Posso faltar a um dos exames?

O aluno dos cursos regulares é mesmo obrigado a fazer os exames a 2 bienais e a português + trienal para concluir o secundário, logo se faltar, mesmo que vá com 20, chumba à disciplina.

A alternativa para este caso é fazer um requerimento à escola para pedir para repetir o 11º ano todo como interno.
Então peço desculpa, mas como não consegui encontrar isso escrito directamente em nenhum decreto, deduzi que não fosse obrigado.

Última edição:
  • Like
Reactions: davis
Olá @Marta Ferpinto

És obrigada a ter 2 exames feitos, sendo um deles o de português, para o cálculo da CFCEPE:

Não consegues obter a ficha ENES, logo não consegues concorrer.

Vou como externo !
Vou ter que fazer português porque era obrigatorio , nao posso faltar mas posso nota negativa e obter a ficha ENES?

Vou como externo !
Vou ter que fazer português porque era obrigatorio , nao posso faltar mas posso nota negativa e obter a ficha ENES?
Se não é a tua prova de ingresso e desde que tenhas pelo menos 9,5 valores na CFCEPE, se és do ensino profissional, sim.

Ola , estou no curso de ciencias e tecnologia 11 ano , inscrevi me para 2 exames como interno Biologia e Filosofia (para substituir fisico quimica) . Aconteceu que tinha de me inscrever para a o exame de fisico quimica como externo e agora tenho 3 exames para fazer . Tenho 11 de media a Filosofia e gostaria de saber se posso faltar ao exame sem chumbar a disciplina.

Olá @Vlad09
Ola , estou no curso de ciencias e tecnologia 11 ano , inscrevi me para 2 exames como interno Biologia e Filosofia (para substituir fisico quimica) . Aconteceu que tinha de me inscrever para a o exame de fisico quimica como externo e agora tenho 3 exames para fazer . Tenho 11 de media a Filosofia e gostaria de saber se posso faltar ao exame sem chumbar a disciplina.
Estando inscrito como interno não podes faltar, ou chumbas à disciplina. Terias de alterar a inscrição nesse exame retirando-o completamente ou passando nesse para externo. Considerando que é já na 2ª feira não deve dar.

Post automatically merged:

Olá @Vlad09

Estando inscrito como interno não podes faltar, ou chumbas à disciplina. Terias de alterar a inscrição nesse exame retirando-o completamente ou passando nesse para externo. Considerando que é já na 2ª feira não deve dar.

Foi exatamente isso que eu tentei fazer na ultima quinta feira mas a senhora da secretaria disse me que nao podia e recomendou me faltar ao exame

Foi exatamente isso que eu tentei fazer na ultima quinta feira mas a senhora da secretaria disse me que nao podia e recomendou me faltar ao exame
Estando inscrito como interno não podes faltar, ficas com a disciplina por fazer...

Eu estou no 11º, vou fazer as disciplinas de Geografia e de Macs como aluno interno e filosofia como aluno externo.
A minha duvida é, se eu faltar amanha ao exame de filosofia fico com a minha nota da pauta (11) ou fico com a nota do exame ?

Olá @eepa
Eu estou no 11º, vou fazer as disciplinas de Geografia e de Macs como aluno interno e filosofia como aluno externo.
A minha duvida é, se eu faltar amanha ao exame de filosofia fico com a minha nota da pauta (11) ou fico com a nota do exame ?
Se estás como externa ficas com a nota que tinhas.

Se já tiveres a disciplina feita, sim.

Acabei um curso profissional a 2 anos ,e este ano decidi fazer o exame para a prova de ingresso de Geografia ,
vou fazer exames com externo , tenho no meu caso a disciplinas de Português feita?
Desculpa mais uma vez uma pergunta!

Acabei um curso profissional a 2 anos ,e este ano decidi fazer o exame para a prova de ingresso de Geografia ,
vou fazer exames com externo , tenho no meu caso a disciplinas de Português feita?
Desculpa mais uma vez uma pergunta!
Para concorrer, sendo do profissional, precisas obrigatoriamente de ter realizado o exame nacional de português, que entra na CFCEPE junto com outro exame que realizes.

Para concorrer, sendo do profissional, precisas obrigatoriamente de ter realizado o exame nacional de português, que entra na CFCEPE junto com outro exame que realizes.
Entao nao Posso faltar ao Exame de Português ! e que tenho perguntado a imensa gente até próprios Professoras e na propria Escola que vou fazer o exame e tem sido muita Informação cruzada.
Obrigada pela Atençao.

• Like
Reactions: davis
Bom dia, como sou do ensino profissional, sou obrigada a inscrever-me a dois exames um deles sendo o de Português. A minha dúvida é se sou obrigada a fazê-lo visto que não vou usá-lo como prova de ingresso? Vou ter alguma consequência? Se não fizer ambos os exames não vou conseguir concorrer no concurso nacional? Obrigada

Bom dia, como sou do ensino profissional, sou obrigada a inscrever-me a dois exames um deles sendo o de Português. A minha dúvida é se sou obrigada a fazê-lo visto que não vou usá-lo como prova de ingresso? Vou ter alguma consequência? Se não fizer ambos os exames não vou conseguir concorrer no concurso nacional? Obrigada
És obrigada a realizá-los, se não fizeres o de português não te podes candidatar ao ensino superior, mesmo não o usando como prova de ingresso.

Mas eu vou como externa, já acabei o meu curso à 4 anos. Isso muda alguma coisa? Desculpa, esqueci-me de explicar isso.
Pelo concurso nacional de acesso tens que fazer os 2 exames, obrigatoriamente.

• Like
Reactions: Edgar H
Pelo concurso nacional de acesso tens que fazer os 2 exames, obrigatoriamente.
Mas já me disseram, até pela faculdade que vou que eu não precisava da nota do de Português se não vou usar como prova de ingresso. Como tenho intenções de só usar o de Inglês, disseram-me que só precisava da nota desse exame para entrar.

Mas já me disseram, até pela faculdade que vou que eu não precisava da nota do de Português se não vou usar como prova de ingresso. Como tenho intenções de só usar o de Inglês, disseram-me que só precisava da nota desse exame para entrar.
Só precisas de nota superior a 95 a Inglês, mas precisas realizar o exame de Português, independentemente da nota que tirares, para poderes concorrer. Aconselho a leres este artigo És do Profissional ou Artístico? Estas são as novas regras de Acesso | Uniarea

• Like
Reactions: davis and Edgar H