Posso mudar de curso caso não me sinta bem no atual?

AntónioC

Membro Caloiro
Matrícula
8 Setembro 2019
Eu fiquei colocado em sociologia mas vamos imaginar que eu não me sinto bem neste curso e perceba que não é para mim. Posso sempre mudar para o próximo ano letivo e na mesma universidade? E se sim tenho de o fazer através do concurso nacional ou basta falar com a administração da universidade? Se eu tiver uma média menor do que a do último colocado no ano letivo anterior não posso entrar?

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Eu fiquei colocado em sociologia mas vamos imaginar que eu não me sinto bem neste curso e perceba que não é para mim. Posso sempre mudar para o próximo ano letivo e na mesma universidade? E se sim tenho de o fazer através do concurso nacional ou basta falar com a administração da universidade? Se eu tiver uma média menor do que a do último colocado no ano letivo anterior não posso entrar?
Podes entrar noutro curso, quer pelo Concurso Nacional, quer pela Mudança par instituição/curso. Recomendo que leias o regulamento da tua faculdade, para entenderes melhor o processo.

Bruno97

Membro Veterano
Matrícula
27 Agosto 2018
Bom dia, em relação à média, mesmo que tenhas uma média inferior podes entrar, não é garantido, pois até mesmo os alunos com média superior ao do último colocado nem todos entram, mas lá está a média pode até descer e tu entrares ou não.É imprevisível, mas deixa um intervalo de pelo menos 1 valor para baixo ou 1 valor para cima.
Mas no teu caso podes fazer transferência mas só no final do 1ºano. Recomendo-te que faças para um curso com disciplinas parecidas para teres a possibilidade de teres equivalências( vai ao site da tua faculdade ou de outras, compara os planos curriculares entre os cursos e vê se tens algo em comum), isto é, se gostares da área.Assim poderias ter a probabilidade de quando fosses transferida até saltares para o 2ºano(se as disciplinas fossem todas iguais) mas mesmo que não, ficas com o 1ºano mais libertado com menos matéria.Entendes?Eu falo na universidade de Aveiro nos cursos de contabilidade e fiscalidade, que curiosamente, no primeiro só têm uma disciplina diferente.No segundo ano, acho que já tem 3 ou 4 diferentes. Neste caso, o aluno passaria logo para o 2ºano, pois podes passar com um número mínimo.

Última edição:
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
hotwheels2007 Posso mudar de curso? (O que tenho de fazer?) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Asofia4 Como posso mudar de curso no próximo ano letivo? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 2
R Posso começar o curso numa instituição e depois mudar? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
R Estou no 11°ano em CT e quero mudar para um curso profissional, posso? Ensino Secundário 1
A Posso mudar de curso? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 10
C Posso mudar para medicina no ICBAS, estando em medicina veterinária? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
S Disseram-me que para mudar de area não posso ir aos exames e tenho de anular as especificas! Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
L Posso anular uma disciplina? Ensino Secundário 3
P Nota atual da disciplina e se posso finalizar a disciplina com o exame Exames Nacionais e Provas de Ingresso 8
D Posso candidatar-me a outro curso e universidade através do concurso nacional depois de ter entrado num curso e saido ? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 8
nadeking ainda me posso inscrever ? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
T Não terminei o curso posso entrar na universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 3
L Posso inscrever-me a cadeiras de anos seguintes? Ensino Superior 0
I Posso faltar a um exame de 11.º ano e fazê-lo no 12.º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Se for à 2º fase do exame de Biologia no 11º ano só me posso candidatar na 2º fase de candidaturas para a Universidade? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
R Quero Medicina mas a minha média não chega! O que posso fazer? Ensino Secundário 2
Ângela0104 Posso ir a 2 fase do exame nacional de biologia e geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
Rute Oliveira Posso me inscrever no mestrado com disciplinas em atraso? Ensino Superior 1
L Posso trajar com o traje masculino? Tradições Académicas 1
maguif17 Posso fazer um exame no 12º que não fiz no 11º ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
ines1509 Posso inscrever-me nos exames nacionais? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
12345teste Posso "arriscar tudo" no exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 15
E Que exames posso realizar? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
André vvvvvv Posso ter acesso à academia sendo de humanidades? Academia Militar 1
C Posso entrar num Ctesp com um curso EFA? Ensino Superior 1
Telmo Lima Acho que não vou conseguir entrar em medicina , o que posso fazer ? Saúde 4
D Posso me candidatar a segunda fase em um curso/instituto que me candidatei na primeira fase e ao qual fui colocada? Concurso Nacional e Locais - Público 2
L Posso me candidatar á segunda fase a um curso que não sobrou vagas? Concurso Nacional e Locais - Público 6
Cristin LM Posso fazer os exames tendo +23 anos? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
KungFuKenny Posso me candidatar à segunda fase sem me candidatar à primeira? Concurso Nacional e Locais - Público 1
D Posso candidatar-me a duas universidades privadas ? Concursos Institucionais – Privado 2
jessangel Não posso comparecer às matrículas Concurso Nacional e Locais - Público 2
J Posso concluir o 12º ano com negativas? Ensino Secundário 23
José Pedro Macedo Posso entrar na Faculdade (nível 6) com o nível 5? Concurso Nacional e Locais - Público 3
coral Só posso ficar colocada em apenas uma universidade? Concurso Nacional e Locais - Público 6
CFCGuerra Onde posso encontrar o número de vagas preenchidas em ano letivos passados? Concurso Nacional e Locais - Público 2
I Posso fazer o exame de Historia e cultura das artes para substituir o exame de geometria descritiva, mesmo tendo anulado geometria descritiva? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
M Posso candidatar-me à primeira fase de entrada na universidade realizando exames na segunda fase? Concurso Nacional e Locais - Público 23
cotonete Posso trocar de exame sendo que já fui à 1 fase? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
Maria Pinheiro Posso tirar o minor no curso que estou a frequentar? urgenteee Ensino Superior 3
G Posso repetir cadeiras que já fiz em melhoria? Ensino Superior 1
Membro 18383828 Posso ir a exame nacional? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 16
S Posso fazer melhoria de FQ tendo tê-la anulado? Ensino Secundário 2
J Posso-me só inscrever num exame (11º) e fazer o outro para o ano? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 6
P Posso fazer 10 ano de um disciplina enquanto tou a tirar o 11 Ensino Secundário 8
M Em que atividade posso participar? Tradições Académicas 0
V Que exames (11ºano) posso fazer no curso de artes visuais? Ensino Secundário 2
francinha Posso ir a exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 4
PedrOliveira Estou em humanidades e gostava de ser contabilista , como o posso fazer ? Quais as maneiras mais "fáceis" ? Ciências Económicas e Empresariais 9
Joanapdsa Posso fazer matrícula sendo menor? Ensino Superior 2