Possibilidades para entrar em medicina

Matrícula
8 Junho 2025
Olá malta, gostaria muito de seguir para medicina, no entanto não sei se consigo entrar este ano. Sabem se tem como fazer outro curso e pedir equivalência para medicina para o ano ? Eu já mandei email para as faculdades e elas não respondem. Conhecem alguém de medicina que conseguiu pedir equivalências ? Obrigada desde já!

Se com equivalência queres dizer transferência, atualmente não há transferência de outros cursos para medicina. Penso que atualmente a única universidade que aceita transferência é a UBI mas apenas para alunos que frequentam medicina numa outra universidade (basicamente é apenas transferência de universidade, não de curso).
Se entrares noutro curso terás sempre de concorrer novamente pelo CNAES para entrares, depois então talvez tenhas equivalência de alguma cadeira que já tenhas feito 🤷
Boa sorte para os exames e para o concurso 🤞🍀

Olá! Normalmente o que a maior parte das pessoas nessa situação costuma fazer é ingressar noutro curso da área da saúde. As opções mais comuns são Ciências Farmacêuticas, Ciências Biomédicas, Medicina Dentária e Enfermagem. No final do 1º ano podes depois voltar a candidatar-te ao Ensino Superior, para entrar em Medicina. Quanto a equivalências, é um pouco incerto, uma vez que há vários fatores a ter em conta, e também depende de faculdade para faculdade. Pelo que sei costuma ser mais fácil ter equivalências se o curso em que entrares primeiro for lecionado na mesma faculdade de Medicina (ex: Medicina Dentária FMUC -> Medicina FMUC). Acredito que existam aqui na Uniarea vários relatos de malta que teve algumas equivalências.

Olá malta, gostaria muito de seguir para medicina, no entanto não sei se consigo entrar este ano. Sabem se tem como fazer outro curso e pedir equivalência para medicina para o ano ? Eu já mandei email para as faculdades e elas não respondem. Conhecem alguém de medicina que conseguiu pedir equivalências ? Obrigada desde já!
Olá eu estive em Ciências da Nutrição na NMS e neste momento a concluir o 3º ano de Medicina na NMS também. Tive algumas equivalências se tiveres interesse em saber podes me mandar mensagem e explico tudo. Mas acabei por me apaixonar por nutrição e sendo na mesma faculdade e como só à 4º tentativa entrei em medicina acabei por me licenciar em nutrição no mesmo ano que conclui também ao mesmo tempo o 1º ano de medicina. Estás mesmo a vontade para falar comigo já passei por isso e também procurei todos os caminhos possíveis para conseguir chegar ao sonho! Muita força alguma coisa que precises avisa

Olá eu estive em Ciências da Nutrição na NMS e neste momento a concluir o 3º ano de Medicina na NMS também. Tive algumas equivalências se tiveres interesse em saber podes me mandar mensagem e explico tudo. Mas acabei por me apaixonar por nutrição e sendo na mesma faculdade e como só à 4º tentativa entrei em medicina acabei por me licenciar em nutrição no mesmo ano que conclui também ao mesmo tempo o 1º ano de medicina. Estás mesmo a vontade para falar comigo já passei por isso e também procurei todos os caminhos possíveis para conseguir chegar ao sonho! Muita força alguma coisa que precises avisa
Olá, muito obrigada! Eu mandei uma mensagem privada.