Posso perder uma Bolsa de estudo?

Matrícula
23 Fevereiro 2021
Olá! eu estou num mestrado integrado na universidade de Lisboa, sou um aluno bolseiro, e já me decidi que não quero continuar este curso, portanto para o ano irei mudar para outro curso que me interesse mais. A minha dúvida é, eu tenho bolsa este ano, se eu fizer 36 ETCS neste resto do ano letivo posso me candidatar a bolsa de estudo no próximo ano, correto? e se eu faltar as aulas a uma cadeira, eu fico simplesmente sem os ETCS relativos a essa cadeira neste semestre ou perco a minha bolsa estudo por causa disso mesmo?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá! eu estou num mestrado integrado na universidade de Lisboa, sou um aluno bolseiro, e já me decidi que não quero continuar este curso, portanto para o ano irei mudar para outro curso que me interesse mais. A minha dúvida é, eu tenho bolsa este ano, se eu fizer 36 ETCS neste resto do ano letivo posso me candidatar a bolsa de estudo no próximo ano, correto? e se eu faltar as aulas a uma cadeira, eu fico simplesmente sem os ETCS relativos a essa cadeira neste semestre ou perco a minha bolsa estudo por causa disso mesmo?
Certo, basta que completes 36 ECTS no mínimo e para o ano consegues manter a bolsa. Deoende da faculdade: ppdes vir a chumbar a essa cadeira, ou não, mas mesmo que chumbes a uma cadeira, provavelmente estás inscrito a 60 ECTS (total dos dois semestres) e desses 60 ECTS só precisas do mínimo de 36, o que normalmente dá uma margem de 4 cadeiras a que podes chumbar (se forem cadeiras de 6 ECTS). Recomendo que somes os ECTS das cadeiras concluídas (aquelas em que aprovaste com 10 ou mais, sendo que tendo 10 ou 20 na nota é igual para o número de ECTS).

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
e em relação à bolsa não existe nenhuma maneira de a perder a meio do ano pois não?
Não, só em casos em que descobrissem alguma fraude no processo ou que anulasses a matrícula e, portanto, a bolsa é cortada no mês a seguir.

[Nota de edição]: Também pode ocorrer se existirem alterações no agregado familiar e nos rendimentos que façam o valor dos rendimentos subir para acima de 18 x o IAS per capita.

• Like
Reactions: Gonçalo_teixeira

Jessica P. M.

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Educação Básica
Instituição
ESEC
olá sou bolseira e não estou a gostar muito do meu curso, se mudar para o ano perco o direito a bolsa de estudo?

Para manteres a bolsa de estudos terás de fazer no mínimo 36 ECTS do curso atual, independentemente de mudares para o ano ou não.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Mesmo se candidatar me pelo o concurso da dges?
Sim, mesmo que seja pelo CNAES. Existem algumas excepções, caso não faças o mínimo de 36 ECTS:

Segundo o artigo 12.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, as excepções são doença prolongada, devidamente comprovada, e outras situações especialmente graves ou socialmente protegidas, igualmente comprovadas, nomeadamente:
a) O exercício de direitos de maternidade e paternidade, nos termos da Lei n.º 90/2001, de 20 de agosto, que define medidas de apoio social às mães e pais estudantes;
b) A assistência imprescindível e inadiável, por parte do estudante, a familiares que integram o agregado familiar do assistente, sempre que nenhum outro elemento do agregado a possa prestar;
c) A diminuição física ou sensorial conferente de incapacidade igual ou superior a 60 % que contribua para um acentuado baixo rendimento escolar.
(como citado numa mensagem do @Edgar H ☺)

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Olá. Pode se perder a bolsa de estudo se chumbar a uma cadeira?
Obrigada.
Olá! A cada ano lectivo deves completar no mínimo 36 ECTS, caso estejas inscrita a mais do que 30 ECTS por ano curricular (em princípio deves estar inscrita). Com isto, chumbares a uma cadeira à partida não te retira o direito à bolsa, desde que no final do ano cumpras o requisito que mencionei.

• Like
Reactions: princess__

Pedro An

Membro Caloiro
Matrícula
8 Fevereiro 2023
Boa tarde gostaria de saber em caso que se acabe os 4 anos licenciatura mas falte acabar 4 cadeiras, tenho direito a bolsa no próximo ano?

dariodias97

Membro Veterano
Matrícula
6 Janeiro 2021
Curso
CET - TPSI (Prog.)
Instituição
CINEL
Boa tarde gostaria de saber em caso que se acabe os 4 anos licenciatura mas falte acabar 4 cadeiras, tenho direito a bolsa no próximo ano?
Olá

Se o curso for de 3 anos, podes receber bolsa até o 4º ano de inscrição.
Se o curso for de 4 anos, podes receber bolsa até o 6º ano de inscrição.

Carolina1010

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2023
Olá
Eu sou bolseira, terminei o 1º semestre, mas neste momento ainda não sei se vou congelar a matrícula ou anular a inscrição. A minha questão é: Eu não completei os 36 EcTS e por isso vou perder a bolsa este ano, certo? E mesmo perdendo a bolsa este ano letivo, se eu mais tarde quiser posso concorrer novamente para a bolsa?

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
Eu não completei os 36 EcTS e por isso vou perder a bolsa este ano, certo?
Não. Perdes o direito a ter bolsa para o ano, não este ano.
Atenção que os 36 créditos são por ano e não por semestre - se tiveres completado 6 este semestre e completares os 30 do próximo, aí tens os 36.
E mesmo perdendo a bolsa este ano letivo, se eu mais tarde quiser posso concorrer novamente para a bolsa?
Se perderes o direito à bolsa no próximo ano lectivo, podes voltar a concorrer no ano após esse.

Última edição:
  • Like
Reactions: dariodias97

Carolina1010

Membro Caloiro
Matrícula
28 Fevereiro 2023
Atenção que os 36 créditos são por ano e não por semestre - se tiveres completado 6 este semestre e completares os 30 do próximo, aí tens os 36.

Se perderes o direito à bolsa no próximo ano lectivo, podes voltar a concorrer no ano após esse.
Percebi o que me disseste, mas Então como este ano não vou estudar mais, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar passar o tempo sem ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto e com a bolsa

Então tendo em conta a minha situação de não ter completado os 36 créditos e não querer estudar mais este ano, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar andar e não ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Percebi o que me disseste, mas Então como este ano não vou estudar mais, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar passar o tempo sem ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto e com a bolsa

Então tendo em conta a minha situação de não ter completado os 36 créditos e não querer estudar mais este ano, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar andar e não ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto.
Se não fizeres mais cadeiras e não atingires o mínimo dos 36 ECTS + não pretendes este curso de todo e/ou queres fazer mudança, recomendaria congelares a matrícula, sim, mas informa-te com a faculdade se congelares implica deixares de pagar as propinas ou se terias de pagar o restante ano, como por vezes surge em instituições com prazos para congelamentos. Se implicar pagares propinas, eu não recomendaria congelares, porque continuarias a receber as prestações da bolsa deste ano e esse dinheiro cobre essa despesa.

Filipa19

Membro Caloiro
Matrícula
8 Novembro 2019
Olá! Estou no 1 ano de licenciatura, se eu no fim deste ano quiser desistir do curso tenho direito á bolsa na mesma ou tenho que entregar tudo o que recebi?Ainda não sei se pretendo ir para outro curso ou instituição, mas caso queira fazer isso tenho direito a bolsa?

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
Olá! Estou no 1 ano de licenciatura, se eu no fim deste ano quiser desistir do curso tenho direito á bolsa na mesma ou tenho que entregar tudo o que recebi?Ainda não sei se pretendo ir para outro curso ou instituição, mas caso queira fazer isso tenho direito a bolsa?
Não tens de entregar nada.
Se desistires após completar 36 ECTS ou mais, tens direito na mesma para o ano.
Se desistires sem ter completado 36 ECTS, perdes o direito à bolsa.

sigis

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Maio 2020
E caso eu queira fazer equivalência para outra universidade como isso funciona?
"Isso" o quê?
A bolsa? É indiferente se continuas no mesmo curso ou se mudas de curso/instituição, desde que faças 36 ECTS.
A transferência? Podes usar o CNAES novamente e/ou o concurso de mudança de par instituição/curso (e/ou outro a que tenhas acesso)
A equivalência? Depois de entrares no novo curso, podes pedir equivalência a UCs com programas semelhantes aos das UCs que já completaste.

• Like
Reactions: dariodias97