase nenhumas equivalências, quanto sei. Conheço alunos atuais de medicina, com licenciatura em enfermagem, e têm já muito poucas equivalências, portanto considerando só o 1º ano, menos hipótese ainda. É questão de analisares o plano de estudos e conteúdos programáticos entre os dois cursos e faculdades que estás a pensar escolher. Geralmente, isso está tudo disponível online. Se for diferente em conteúdos e ECTS, o mais provável é não darem equivalência. É um processo um bocadinho caro, portanto é importante escolher-se bem quais as disciplinas que quase de certeza vão dar equivalência.
Medicina dentária, por exemplo, dá muito mais equivalências, só com o 1º ano feito.

• Like
  • Fabulous
Reactions: Sofia122 and Blasty
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
J Dúvidas sobre acesso a Engenharia Informática Concurso Nacional e Locais - Público 2
M Acesso local ou maiores de 23? Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Senhas de acesso ao ensino superior- Ainda não recebi a minha- Alguém já recebeu este ano? Concurso Nacional e Locais - Público 2
B Atribuição da senha de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 8
NewStudent Candidatura para titular de curso superior e pelo concurso nacional de acesso Concurso Nacional e Locais - Público 1
R Acesso à AM no ano letivo 2020/2021 Academia Militar 1
S Quando se começaram a receber os códigos para o Acesso Universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
C Universidades privadas influenciam o acesso ao mundo do trabalho? Ensino Superior 5
C Dúvidas sobre acesso ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Alguém tem acesso a exercícios Iave Filosofia em pdf? Obrigada Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
M Ensino Recorrente/Acesso ao Ensino Superior Ensino Secundário 1
L Covid-19: Acesso ao Ensino Superior Exames Nacionais e Provas de Ingresso 43
A Contra a desigual inflação das médias de acesso ao ensino superior em 2020 Concurso Nacional e Locais - Público 17
J Previsão médias acesso 2020/2021 Candidatos 2020/2021 55
F Acesso ao ensino superior com exame 2018 Concurso Nacional e Locais - Público 9
M Farmácia e Fisiologia Clínica dão acesso a que mestrados? Saúde 1
R Acesso ao ensino superior de alunos de anos anteriores Exames Nacionais e Provas de Ingresso 97
J M23 Acesso Medicina Dentária Egas Moniz Concursos e Regimes Especiais 4
T Ciências Biomédicas dá acesso a Medicina? Saúde 9
M Acesso ao Ensino Superior 3 anos após Ensino Secundário Ensino Superior 0
Ângela0104 Onde é que se vê a nota de acesso ao ensino superior privado? Concursos Institucionais – Privado 6
R Concorrer a um curso em que o acesso tem 2 provas de ingresso Concurso Nacional e Locais - Público 1
André vvvvvv Posso ter acesso à academia sendo de humanidades? Academia Militar 1
C Acesso medicina auto proposto Concurso Nacional e Locais - Público 10
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso de Acesso ao Ensino Superior Concurso Nacional e Locais - Público 17
João_Melo332 Divulgação dos resultados do Concurso Nacional de acesso e pagamento das propinas Concurso Nacional e Locais - Público 10
1 Cálculo de média de acesso à Faculdade (Aluno externo) Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
N Dúvidas sobre opcionais no 12º e acesso ao superior Ensino Secundário 3
M Dúvidas Acesso Ensino Superior - 2ºvez Concurso Nacional e Locais - Público 38
Iria Nunes Acesso a exames de anos anteriores na universidade Ensino Superior 0
L Acesso por concursos distintos Concurso Nacional e Locais - Público 1
C UAb Estudo para o exame de acesso específico Universidade Aberta 0
P Como melhorar a média de acesso ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 21
P Acesso Maiores de 23 - carta de motivação Concursos e Regimes Especiais 11
M UBI Medicina UBI - Provas Concurso especial de acesso Universidade da Beira Interior 109
Jhonny Monteiro Acesso ao ensino para filho de emigrante no Brasil Concurso Nacional e Locais - Público 1
S Acesso ao ensino superior privado Concursos Institucionais – Privado 40
F Exames de acesso - Ciências politicas Concurso Nacional e Locais - Público 7
L Acesso Por Concurso Para Licenciados / Exames Nacionais Concursos e Regimes Especiais 2
F Duvida de acesso ao ensino superior para maiores de 23 sem o secundario concluido. Concurso Nacional e Locais - Público 4
M Matemática 12º ano - acesso como aluno interno Ensino Secundário 0
L Acesso ao ensino Superior com CET e área CNAEF diferente Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Acesso a mestrados Ensino Superior 0
R UAb Exame de acesso de Matematica Universidade Aberta Universidade Aberta 1
anonimous acesso ao ensino secundario 2 anos depois. Concurso Nacional e Locais - Público 1
Carolina Bandeira Acesso de Brasileiro a Cursos de Medicina em Portugal Estudar no Estrangeiro e Programas de Mobilidade 12
Migasalm Cálculo Média CFCEPE com 3 Exames, apenas 1 de Acesso! Concurso Nacional e Locais - Público 7
T Acesso ao ensino superior 2019 Concurso Nacional e Locais - Público 29
Isabelsps 2ª fase do concurso de acesso ao ensino superior Concurso Nacional e Locais - Público 0
T ESCS Dúvida no acesso maiores 23 Instituto Politécnico de Lisboa 0