Posso perder uma Bolsa de estudo?

bom dia
recebi bolsa provisória desde o inicio do ano letivo, e recebi ontem a decisão final que é de indeferimento. vou ter que repor tudo o que recebi. foram quase 8 meses para me darem resposta definitiva. Isto é possível? não poderei alegar nada para inverter a situação?

bom dia
recebi bolsa provisória desde o inicio do ano letivo, e recebi ontem a decisão final que é de indeferimento. vou ter que repor tudo o que recebi. foram quase 8 meses para me darem resposta definitiva. Isto é possível? não poderei alegar nada para inverter a situação?
Depende dos motivos pelos quais a tua bolsa foi indeferida. Se os rendimentos ultrapassarem o valor limite pelo regulamento e são rendimentos que declaraste, não há grande opção a não ser reposição dos valores. Tenta averiguar as causas do indeferimento e reclama no prazo estipulado.

Depende dos motivos pelos quais a tua bolsa foi indeferida. Se os rendimentos ultrapassarem o valor limite pelo regulamento e são rendimentos que declaraste, não há grande opção a não ser reposição dos valores. Tenta averiguar as causas do indeferimento e reclama no prazo estipulado.
sim tem a ver com o rendimento per capita, o que me surpreende é o tempo de resposta do indeferimento

sim tem a ver com o rendimento per capita, o que me surpreende é o tempo de resposta do indeferimento
É comum, porque as avaliações das bolsas atribuídas "automaticamente" costumam começar em Fevereiro-Março, depois de praticamente avaliarem todos os pedidos de bolsa. O que poderás alegar é que é estranho que te tenha sido atribuída bolsa automaticamente em primeiro lugar, particularmente se os valores declarados coincidirem entre o pedido de bolsa e o pós-reavaliação...

Certo, basta que completes 36 ECTS no mínimo e para o ano consegues manter a bolsa. Deoende da faculdade: ppdes vir a chumbar a essa cadeira, ou não, mas mesmo que chumbes a uma cadeira, provavelmente estás inscrito a 60 ECTS (total dos dois semestres) e desses 60 ECTS só precisas do mínimo de 36, o que normalmente dá uma margem de 4 cadeiras a que podes chumbar (se forem cadeiras de 6 ECTS). Recomendo que somes os ECTS das cadeiras concluídas (aquelas em que aprovaste com 10 ou mais, sendo que tendo 10 ou 20 na nota é igual para o número de ECTS).
Já agora, ao repetir cadeiras do ano anterior conta como se estivesse inscrito em mais cadeiras e então estaria inscrito em mais do que os 60 ECTS normais? Por exemplo se eu no primeiro semestre tiver os 30 ECTS normais e mais 6 ECTS do ano anterior, esse ano totaliza 66 ECTS?
Se sim, o minimo mantém-se? E mesmo as cadeiras que estou a repetir contam para esse minimo de 36 ECTS?

Já agora, ao repetir cadeiras do ano anterior conta como se estivesse inscrito em mais cadeiras e então estaria inscrito em mais do que os 60 ECTS normais? Por exemplo se eu no primeiro semestre tiver os 30 ECTS normais e mais 6 ECTS do ano anterior, esse ano totaliza 66 ECTS?
Se sim, o minimo mantém-se? E mesmo as cadeiras que estou a repetir contam para esse minimo de 36 ECTS?
O mínimo mantém-se mesmo que faças mais do que 60 ECTS num ano, podendo obviamente contar cadeiras que estás a repetir. Se estiveres inscrito em 30 oh menos ECTS, para manter a bolsa em bez de 36 simplesmente tens de completar todos os ECTS a que te inscrevas.

Boa tarde.
Eu fiz a incrição para a bolsa à dois anos atrás, mas desisti do curso que frequentava por não gostar muito do curso. No próximo ano entrei noutro curso mas não tive direito à bolsa. Queria saber se este ano que vai abrir agora vou poder ter direito à bolsa ou não. E se não tiver como posso fazer para voltar a ter o direito à mesma denovo. Obrigado

Boa tarde.
Eu fiz a incrição para a bolsa à dois anos atrás, mas desisti do curso que frequentava por não gostar muito do curso. No próximo ano entrei noutro curso mas não tive direito à bolsa. Queria saber se este ano que vai abrir agora vou poder ter direito à bolsa ou não. E se não tiver como posso fazer para voltar a ter o direito à mesma denovo. Obrigado
Se tiveres feito um mínimo de 36 ects, podes voltar a ter bolsa.

Olá, eu estou numa universidade pública, e candidatei-me à bolsa DGES, porém ainda não recebi o resultado, tanto que no próprio site da DGES ainda está na fase de "Aguarda dados externos" - Finanças e segurança social. Entretanto não estou a gostar do curso e por isso queria já anular a inscrição e para o próximo ano letivo pretendia candidatar-me a uma universidade privada. Será que perco o direito a ter bolsa de estudo para o ano caso anule já a minha inscrição?

Olá, eu estou numa universidade pública, e candidatei-me à bolsa DGES, porém ainda não recebi o resultado, tanto que no próprio site da DGES ainda está na fase de "Aguarda dados externos" - Finanças e segurança social. Entretanto não estou a gostar do curso e por isso queria já anular a inscrição e para o próximo ano letivo pretendia candidatar-me a uma universidade privada. Será que perco o direito a ter bolsa de estudo para o ano caso anule já a minha inscrição?
Não perdes, podes voltar a candidatar-te e este processo não conta se anulares antes do resultado final.

• Like
Reactions: xGonçalo
Olá, sou bolseiro e queria utilizar a aplicação Merytu como "freelancer". Para poder utilizar a aplicação, é necessário abrir atividade profissional independente nas finanças. Tendo em conta que só quero utilizar a aplicação para trabalhos ocasionais/curta-duração (uma espécie de complemento ao valor da bolsa se/quando necessário) Gostaria de saber se:
-Posso perder a bolsa apenas por abrir atividade independente nas finanças ou apenas corro esse risco se os rendimentos ultrapassarem um determinado valor?
- Qual seria esse valor?

Olá sou bolseira e estou neste momento no meu primeiro ano de licenciatura, estou inscrita em 30 ects por cada semestre neste caso 60ects por ano letivo, se deixar uma cadeira por fazer no primeiro semestre perco o direito a bolsa ?

Olá sou bolseira e estou neste momento no meu primeiro ano de licenciatura, estou inscrita em 30 ects por cada semestre neste caso 60ects por ano letivo, se deixar uma cadeira por fazer no primeiro semestre perco o direito a bolsa ?
Não perdes, Luana. Se estás inscrita em 60, o mínimo para manteres a bolsa são 36.

• Like
Reactions: luanaarocha23
Boas, neste ano letivo estou inscrito em 60 ects e apenas completei 12 no primeiro semestre, está muito difícil agora de completar as próximas 24 ects, para não perder a bolsa. Existe alguma coisa que eu possa fazer para não perder a mesma? Para além do óbvio que seria fazer 4 cadeiras.

Boas, neste ano letivo estou inscrito em 60 ects e apenas completei 12 no primeiro semestre, está muito difícil agora de completar as próximas 24 ects, para não perder a bolsa. Existe alguma coisa que eu possa fazer para não perder a mesma? Para além do óbvio que seria fazer 4 cadeiras.
Só se tiveres uma justificação comprovada de alguma situação impeditiva de realizares os 36 ECTS mínimos (por exemplo, doença prolongada, cuidar de um familiar doente, etc.). Se não te aplicas a nenhum desse tipo de casos, ficas sem bolsa 1 ano lectivo, podendo ter bolsa no ano lectivo seguinte, desde que completes 36 ECTS.