Posso candidatar-me pelo Maiores de 23?

BeatrizBranco

Membro Caloiro
Matrícula
11 Fevereiro 2022
Olá a todos! 🤗
Sou licenciada em Enfermagem Veterinária desde 2017. No entanto, gostava de tirar uma nova licenciatura na área do Marketing.

Posso concorrer a partir do concurso para maiores de 23 sendo licenciada? Segundo o que leio é apenas para pessoas que não terminaram secundário e coisas do género.

Obrigada!

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Olá

No site da DGES:

Em "Condições de Candidatura":
"

O regime jurídico aplicável que regula o acesso ao ensino superior dos maiores de 23 anos não estabelece nenhum impedimento, nas suas normas, a que o estudante tenha frequência universitária ou licenciatura, devendo este consultar também o regulamento da instituição de ensino superior pretendida, a fim de apurar o regime aí vigente.​

"

O Concurso M23 é para cada curso para o qual uma pessoa não tem habilitação de acesso. A habilitação de acesso inclui o ciclo secundário ou equivalente e as provas de ingresso. Assim, apenas não é admissível ao concurso M23 para um certo curso quem tenha secundário / equivalente + provas de ingresso (para o curso) com aprovação dentro da validade. Recentemente a validade das provas de ingresso foi aumentada de 2 para 4 anos, mas não sei as implicações para as provas dos últimos anos.

Há cursos que não aceitam M23.

Barbot98

Membro Caloiro
Matrícula
14 Setembro 2018
Boa tarde, eu tenho o ensino secundário feito e um exame de matemática ainda válido (feito o ano passado) mas com nota baixa para ingressar no curso que pretendo. Não posso na mesma realizar a prova para maiores de 23 por ter esse exame ainda válido?

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Boa tarde, eu tenho o ensino secundário feito e um exame de matemática ainda válido (feito o ano passado) mas com nota baixa para ingressar no curso que pretendo. Não posso na mesma realizar a prova para maiores de 23 por ter esse exame ainda válido?
Olá

Nessa situação estás fora do âmbito do concurso M23.

Zorn

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2021
Olá

No site da DGES:

Em "Condições de Candidatura":
"

O regime jurídico aplicável que regula o acesso ao ensino superior dos maiores de 23 anos não estabelece nenhum impedimento, nas suas normas, a que o estudante tenha frequência universitária ou licenciatura, devendo este consultar também o regulamento da instituição de ensino superior pretendida, a fim de apurar o regime aí vigente.​

"

O Concurso M23 é para cada curso para o qual uma pessoa não tem habilitação de acesso. A habilitação de acesso inclui o ciclo secundário ou equivalente e as provas de ingresso. Assim, apenas não é admissível ao concurso M23 para um certo curso quem tenha secundário / equivalente + provas de ingresso (para o curso) com aprovação dentro da validade. Recentemente a validade das provas de ingresso foi aumentada de 2 para 4 anos, mas não sei as implicações para as provas dos últimos anos.

Há cursos que não aceitam M23.
Então, se alguém obter equivalência ao 12º com um curso EFA pode candidatar-se ao M23 desde que não tenha realizado as provas de ingresso?

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Então, se alguém obter equivalência ao 12º com um curso EFA pode candidatar-se ao M23 desde que não tenha realizado as provas de ingresso?
Desde que não tenha tido positiva, se não fez é elegível, se fez e teve nega também.

• Like
Reactions: Zorn

Nayniva

Membro Caloiro
Matrícula
4 Janeiro 2022
Gostaria de me candidatar à M23 na UFP (biologia, português), tem algum teste ou conselho antigo para me dar, por favor, pois estou a tentar praticar com o pouco que tenho mas receio que não seja suficiente

Última edição: