Posso fazer mestrado em ensino?

MarianaMMF

Membro Caloiro
Matrícula
7 Setembro 2023
Boa tarde.
Este ano licenciei-me em Sociologia, porém não tenho interesse em fazer um mestrado na minha área. Gostaria de fazer mestrado em ensino, especialmente em ensino de história ou filosofia. É possível, no meu caso, fazer mestrado nestas condições? Sei que um dos requisitos para entrada nos mestrados é um mínimo de créditos na área, como poderei saber se as cadeiras que frequentei na licenciatura correspondem à mesma área que as exigidas?
Desde já agradeço a todos os que me poderem ajudar!

também tenho praticamente a mesma dúvida que tu mas noutra área, estou em Engenharia Física e queria fazer uma carreira mais virada para o ensino (talvez fazer mestrado em física e química), mas não sei como o fazer porque faltariam-me créditos de química.

para quem sabe disto, se tirar um mestrado de física tenho "acesso" à profissão na mesma?

Boa tarde.
Este ano licenciei-me em Sociologia, porém não tenho interesse em fazer um mestrado na minha área. Gostaria de fazer mestrado em ensino, especialmente em ensino de história ou filosofia. É possível, no meu caso, fazer mestrado nestas condições? Sei que um dos requisitos para entrada nos mestrados é um mínimo de créditos na área, como poderei saber se as cadeiras que frequentei na licenciatura correspondem à mesma área que as exigidas?
Desde já agradeço a todos os que me poderem ajudar!
Olá, Mariana! A legislação foi recentemente actualizada, mas precisas de ter no mínimo 90 ECTS em História para leccionar História ou 90 ECTS em Filosofia. Para consultares se o teu plano de estudos se enquadra em alguma destas áreas, tens de consultar a versão do plano de estudos publicada em Diário da República (costuma estar no site das faculdades, se não tens de procurar pela web) e nesse documento encontra-se a área científica de cada cadeira do curso. É contabilizares os ECTS - se achas que estás apta, tens de pedir que a instituição emita um certificado em como tens os ECTS mínimos para leccionar.

também tenho praticamente a mesma dúvida que tu mas noutra área, estou em Engenharia Física e queria fazer uma carreira mais virada para o ensino (talvez fazer mestrado em física e química), mas não sei como o fazer porque faltariam-me créditos de química.

para quem sabe disto, se tirar um mestrado de física tenho "acesso" à profissão na mesma?
Nos moldes actuais, não, mas talvez no futuro a situação mude idk. Para conseguires nos moldes actuais, terias que fazer o mínimo de ECTS em Química (podes fazer por unidades curriculares isoladas).