Posso candidatar-me à primeira fase de entrada na universidade realizando exames na segunda fase?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

mariii1717

Membro Caloiro
Matrícula
5 Abril 2018
Olá! Vou fazer exame de história como externa mas quase de certeza que não vou conseguir o 9.5, por isso a minha pergunta é: posso candidatar-me à primeira fase da universidade se tiver de fazer este exame na segunda fase, sendo q não é prova de ingresso?
A minha prova de ingresso é Macs realizado na primeira fase, apenas preciso de tirar positiva a história para concluir o 12°ano e pelo que vi as candidaturas à primeira fase da universidade acabam 1 dia dps de sairem as notas da segunda fase.
Obrigada!

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Olá! Vou fazer exame de história como externa mas quase de certeza que não vou conseguir o 9.5, por isso a minha pergunta é: posso candidatar-me à primeira fase da universidade se tiver de fazer este exame na segunda fase, sendo q não é prova de ingresso?
A minha prova de ingresso é Macs realizado na primeira fase, apenas preciso de tirar positiva a história para concluir o 12°ano e pelo que vi as candidaturas à primeira fase da universidade acabam 1 dia dps de sairem as notas da segunda fase.
Obrigada!
Se só conseguires 9,5 na 2ª fase, este ano apenas te podes candidatar na 2ª fase de acesso ao ensino superior. Nos anos seguintes já te podes candidatar à 1ª fase.

Mariox99

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2019
Boa noite. Eu completei o secundário através do ensino profissional. Este ano fui como aluno externo fazer os exames de fq e biologia pois são as provas de ingresso para os cursos que quero. Na 1ªfase sei que passei aos dois exames mas sei que tenho de subir para entrar para a minha 1ª opção. A minha pergunta é se eu for à 2ªfase de exames e subir posso usar essas notas da 2ª fase para me candidatar à 1ªfase do concurso nacional?
Obrigado
Mensagem fundida automaticamente:

Boa noite. Eu completei o secundário através do ensino profissional. Este ano fui como aluno externo fazer os exames de fq e biologia pois são as provas de ingresso para os cursos que quero. Na 1ªfase sei que passei aos dois exames mas sei que tenho de subir para entrar para a minha 1ª opção. A minha pergunta é se eu for à 2ªfase de exames e subir posso usar essas notas da 2ª fase para me candidatar à 1ªfase do concurso nacional?
Obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Obrigado
Mensagem fundida automaticamente:

Obrigado
Só te podes cabdidatar na 1a fase com os exames da 1a fase, mas não custa nada experimentares concorrer agora, fazeres 2a fase e, caso não tenhas entrado no curso pretendido, concorres na 2a fase.

Annie Andie

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2019
Boa noite. Eu queria fazer uma pergunta. Eu estou no 12o ano e vou usar o exame de matematica A como prova de ingresso. No entanto eu nao acabei a biologia e geologia. Este ano fui a 1a fase e nao consegui concluir. Vou agora a 2a fase. Se conseguir aprovacao posso concorrer a 1a fase da universidade na mesma? Obrigada

Marco L.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
8 Julho 2016
Curso
Física
Instituição
FCUP
Boa noite. Eu queria fazer uma pergunta. Eu estou no 12o ano e vou usar o exame de matematica A como prova de ingresso. No entanto eu nao acabei a biologia e geologia. Este ano fui a 1a fase e nao consegui concluir. Vou agora a 2a fase. Se conseguir aprovacao posso concorrer a 1a fase da universidade na mesma? Obrigada
Este ano não, só para o ano. Este ano apenas te poderás candidatar à 2ª ou 3ª fase.

David Lopes

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2018
Olá! Acabei o secundário em ciências e tecnologias, estou a pretender candidatar-me ao ensino superior este ano letivo 2019/2020. Para o curso que quero apenas necessito de uma da seguintes provas de ingresso (biologia e geologia ou física e química ou matemática).Estou a pensar usar a prova de biologia. Mas como o exame de matemática baixou a minha nota, quero saber se ao repeti-lo na segunda fase estou impedido de me candidatar para primeira fase de acesso ao ensino superior, mesmo usando a prova de ingresso de biologia e geologia.
Por favor, respondam!

Última edição:

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Olá! Acabei o secundário em ciências e tecnologias, estou a pretender candidatar-me ao ensino superior este ano letivo 2019/2020. Para o curso que quero apenas necessito de uma da seguintes provas de ingresso (biologia e geologia ou física e química ou matemática).Estou a pensar usar a prova de biologia. Mas como o exame de matemática baixou a minha nota, quero saber se ao repeti-lo na segunda fase estou impedido de me candidatar para primeira fase de acesso ao ensino superior, mesmo usando a prova de ingresso de biologia e geologia.
Por favor, respondam!
Podes candidatar-te na mesma na 1ª fase, mas a nota do exame de matemática da 2ª fase não irá influenciar a tua média interna para a 1ª fase de candidaturas deste ano.

tony_gene

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
E para o ano na candidatura da 1ª fase já dá para usar a nota da 2ªfase do exame deste ano?
Obrigado e cumps,

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
E para o ano na candidatura da 1ª fase já dá para usar a nota da 2ªfase do exame deste ano?
Obrigado e cumps,
Sim, nesse caso altera a tua nota para a 1ª fase. Como prova de ingresso é que só podes usar os exames da 1ª fase.

tony_gene

Membro Caloiro
Matrícula
15 Julho 2018
Não posso usar um exame da 2ª fase deste ano na candidatura da 1ª fase do ano que vem, só vai beneficiar a média geral, é isso??
Obrigado,

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Não posso usar um exame da 2ª fase deste ano na candidatura da 1ª fase do ano que vem, só vai beneficiar a média geral, é isso??
Obrigado,
Sim, só beneficia a tua média do secundário. Porque na 1ª fase de candidaturas só podes usar exames da 1ª fase como prova de ingresso.

David Lopes

Membro Veterano
Matrícula
8 Julho 2018
Podes candidatar-te na mesma na 1ª fase, mas a nota do exame de matemática da 2ª fase não irá influenciar a tua média interna para a 1ª fase de candidaturas deste ano.
Tenho que fazer a candidatura à primeira fase do ensino superior antes de me inscrever para a segunda fase de exames nacionais ou pode ser depois?

Última edição:

Blasty

ModFofa
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
29 Abril 2016
Curso
Medicina
Tenho que fazer a candidatura à primeira do ensino superior antes de me inscrever para a segunda fase de exames nacionais ou pode ser depois?
Tanto faz, desde que cumpras os prazos de cada uma das inscrições.

edu771

Membro Caloiro
Matrícula
18 Setembro 2019
boa tarde, eu passei a matematica A no exame da segunda fase, este ano nao me candidatei ha faculdade pois ainda me falta fazer fisico quimica.
A minha duvida é no proximo ano posso entrar na faculdade como matematica como prova de ingresso logo na primeira faze, ou so posso entrar na segunda?

Edgar H

Mod Secretos
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
1 Outubro 2018
boa tarde, eu passei a matematica A no exame da segunda fase, este ano nao me candidatei ha faculdade pois ainda me falta fazer fisico quimica.
A minha duvida é no proximo ano posso entrar na faculdade como matematica como prova de ingresso logo na primeira faze, ou so posso entrar na segunda?
Usando o exame de matemática como prova de ingresso, só na 2ª fase de candidaturas. Sem o exame de matemática A, logo na 1ª fase.

• Like
Reactions: edu771
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
catarinaquendera Posso me candidatar á segunda fase de acesso ao ensino superior sem ter ido á primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
KungFuKenny Posso me candidatar à segunda fase sem me candidatar à primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
A Posso me candidatar à primeira fase de entrada na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
E Posso candidatar-me na primeira fase? Concurso Nacional e Locais - Público 19
J Posso me candidatar à 1º fase da faculdade e fazer exames na 2º? Concurso Nacional e Locais - Público 9
ada.cris Posso candidatar-me a um Ctesp e a uma licenciatura ao mesmo tempo? Ensino Superior 5
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
M Se for à 2º fase do exame de Biologia no 11º ano só me posso candidatar na 2º fase de candidaturas para a Universidade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
L Posso me candidatar á segunda fase a um curso que não sobrou vagas? Concurso Nacional e Locais - Público 6
D Posso candidatar-me a duas universidades privadas ? Concursos Institucionais – Privado 2
T Universidades Publicas em Portugal Continental onde posso me candidatar a Design de interiores ou Design de Equipamento. Obrigado. Arquitetura, Artes Plásticas e Design 0
H Posso candidatar a contigente? Concursos e Regimes Especiais 5
Mariana Plácido_016 Chumbei a disciplina:se passar na 2º fase, posso candidatar-me à 1º fase para a faculdade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Susana Santinhos Qual a fase a que me posso candidatar? Concurso Nacional e Locais - Público 14
M Se fizer 2a fase de exame nao mesei posso candidatar na 1a fase de candidatura? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
1 Tenho 12° através do RVCC como posso me candidatar ao ensino superior? Concurso Nacional e Locais - Público 1
Gabriel Matos Posso-me candidatar a bolsa já estando no ensino superior? Bolsas e Residências 1
F Posso candidatar me a duas mudanças de curso em simultâneo e ainda ao concurso nacional? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 21
AlinaTym Acabei o 12º na 2ª fase, posso me candidatar na 1ª, com prova da 1ª fase? Concurso Nacional e Locais - Público 6
I Posso ir para um curso sem ter média atualmente? Ensino Secundário 29
_joana.silva Posso fazer exame estando a frequentar o 10º ano? Ensino Secundário 1
M Posso substituir um exame ? Ensino Secundário 1
I Quando posso concorrer (segunda fase dos concursos)? Concurso Nacional e Locais - Público 1
B FLUL Que mestrados posso fazer através do curso de LLC Universidade de Lisboa 6
tomasbarrosgoncalves Posso escolher em que curso me matriculo? Concurso Nacional e Locais - Público 2
D Posso ganhar bolsa de estudo? Bolsas e Residências 2
P Posso perder o contingente ao realizar a candidatura? Concurso Nacional e Locais - Público 7
P Posso tirar um TeSP em leiria e depois seguir uma licenciatura em Portalegre? Ensino Superior 2
voidlessmind Se eu for à 2ª Fase posso acabar com uma nota mais baixa? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
A O que acham que posso fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
L Posso substituir o exame de matemática A por MACS ? Ensino Secundário 1
L Posso mudar de curso? Ensino Secundário 2
Dora Mendes Com uma licenciatura diferente de Engenharia e um mestrado em Engenharia - posso exercer Engenharia? Tecnologias 1
R Posso entrar na 1a fase e na 2a fase de acesso? Concurso Nacional e Locais - Público 1
M Posso seguir um curso de uma área diferente do secundário? Ensino Secundário 1
Miguel Chora Ainda me posso inscrever em Biologia e Geolologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
L Posso anular uma disciplina? Ensino Secundário 3
P Nota atual da disciplina e se posso finalizar a disciplina com o exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
nadeking ainda me posso inscrever ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T Não terminei o curso posso entrar na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
L Posso inscrever-me a cadeiras de anos seguintes? Ensino Superior 0
I Posso faltar a um exame de 11.º ano e fazê-lo no 12.º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
L Posso trajar com o traje masculino? Tradições Académicas 1
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
maguif17 Posso fazer um exame no 12º que não fiz no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
ines1509 Posso inscrever-me nos exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1