Posso fazer exame de 11 ano no 12 ano como externo?

hshshwhhahwhwh

Membro Caloiro
Matrícula
28 Junho 2022
Olá! Sou do 11 ano e irei fazer exame de macs este ano. Como eu talvez precisarei de ter o exame de Matemática B (uma decisão de última hora) e como já não tenho tempo de o fazer este ano, poderei fazê-lo para o ano (12) como externo, sendo que Matemática B é uma disciplina que termina no 11? Obrigada!!

Sim. Podes realizar o exame em qualquer ano igual ou superior ao de conclusão da disciplina, inclusive após terminar o 12º para melhoria de nota.

• Like
Reactions: soraiarftorres
Mesmo que eu nunca tenha estado no curso onde é lecionada a disciplina que quero fazer exame?
Sim. A única diferença é que, nesses casos, o exame só serve como prova de ingresso. Como é lógico, não podes melhorar a nota interna de uma disciplina à qual não tens nota interna.

Sim. A única diferença é que, nesses casos, o exame só serve como prova de ingresso. Como é lógico, não podes melhorar a nota interna de uma disciplina à qual não tens nota interna.
E se eu estiver inscrita na disciplina, mas quiser fazer um exame de 11º no 12º, posso fazer sem que isso altere a minha nota interna?

E se eu estiver inscrita na disciplina, mas quiser fazer um exame de 11º no 12º, posso fazer sem que isso altere a minha nota interna?
Não sei se podes ou não, mas não vejo porque havias de querer fazer isso.
O exame só altera a nota interna se for melhor. Se for pior, a nota interna fica igual.

Não sei se podes ou não, mas não vejo porque havias de querer fazer isso.
O exame só altera a nota interna se for melhor. Se for pior, a nota interna fica igual.
Eu não fiz o exame de Biologia e Geologia no 11º ano e agora estou no 12º e queria fazer, mas apenas como prova de ingresso, não quero alterar a minha nota interna. o meu medo é que há uns tempos disseram-me que se fizesse um exame de 11º no 12º ficava com a nota do exame como nota interna, mesmo que fosse mais baixa. Queria saber se isso é realmente verdade.

o meu medo é que há uns tempos disseram-me que se fizesse um exame de 11º no 12º ficava com a nota do exame como nota interna, mesmo que fosse mais baixa. Queria saber se isso é realmente verdade
Não é. Após concluíres uma disciplina, a nota só muda se fores a exame fazer melhoria, e só se for, de facto, melhor.
Ao fazer o exame "sem que isso altere a [tua] nota interna", apenas estarias a abdicar da possibilidade de melhorar.

Estou no curso de línguas e humanidades de francês, no 11ºano. posso fazer exame de macs no 12º ano como prova de ingresso? E se sim, como?

Podes fazer o exame de macs no 11o ou no 12o, mesmo n sendo aluna dessa disciplina. É só dizeres na altura da inscrição para os exames que te queres autopropor ao exame de macs.

Olá! Ano passado 11 ano efetuei o exame de macs na 1 fase, não recorri á 2 fase mas no entanto este ano letivo , 12 ano repeti o exame no intuito de obter um resultado melhor , no caso de ser inferior ao obtido no 11 ano fico com a melhor nota obtida no exame ou fico com a nota que obtiver agora no 12 ano?

Ola, eu posso fazer exame de filosofia no 12 ano, visto que no 11 só fiz de biologia para evitar ter de fazer o de Matemática? obrigado
Post automatically merged:

Ola, eu posso fazer exame de filosofia no 12 ano, visto que no 11 só fiz de biologia para evitar ter de fazer o de Matemática? obrigado

Sim, podes.

Alunos a frequentar o 11.º ano em 2023/24
(obrigatoriedade de realização de 3 exames nacionais com ponderação de 30% na CFD = (7 CIF + 3 CE)/10 )

Duas disciplinas bienais da formação específica + Português
ou
Uma disciplina bienal da componente de formação específica + Português + disciplina trienal da componente deformação específica
ou
Filosofia +Português + disciplina trienal da componente deformação específica
ou
Uma disciplina bienal da formação específica + Filosofia + Português

Sim, podes.

Alunos a frequentar o 11.º ano em 2023/24
(obrigatoriedade de realização de 3 exames nacionais com ponderação de 30% na CFD = (7 CIF + 3 CE)/10 )

Duas disciplinas bienais da formação específica + Português
ou
Uma disciplina bienal da componente de formação específica + Português + disciplina trienal da componente deformação específica
ou
Filosofia +Português + disciplina trienal da componente deformação específica
ou
Uma disciplina bienal da formação específica + Filosofia + Português
Sim, mas a minha questão é se é possível fazer o de filosofia 12 mesmo tendo acabado a disciplina no 11. Obrigado

Olá, acabei de realizar o exame de Biologia e Geologia e não tive uma nota que me agradou muito, porém a classificação final da disciplina foi boa. A minha pergunta é, caso eu não realize a segunda fase (não estava a pensar realizar) e decida repetir o exame para o ano (no 12°) a nota que tiver substitui a nota final da disciplina caso seja superior ou apenas substitui a nota do exame (serve só como prova de ingresso ao ensino superior)??
Não sei se a pergunta é um pouco confusa, mas espero que alguém me possa ajudar...