Posso fazer exame de 11 ano no 12 ano como externo?

Olá! Sou do 11 ano e irei fazer exame de macs este ano. Como eu talvez precisarei de ter o exame de Matemática B (uma decisão de última hora) e como já não tenho tempo de o fazer este ano, poderei fazê-lo para o ano (12) como externo, sendo que Matemática B é uma disciplina que termina no 11? Obrigada!!

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Sim. Podes realizar o exame em qualquer ano igual ou superior ao de conclusão da disciplina, inclusive após terminar o 12º para melhoria de nota.

• Like
Reactions: soraiarftorres

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
Mesmo que eu nunca tenha estado no curso onde é lecionada a disciplina que quero fazer exame?
Sim. A única diferença é que, nesses casos, o exame só serve como prova de ingresso. Como é lógico, não podes melhorar a nota interna de uma disciplina à qual não tens nota interna.

julia2005

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2022
Sim. A única diferença é que, nesses casos, o exame só serve como prova de ingresso. Como é lógico, não podes melhorar a nota interna de uma disciplina à qual não tens nota interna.
E se eu estiver inscrita na disciplina, mas quiser fazer um exame de 11º no 12º, posso fazer sem que isso altere a minha nota interna?

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
E se eu estiver inscrita na disciplina, mas quiser fazer um exame de 11º no 12º, posso fazer sem que isso altere a minha nota interna?
Não sei se podes ou não, mas não vejo porque havias de querer fazer isso.
O exame só altera a nota interna se for melhor. Se for pior, a nota interna fica igual.

julia2005

Membro Caloiro
Matrícula
8 Outubro 2022
Não sei se podes ou não, mas não vejo porque havias de querer fazer isso.
O exame só altera a nota interna se for melhor. Se for pior, a nota interna fica igual.
Eu não fiz o exame de Biologia e Geologia no 11º ano e agora estou no 12º e queria fazer, mas apenas como prova de ingresso, não quero alterar a minha nota interna. o meu medo é que há uns tempos disseram-me que se fizesse um exame de 11º no 12º ficava com a nota do exame como nota interna, mesmo que fosse mais baixa. Queria saber se isso é realmente verdade.

sigis

Membro Veterano
Matrícula
26 Maio 2020
o meu medo é que há uns tempos disseram-me que se fizesse um exame de 11º no 12º ficava com a nota do exame como nota interna, mesmo que fosse mais baixa. Queria saber se isso é realmente verdade
Não é. Após concluíres uma disciplina, a nota só muda se fores a exame fazer melhoria, e só se for, de facto, melhor.
Ao fazer o exame "sem que isso altere a [tua] nota interna", apenas estarias a abdicar da possibilidade de melhorar.