Posso perder uma Bolsa de estudo?

Matrícula
23 Fevereiro 2021
Olá! eu estou num mestrado integrado na universidade de Lisboa, sou um aluno bolseiro, e já me decidi que não quero continuar este curso, portanto para o ano irei mudar para outro curso que me interesse mais. A minha dúvida é, eu tenho bolsa este ano, se eu fizer 36 ETCS neste resto do ano letivo posso me candidatar a bolsa de estudo no próximo ano, correto? e se eu faltar as aulas a uma cadeira, eu fico simplesmente sem os ETCS relativos a essa cadeira neste semestre ou perco a minha bolsa estudo por causa disso mesmo?

Olá! eu estou num mestrado integrado na universidade de Lisboa, sou um aluno bolseiro, e já me decidi que não quero continuar este curso, portanto para o ano irei mudar para outro curso que me interesse mais. A minha dúvida é, eu tenho bolsa este ano, se eu fizer 36 ETCS neste resto do ano letivo posso me candidatar a bolsa de estudo no próximo ano, correto? e se eu faltar as aulas a uma cadeira, eu fico simplesmente sem os ETCS relativos a essa cadeira neste semestre ou perco a minha bolsa estudo por causa disso mesmo?
Certo, basta que completes 36 ECTS no mínimo e para o ano consegues manter a bolsa. Deoende da faculdade: ppdes vir a chumbar a essa cadeira, ou não, mas mesmo que chumbes a uma cadeira, provavelmente estás inscrito a 60 ECTS (total dos dois semestres) e desses 60 ECTS só precisas do mínimo de 36, o que normalmente dá uma margem de 4 cadeiras a que podes chumbar (se forem cadeiras de 6 ECTS). Recomendo que somes os ECTS das cadeiras concluídas (aquelas em que aprovaste com 10 ou mais, sendo que tendo 10 ou 20 na nota é igual para o número de ECTS).

e em relação à bolsa não existe nenhuma maneira de a perder a meio do ano pois não?
Não, só em casos em que descobrissem alguma fraude no processo ou que anulasses a matrícula e, portanto, a bolsa é cortada no mês a seguir.

[Nota de edição]: Também pode ocorrer se existirem alterações no agregado familiar e nos rendimentos que façam o valor dos rendimentos subir para acima de 18 x o IAS per capita.

• Like
Reactions: Gonçalo_teixeira
olá sou bolseira e não estou a gostar muito do meu curso, se mudar para o ano perco o direito a bolsa de estudo?

Para manteres a bolsa de estudos terás de fazer no mínimo 36 ECTS do curso atual, independentemente de mudares para o ano ou não.

Mesmo se candidatar me pelo o concurso da dges?
Sim, mesmo que seja pelo CNAES. Existem algumas excepções, caso não faças o mínimo de 36 ECTS:

Segundo o artigo 12.º do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, as excepções são doença prolongada, devidamente comprovada, e outras situações especialmente graves ou socialmente protegidas, igualmente comprovadas, nomeadamente:
a) O exercício de direitos de maternidade e paternidade, nos termos da Lei n.º 90/2001, de 20 de agosto, que define medidas de apoio social às mães e pais estudantes;
b) A assistência imprescindível e inadiável, por parte do estudante, a familiares que integram o agregado familiar do assistente, sempre que nenhum outro elemento do agregado a possa prestar;
c) A diminuição física ou sensorial conferente de incapacidade igual ou superior a 60 % que contribua para um acentuado baixo rendimento escolar.
(como citado numa mensagem do @Edgar H ☺)

Olá. Pode se perder a bolsa de estudo se chumbar a uma cadeira?
Obrigada.
Olá! A cada ano lectivo deves completar no mínimo 36 ECTS, caso estejas inscrita a mais do que 30 ECTS por ano curricular (em princípio deves estar inscrita). Com isto, chumbares a uma cadeira à partida não te retira o direito à bolsa, desde que no final do ano cumpras o requisito que mencionei.

• Like
Reactions: princess__
Boa tarde gostaria de saber em caso que se acabe os 4 anos licenciatura mas falte acabar 4 cadeiras, tenho direito a bolsa no próximo ano?

Boa tarde gostaria de saber em caso que se acabe os 4 anos licenciatura mas falte acabar 4 cadeiras, tenho direito a bolsa no próximo ano?
Olá

Se o curso for de 3 anos, podes receber bolsa até o 4º ano de inscrição.
Se o curso for de 4 anos, podes receber bolsa até o 6º ano de inscrição.

Olá
Eu sou bolseira, terminei o 1º semestre, mas neste momento ainda não sei se vou congelar a matrícula ou anular a inscrição. A minha questão é: Eu não completei os 36 EcTS e por isso vou perder a bolsa este ano, certo? E mesmo perdendo a bolsa este ano letivo, se eu mais tarde quiser posso concorrer novamente para a bolsa?

Eu não completei os 36 EcTS e por isso vou perder a bolsa este ano, certo?
Não. Perdes o direito a ter bolsa para o ano, não este ano.
Atenção que os 36 créditos são por ano e não por semestre - se tiveres completado 6 este semestre e completares os 30 do próximo, aí tens os 36.
E mesmo perdendo a bolsa este ano letivo, se eu mais tarde quiser posso concorrer novamente para a bolsa?
Se perderes o direito à bolsa no próximo ano lectivo, podes voltar a concorrer no ano após esse.

Última edição:
  • Like
Reactions: dariodias97
Atenção que os 36 créditos são por ano e não por semestre - se tiveres completado 6 este semestre e completares os 30 do próximo, aí tens os 36.

Se perderes o direito à bolsa no próximo ano lectivo, podes voltar a concorrer no ano após esse.
Percebi o que me disseste, mas Então como este ano não vou estudar mais, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar passar o tempo sem ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto e com a bolsa

Então tendo em conta a minha situação de não ter completado os 36 créditos e não querer estudar mais este ano, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar andar e não ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto.

Percebi o que me disseste, mas Então como este ano não vou estudar mais, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar passar o tempo sem ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto e com a bolsa

Então tendo em conta a minha situação de não ter completado os 36 créditos e não querer estudar mais este ano, devo anular a inscrição, congelar a matrícula ou deixar andar e não ir às aulas? É que estou um bocado confusa com tudo isto.
Se não fizeres mais cadeiras e não atingires o mínimo dos 36 ECTS + não pretendes este curso de todo e/ou queres fazer mudança, recomendaria congelares a matrícula, sim, mas informa-te com a faculdade se congelares implica deixares de pagar as propinas ou se terias de pagar o restante ano, como por vezes surge em instituições com prazos para congelamentos. Se implicar pagares propinas, eu não recomendaria congelares, porque continuarias a receber as prestações da bolsa deste ano e esse dinheiro cobre essa despesa.

Olá! Estou no 1 ano de licenciatura, se eu no fim deste ano quiser desistir do curso tenho direito á bolsa na mesma ou tenho que entregar tudo o que recebi?Ainda não sei se pretendo ir para outro curso ou instituição, mas caso queira fazer isso tenho direito a bolsa?

Olá! Estou no 1 ano de licenciatura, se eu no fim deste ano quiser desistir do curso tenho direito á bolsa na mesma ou tenho que entregar tudo o que recebi?Ainda não sei se pretendo ir para outro curso ou instituição, mas caso queira fazer isso tenho direito a bolsa?
Não tens de entregar nada.
Se desistires após completar 36 ECTS ou mais, tens direito na mesma para o ano.
Se desistires sem ter completado 36 ECTS, perdes o direito à bolsa.

E caso eu queira fazer equivalência para outra universidade como isso funciona?
"Isso" o quê?
A bolsa? É indiferente se continuas no mesmo curso ou se mudas de curso/instituição, desde que faças 36 ECTS.
A transferência? Podes usar o CNAES novamente e/ou o concurso de mudança de par instituição/curso (e/ou outro a que tenhas acesso)
A equivalência? Depois de entrares no novo curso, podes pedir equivalência a UCs com programas semelhantes aos das UCs que já completaste.

• Like
Reactions: dariodias97