Posso fazer 10 ano de um disciplina enquanto tou a tirar o 11

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

Pedrofilip13

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2019
Nunca fui aluno de estudar, fazia os testes c a matéria q ouvia na aula. Acabei o 10 com uma média de 13.8, e a minha nota a matemática foi miserável foi 11, agora estou no 11 ano e acabei por cometer o mesmo erro e n estudei, tou com um 10 e não sei mesmo o que fazer. Estava a ponderar repetir este ano porque tenho a noção q se me esforçar consigo mas por outro lado mantenho aquele 11 do 10 ano então eu queria saber se é possível enquanto repito o 11 ano possa também estar a repetir matemática de 10 ano ou uma solução possível, obrigado

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
Matemática A ou B?

Bem, não podes estar num ano e a melhorar a nota do ano anterior. Neste momento só podes melhorar a tua média através do exame nacional.

Para melhorar esta nota através do exame tens 2 opções, ir a exame como aluno interno, ou ir como aluno externo.

Daí ter perguntado se tens matemática A ou B, isto porque matemática B tem duração de 2 anos, e a A de 3 anos.

Se tiveres a B, significa que terás exame no 11°ano e que vais a exame como aluno interno, ou seja, podes melhorar a nota consoante a nota que tenhas no exame e a tua média final (está aqui a tabela para perceberes melhor: Tabela Média Final). Caso a nota que tenhas no exame não seja do teu agrado, no 12°ano poderás ir novamente a exame, mas desta vez irás como externo pois já terminaste a disciplina. Qual é a diferença? Como externo, se a nota que tiveres no exame for superior à nota que tiveste à disciplina, a nota do exame passa a ser a nota da disciplina. Ou seja, imagina que terminaste a disciplina com 12V, se fores a exame como externo e tirares 17V, a tua média da disciplina aumenta para 17V (caso tires menos de 12V não há problema, a nota só altera se for para melhor, nunca és prejudicado, podes tirar 1V que contínuas com os 12V).

Agora se tiveres matemática A é a mesma coisa, a diferença é que a disciplina só acaba no 12° ano, então a única forma de aumentares a nota sem arriscares a chumbar é indo como interno e tirando a melhor nota no exame (sendo que nesse caso a tua nota iria aumentar consoante a tabela que deixei acima). Para ires como externo a exame terias ou que anular a disciplina, o que corres sempre o risco de tirar negativa e ficares com a disciplina por fazer, ou então ir a exame no "13° ano". Nesse caso poderias repetir o 12° ano a todas ou só algumas disciplinas e depois ir a exame, ou então paravas 1 ano e apenas de inscrevias no exame e ias, não precisarias de ir às aulas.

Bem, para quem não percebe disto, pode parecer um pouco confuso. Qualquer coisa que não tenhas percebido ou qualquer dúvida que tenhas diz, que tentarei explicar

• Like
Reactions: davis and braaaaaas

Pedrofilip13

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2019
Tenho matemática A, então devo repetir o ano ou continuar e subir nos exames
Quanto e q os exames podem aumentar a média?
O curso q pretendia era engenharia informática

braaaaaas

Membro
Matrícula
4 Março 2018
Curso
Gestão de Recursos Humanos
Instituição
IPS-ESCE
Boas Pedro! A resposta nem sempre é certa, porém, a forma mais fácil de verificares +/- qual poderá ser a tua nota final é verificando esta tabela: Clica aqui
- Tens uma certa ideia da nota que ficarás, verificando a tua classificação interna final + a tua nota em exame.
Exemplo: Tens de classificação interna final 16 valores na disciplina de Matemática A, se em exame tirares 16, irás manter o 16.
Porém, se tirares 14, a tua nota irá descer para os 15 valores.

Dá uma olhada na tabela, será mais esclarecedor.
Mensagem fundida automaticamente:

Boas Pedro! A resposta nem sempre é certa, porém, a forma mais fácil de verificares +/- qual poderá ser a tua nota final é verificando esta tabela: Clica aqui
- Tens uma certa ideia da nota que ficarás, verificando a tua classificação interna final + a tua nota em exame.
Exemplo: Tens de classificação interna final 16 valores na disciplina de Matemática A, se em exame tirares 16, irás manter o 16.
Porém, se tirares 14, a tua nota irá descer para os 15 valores.

Dá uma olhada na tabela, será mais esclarecedor.
Não tinha reparado, mas o @Francisc0 tinha acabado de explicar isso no tópico acima 😂 😂
My bad

• Like
Reactions: davis and Francisc0

Francisc0

Membro Veterano
Matrícula
21 Maio 2017
Como eu e o braaaaas já dissemos, a subida de nota dos exames depende da nota que tiveres. Essa tabela que partilhá-mos mostra a nota com que ficas à disciplina consoante a nota que tenhas no exame.
Se queres repetir ou continuar a escola é uma escolha tua. O que acontece é que podes repetir agora o ano e ir a exame e tirares nota baixa. Portanto, na minha opinião, se queres repetir repete no 12°ano, isto porque terminas a disciplina e podes fazer melhoria de nota às disciplinas anuais no 12°ano, e depois poderás repetir o exame de Matemática e aí já vais como externo, onde a nota que tenhas no exame será a tua nota final à disciplina (como disse anteriormente, isto só acontece caso tires melhor nota, se tirares menos não serás prejudicado, a nota manter-se-à a mesma)

• Like
Reactions: braaaaaas

Pedrofilip13

Membro Caloiro
Matrícula
18 Maio 2019
Como eu e o braaaaas já dissemos, a subida de nota dos exames depende da nota que tiveres. Essa tabela que partilhá-mos mostra a nota com que ficas à disciplina consoante a nota que tenhas no exame.
Se queres repetir ou continuar a escola é uma escolha tua. O que acontece é que podes repetir agora o ano e ir a exame e tirares nota baixa. Portanto, na minha opinião, se queres repetir repete no 12°ano, isto porque terminas a disciplina e podes fazer melhoria de nota às disciplinas anuais no 12°ano, e depois poderás repetir o exame de Matemática e aí já vais como externo, onde a nota que tenhas no exame será a tua nota final à disciplina (como disse anteriormente, isto só acontece caso tires melhor nota, se tirares menos não serás prejudicado, a nota manter-se-à a mesma)
Como é que funciona a melhoria de nota

Matrícula
22 Julho 2018
Olá Pedro penso que não precisas! Podes repita o ano que desejares se queres repetir o 10 ano, se não deixares nenhuma disciplina para trás no 11 depois passas para o 12 ano. Entendes? Penso que a melhor opção para ti seria mesmo ir como aluno externo à exame. Penso eu.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
_joana.silva Posso fazer exame estando a frequentar o 10º ano? Ensino Secundário 1
maguif17 Posso fazer um exame no 12º que não fiz no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
J Posso-me só inscrever num exame (11º) e fazer o outro para o ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
Rui Maia Anulei matrícula de matemática e português para fazer apenas os exames... posso matricular próximo ano? Ensino Secundário 1
D Chumbei a duas cadeiras. Posso inscrever-me para o 2ºAno e fazer as cadeiras em falta noutro ano? Ensino Superior 2
B FLUL Que mestrados posso fazer através do curso de LLC Universidade de Lisboa 6
A O que acham que posso fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 12
J Posso me candidatar à 1º fase da faculdade e fazer exames na 2º? Concurso Nacional e Locais - Público 9
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4
Cristin LM Posso fazer os exames tendo +23 anos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
I Posso fazer o exame de Historia e cultura das artes para substituir o exame de geometria descritiva, mesmo tendo anulado geometria descritiva? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
S Posso fazer melhoria de FQ tendo tê-la anulado? Ensino Secundário 2
V Que exames (11ºano) posso fazer no curso de artes visuais? Ensino Secundário 2
PedrOliveira Estou em humanidades e gostava de ser contabilista , como o posso fazer ? Quais as maneiras mais "fáceis" ? Ciências Económicas e Empresariais 9
Joanapdsa Posso fazer matrícula sendo menor? Ensino Superior 2
J Posso fazer equivalência à frequencia no 12, mesmo tempo a disciplina do 11 não concluida? Ensino Secundário 0
Maryf Posso fazer os exames nacionais ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
gabrielacfreitas Posso fazer 3 exames no 11º? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M O que posso fazer se chumbar na disciplina Ensino Secundário 3
R Posso voltar a fazer exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
A Estou lixado?O que posso fazer? Ensino Secundário 3
G O que posso eu fazer? Ensino Secundário 26
I Posso ir para um curso sem ter média atualmente? Ensino Secundário 29
M Posso substituir um exame ? Ensino Secundário 1
catarinaquendera Posso me candidatar á segunda fase de acesso ao ensino superior sem ter ido á primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
I Quando posso concorrer (segunda fase dos concursos)? Concurso Nacional e Locais - Público 1
tomasbarrosgoncalves Posso escolher em que curso me matriculo? Concurso Nacional e Locais - Público 2
D Posso ganhar bolsa de estudo? Bolsas e Residências 2
P Posso perder o contingente ao realizar a candidatura? Concurso Nacional e Locais - Público 7
P Posso tirar um TeSP em leiria e depois seguir uma licenciatura em Portalegre? Ensino Superior 2
voidlessmind Se eu for à 2ª Fase posso acabar com uma nota mais baixa? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
L Posso substituir o exame de matemática A por MACS ? Ensino Secundário 1
L Posso mudar de curso? Ensino Secundário 2
Dora Mendes Com uma licenciatura diferente de Engenharia e um mestrado em Engenharia - posso exercer Engenharia? Tecnologias 1
R Posso entrar na 1a fase e na 2a fase de acesso? Concurso Nacional e Locais - Público 1
ada.cris Posso candidatar-me a um Ctesp e a uma licenciatura ao mesmo tempo? Ensino Superior 5
M Posso seguir um curso de uma área diferente do secundário? Ensino Secundário 1
Miguel Chora Ainda me posso inscrever em Biologia e Geolologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
L Posso anular uma disciplina? Ensino Secundário 3
P Nota atual da disciplina e se posso finalizar a disciplina com o exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
nadeking ainda me posso inscrever ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T Não terminei o curso posso entrar na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
L Posso inscrever-me a cadeiras de anos seguintes? Ensino Superior 0
I Posso faltar a um exame de 11.º ano e fazê-lo no 12.º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Se for à 2º fase do exame de Biologia no 11º ano só me posso candidatar na 2º fase de candidaturas para a Universidade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
L Posso trajar com o traje masculino? Tradições Académicas 1