Posso mudar de curso mesmo que ambos os cursos sejam totalmente diferentes?

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Boas eu comecei o meu curso ( Gestão hoteleira) no ano passado, vou começar agora o 2* ano mas estou a começar a ter dúvidas se é este curso que realmente quero.. Ainda não decidi se hei de mudar ou não mas caso decida tenho algumas dúvidas.

1- Posso mudar de curso e de instituição sabendo que ambos os cursos são totalmente diferentes? (corrente: gestão hoteleira/Opção: criminologia)

2- Se quiser mudar terei de fazer os testes de 12* ano outra vez? ( Visto que a validade dos meus acabaram o ano passado)

3- Se der para mudar poderei-me inscrever na 3* fase?

E sim, estou ciente que se der para mudar terei de começar tudo de novo, como disse ainda não me decidi mas no caso de querer mudar, gostaria de ter estas dúvidas tiradas.

Agradeço a quem me poder tirar estas dúvidas, bons estudos 😊

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
1 - Sim, podes
2 - Não. Existe as candidaturas Mudança Par/Curso, que é mudares de instituição e/ou de curso ao mesmo tempo, podes candidatar com os exames que fizeste no ano que candidataste e que foste colocada (informa das datas desta candidatura via Mudança de Par/Curso na universidade onde vais candidatar)
3 - Como mencionei no ponto 2, depende da Universidade/Politécnico onde vais fazer candidatura. Mas acho que algumas podes ainda candidatar, enquanto outras já não podes.

E um aparte, eu também estou na mesma situação que tu e estou no último ano, mas também depende das cadeiras que estou a fazer. Se passar tenho a licenciatura feita, se não talvez considero mudar de curso e de instituição.

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
1 - Sim, podes
2 - Não. Existe as candidaturas Mudança Par/Curso, que é mudares de instituição e/ou de curso ao mesmo tempo, podes candidatar com os exames que fizeste no ano que candidataste e que foste colocada (informa das datas desta candidatura via Mudança de Par/Curso na universidade onde vais candidatar)
3 - Como mencionei no ponto 2, depende da Universidade/Politécnico onde vais fazer candidatura. Mas acho que algumas podes ainda candidatar, enquanto outras já não podes.

E um aparte, eu também estou na mesma situação que tu e estou no último ano, mas também depende das cadeiras que estou a fazer. Se passar tenho a licenciatura feita, se não talvez considero mudar de curso e de instituição.
Obrigada pela ajuda, o meu problema é que como os meus exames de décimo segundo ano já expiraram não sabia se podia mudar de curso sem ter de os voltar a fazer, porque seria muito aborrecido ter de tar 1 ano só para ter de os fazer de novo..
Hey força nisso, se achas que estás no curso errado tens sempre tempo de mudar, caso achas que estas no curso não desistas! 😊

• Like
Reactions: Ricardo Santos Rosa

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Obrigada pela ajuda, o meu problema é que como os meus exames de décimo segundo ano já expiraram não sabia se podia mudar de curso sem ter de os voltar a fazer, porque seria muito aborrecido ter de tar 1 ano só para ter de os fazer de novo..
Hey força nisso, se achas que estás no curso errado tens sempre tempo de mudar, caso achas que estas no curso não desistas! 😊
Podes sempre mudar e assim escusas de voltar a repetir os exames.
No meu caso, é assim, por um lado estou no curso certo (Desporto, apesar que também gosto de Línguas), mas por outro, alguns professores que tenho não dão-me grande ajuda, nas cadeiras que tenho mais dificuldade, que já não são muitas que faltam. Um põe-me de parte e outro grita e desmotiva os alunos e estas cadeiras são 100% práticas, e uma delas é o meu "tendão de Aquiles" ,e também são todas do primeiro semestre. E eu admito que gostariam que dessem ajuda fora das aulas, mas enfim. 😔

Joanaf07

Membro
Matrícula
31 Outubro 2019
Podes sempre mudar e assim escusas de voltar a repetir os exames.
No meu caso, é assim, por um lado estou no curso certo (Desporto, apesar que também gosto de Línguas), mas por outro, alguns professores que tenho não dão-me grande ajuda, nas cadeiras que tenho mais dificuldade, que já não são muitas que faltam. Um põe-me de parte e outro grita e desmotiva os alunos e estas cadeiras são 100% práticas, e uma delas é o meu "tendão de Aquiles" ,e também são todas do primeiro semestre. E eu admito que gostariam que dessem ajuda fora das aulas, mas enfim. 😔
Ja tentaste pedir ajuda a colegas teus? Ou dizer que gostarias de ajuda fora das aulas à associação ou aos stores? 😕

Ricardo Santos Rosa

Membro Veterano
Matrícula
15 Julho 2016
Curso
Desporto
Instituição
IPG
Talvez falares com os stores eles podem te ajudar, eu não preciso pq tenho colegas que me ajudam e eu ajudo quem precisa também, mas podes sempre tentar falar com os stores 😊
Eu falo, dos três professores que tenho em atraso, uma ajuda, outro não dá grande ajuda, e outro diz que não pode ajudar porque assim só prejudica os outros em detrimento daqueles que não sabem (e não só eu que está nesse caso)