Posso faltar a um dos exames?

Ja conclui o 12° ano em Ciências e tecnologias no ano passado. Candidatei me este ano à faculdade e por não ter gostado do curso na qual estava inscrita decidi anular a matrícula e parar um ano. Sempre tive muitas dúvidas sobre o que seguir e acabei por me inscrever no exame de Biologia e Geologia como externa dado que todas as opções tinham esse exame como prova de acesso. Caso falte ao exame há alguma consequência?

Desde já obrigada pela resposta! 🙂
Na escola só paguei 3€ pk me disseram q já não podia fazer melhoria.
Se não comparecer posso ir na mesma buscar a ficha enes certo? Peço desculpa por tantas perguntas!
Sim, poderás ir buscar a ficha ENES. Tens é de ter atenção à validade dos exames que queres usar

• Like
Reactions: erirueh
Sou aluno de 11° de Humanidades, e este ano tenho exames de Geografia e MACS, sendo que tive 6 a MACS e não fui proposto a exame, posso faltar ao exame de MACS, fazendo só o de Geografia e mesmo assim passar de ano?

Sou aluno de 11° de Humanidades, e este ano tenho exames de Geografia e MACS, sendo que tive 6 a MACS e não fui proposto a exame, posso faltar ao exame de MACS, fazendo só o de Geografia e mesmo assim passar de ano?

E porque não mudares o estatuto para externo e tentares tirar 9,5 no exame? Se conseguires já fica feita a disciplina, se não conseguires pelo menos tentaste.

boa tarde, eu o ano passado passei a matemática, com 12,5 mas nao passei a Português e nao estou matriculado. este a inscrevi-me a português e matemática como auto-proposto, contudo decidi nao fazer o de matemática. O exame que tenho o ano passado ainda conta se eu nao for ao exame de matemática? Ou tenho de o fazer para nao ficar com 0 ?

Poder podes, ficas é com MACS por fazer e tens 3 opções:
- Não faltas ao exame e tentas passar com 9,5 min, concluindo a disciplina;
- Faltas ao exame e fazes MACS no 12° ano por externo, em conjunto com os exames de Português e História A;
- Faltas ao exame e no 12° ano fazes o exame de uma bienal que substitua MACS (Literatura Portuguesa ou uma outra Língua Estrangeira que não seja a que tiveste no secundário)
E porque não mudares o estatuto para externo e tentares tirar 9,5 no exame? Se conseguires já fica feita a disciplina, se não conseguires pelo menos tentaste.
Como teve 6 ele não vai como interno.

boa tarde, eu o ano passado passei a matemática, com 12,5 mas nao passei a Português e nao estou matriculado. este a inscrevi-me a português e matemática como auto-proposto, contudo decidi nao fazer o de matemática. O exame que tenho o ano passado ainda conta se eu nao for ao exame de matemática? Ou tenho de o fazer para nao ficar com 0 ?
Conta, podes faltar à vontade. :)

O estatuto dele já está como externo a MACS, porque chumbou como interno, logo, não precisa mudar nada.

Sempre pensei que fosse preciso umas formalidades quaisquer na secretaria ou whatever.

Sempre pensei que fosse preciso umas formalidades quaisquer na secretaria ou whatever.
Tens razão Gonçalo! É necessário mudar até 2 dias depois da saída das pautas. Como o prazo já terminou, ele só poderá ir em 2a fase, creio.

Edit: mas ele disse que não foi proposto a exame, logo já ia como externo. Isso é caso ele se tivesse inscrito como interno e depois chumbou no final do ano

desculpe a insistência, mas eu inscrevi-me na modalidade em que a nota que teria seria nota de final de ano
Mas já terminaste a disciplina no ano passado, certo? Portanto, a nota que terias no exame passaria a contar 100% da disciplina, mas apenas se for superior à que já tinhas. Se faltares ao exame, é como se ficasses com 0 e não muda nada.

Tens razão Gonçalo! É necessário mudar até 2 dias depois da saída das pautas. Como o prazo já terminou, ele só poderá ir em 2a fase, creio.

Edit: mas ele disse que não foi proposto a exame, logo já ia como externo. Isso é caso ele se tivesse inscrito como interno e depois chumbou no final do ano
Dois dias úteis, ou seja é quase impossível já ter passado, a escola acabou na quarta mesmo que tenham saído na quinta, tem até amanhã.

• Like
Reactions: davis
Mas já terminaste a disciplina no ano passado, certo? Portanto, a nota que terias no exame passaria a contar 100% da disciplina, mas apenas se for superior à que já tinhas. Se faltares ao exame, é como se ficasses com 0 e não muda nada.

sim ja. mas continuo a poder usar essa nota como nota de ingresso
obrigado pelo esclarecimento ate agora prestado

Dois dias úteis, ou seja é quase impossível já ter passado, a escola acabou na quarta mesmo que tenham saído na quinta, tem até amanhã.
Tens razão! Baralhei-me com o calendário e julguei ter passado mais tempodesde o fim das aulas. Provavelmente as pautas saíram agora.

• Like
Reactions: Edgar H