Posso faltar a um dos exames?

Ricardo Pinto

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Estou neste momento com o 12º ano já concluído, inclusive exames nacionais. Já passaram 3 anos desde que os realizei, de maneira que tendo agora interesse em ingressar no ensino superior os vou realizar novamente.
Inscrevi-me nos dois em que me sentiria mais à vontade e que vão de acordo com as minhas opções de curso (Português e Inglês). A minha dúvida é se haverá algum tipo de repercussão caso não compareça ao exame de Português mas apenas ao de Inglês, que não seja o fato de não poder usar o exame a que não compareça como ingresso.
Agradeço desde já a ajuda,

José Pinto

Olá @Ricardo Pinto
A minha dúvida é se haverá algum tipo de repercussão caso não compareça ao exame de Português mas apenas ao de Inglês, que não seja o fato de não poder usar o exame a que não compareça como ingresso.
Não há nenhuma consequência além da que já referes.

• Like
Reactions: suncas
Pegando nesta questão, precisava que me respondessem a isto:
Sou aluna de Línguas e Humanidades, estou no 11º ano. Informaram-me que tinha de fazer 2 exames como interna. Inscrevi-me a Geografia A (específica) e Filosofia (p/ substituir MACS). Acontece que não obtive nota p/ ficar com a disciplina de MACS feita, então vou como externa. Ora, ia fazer 3 exames. Eu não queria fazer exame a Filosofia, mas como disseram-me que tinha de fazer 2 como interna, na altura inscrevi-me. Fui saber à secretaria da minha escola, se podia "anular" o exame de Filosofia e apenas fazer Geografia A (como interna) e o de MACS (como externa). Anular nunca poderia ser. Então disseram-me p/ hoje, dia do exame, faltar e isso não alteraria a minha nota final. Acabei Filosofia com média de 11. Tenho receio de me terem dado mal a informação e ficar “chumbada” à disciplina por ter faltado ao exame, mas como estou inscrita p/ outros dois, não sei…

Daniela

Olá @Danielaa
A partida não deverá haver problema, já que vais fazer exame a MACS, satisfazendo a obrigação de realizar exames nacionais a duas disciplinas bianuais. Mas é algo que é a tua secretaria que tem de gerir, nomeadamente podiam ter alterado a tua inscrição dos exames desta primeira fase retirando de lá filosofia como interna.

olá, eu fui a um jantar de equipa do futebol, no qual muito dos presentes tiveram que ir para o hospital com intoxicação alimentar.
Alguns dos meus colegas estão internados, e temos exame de português na quarta-feira.
Eu tenho receio que também seja internado.
Se isso acontecer e não conseguir fazer o exame de português ainda posso candidatar-me a 1 fase para o ensino superior?

Olá @SuperTramp
Se isso acontecer e não conseguir fazer o exame de português ainda posso candidatar-me a 1 fase para o ensino superior?
O exame da 1ª fase é obrigatório, pelo que o devem realizar. Sugiro que contactem a vossa secretaria para explorarem um possível acesso a uma época especial de exames o mais rapidamente possível.

Olá, eu inscrevi-me em três exames : Filosofia(prova de ingresso) , Geografia (para passar na disciplina) e Economia(para passar na disciplina).
Só me inscrevi no de geografia porque me disseram que era um risco ir ao de Filosofia, mas no entanto fiz hoje o teste de filosofia e sei que tenho mais de 11 , é certo, e não muda a minha média (uma vez que é só 30% ) . O exame de geografia é na próxima quinta e tenho pouquissimo tempo para estudar. É possível ''anular'' a minha entrada no exame de geografia? Por favor , quem souber, que responda.

Aproveitando este post queria perguntar se sou obrigado a ir a exame de fisica e quimica já que tenho media de 10 e não me sinto preparado e estou a pensar em fazer a disciplina como externo para o ano.

Olá @mkknop
sou obrigado a ir a exame de fisica e quimica já que tenho media de 10 e não me sinto preparado e estou a pensar em fazer a disciplina como externo para o ano.
Ninguém te obriga a fazer nada. Tens só de ter em consideração que caso este ano vás com 10 valores como interno, "só" precisas de 8,5 no exame nacional para passar. Caso chumbes este ano, e vás repetir no próximo ano como externo, precisarás de 9,5 no exame nacional para passar.

No meu caso, devido ao meu estado de saúde também vou este mal preparado para o exame de fqa na quinta, e tendo amanhã exame a pt.
Se eu tirar muito má nota desce a média de fqa que eu garanti no ano passado?

Se eu tirar muito má nota desce a média de fqa que eu garanti no ano passado?
Se já concluíste a disciplina, o exame só afeta a nota que tiveste caso seja superior à mesma.

Olá, o meu nome é Daniela e sou aluna do 12 ano do Curso de Ciências e Tecnologias. O ano passado realizei o exame de biologia e geologia e tirei 9.7, ficando com a disciplina feita e como prova de ingresso. Este ano voltei a inscrever-me no exame com o intuito de subir a nota mas não me sinto preparada. A minha dúvida é se posso perder a nota ou a disciplina como prova de ingresso caso não vá ao exame.

Olá, o meu nome é Daniela e sou aluna do 12 ano do Curso de Ciências e Tecnologias. O ano passado realizei o exame de biologia e geologia e tirei 9.7, ficando com a disciplina feita e como prova de ingresso. Este ano voltei a inscrever-me no exame com o intuito de subir a nota mas não me sinto preparada. A minha dúvida é se posso perder a nota ou a disciplina como prova de ingresso caso não vá ao exame.
Boa tarde,

A única coisa que perdes é o dinheiro que pagaste por ele; de resto não tem qualquer interferência com notas obtidas no ano passado.

Joana

Boas

Terminei o ensino secundário em 2012, fiz os exames e foi devidamente aprovado.

Na altura não me candidatei ao exame superior, este ano decidi entrar. Como os meus exames perderam a validade como prova de ingresso decidi auto candidatar-me. E candidatei-me ao exame de Português e Historia A, só que a uma semana soube que só precisava de um deles como prova de ingresso. Ou seja em vez de estudar para os dois decidi concentra-me no exame de Historia. Só que hoje ao telefonar para universidade, não me puderam confirmar se não ia ter problemas depois na inscrição. Porque eu amanha não ia ao exame de Português, e ia só na sexta feira ao exame de Historia A.

Mas agora tenho medo que ao não ir ao exame amanha, depois ao pedir a ficha ENES, ela não me seja dada visto que faltei a um exame.

Terei algum problema? Basta ir só ao meu exame de Historia visto que só preciso dele para prova de ingresso ( É uma das escolhas no meio de três disciplinas, historia, português e geografia)

Muito obrigada pela ajuda.

Boas

Terminei o ensino secundário em 2012, fiz os exames e foi devidamente aprovado.

Na altura não me candidatei ao exame superior, este ano decidi entrar. Como os meus exames perderam a validade como prova de ingresso decidi auto candidatar-me. E candidatei-me ao exame de Português e Historia A, só que a uma semana soube que só precisava de um deles como prova de ingresso. Ou seja em vez de estudar para os dois decidi concentra-me no exame de Historia. Só que hoje ao telefonar para universidade, não me puderam confirmar se não ia ter problemas depois na inscrição. Porque eu amanha não ia ao exame de Português, e ia só na sexta feira ao exame de Historia A.

Mas agora tenho medo que ao não ir ao exame amanha, depois ao pedir a ficha ENES, ela não me seja dada visto que faltei a um exame.

Terei algum problema? Basta ir só ao meu exame de Historia visto que só preciso dele para prova de ingresso ( É uma das escolhas no meio de três disciplinas, historia, português e filosofia)

Muito obrigada pela ajuda.
Boa tarde,

Se tens o secundário concluido e não precisas de Português como prova de ingresso não precisas ir a exame. Não te afecta em nada.

Joana

• Like
Reactions: urgente
Eu conclui o 12ª ano, em 2012. Fui aprovado a todas as disciplinas e tive positiva nos dois exames. Na altura também Português e Historia A.

Só preciso de um como prova de ingresso, e já que tenho mais facilidade em Historia optei por me concentrar nessa disciplina. Hoje ao ligar para a universidade caiu me tudo. Dizem que para eles só precisam de uma das três. Mas que não sabem se vou ter problemas na emissão da ficha ENES porque já me tinha auto candidatado.