Posso usar regra de 3 simples nas perguntas de calculo do exame nacional economia, apresentar na resposta?

vitor2025

Membro Caloiro
Matrícula
20 Março 2025
Eu estava a fazer exercicios d eexame nacionala té que surgiu está pergunta!

14. Considere que, em 2019, num determinado país, o valor da poupança média das famílias foi 2800 euros e que a poupança, em percentagem do rendimento disponível médio das famílias, correspondia a 8%. Nesse ano, o coeficiente orçamental da despesa em consumo alimentar foi 15%. Calcule, com base nos dados fornecidos, o valor da despesa média em consumo alimentar das famílias, neste país, em 2019. Na sua resposta, apresente as fórmulas usadas e os cálculos efetuados.
Exame – 2020 – 1ª Fase – IAVE

Apenas no 1 calculo:
Para calcular o rendimento médio das famílias

Rendimento disponível das famílias = Total da despesa em consumo (ou Consumo) + Poupança

sabemos que a poupança é 8% logo o Total da despesa em consumo (ou Consumo) é 92%, sabendoa poupança calculamos facilmente com uma regra de 3 simples o Total da despesa em consumo (ou Consumo)

= (2800x100):8= 35000, sendo assim a regra de 3 simples

mas a critérios estão assim:

Processo de cálculo: 100 = 92 + (2800 / Rendimento disponível médio das famílias) × 100 (ou equivalente) .......................................... 1 ponto Resultado: Rendimento disponível médio das famílias = 35 000

Alguém sabe, incluindo a explicação de formulas, se a minha resposta esta valida, se podemos utilizar regra de 3 simples sem qualquer problema no exame economia ou temos de fazer exatamente como está na correção??

Olá.

Sendo este raciocínio matematicamente válido, e prevendo os critérios "ou equivalente", acredito que seria aceite, apresentando as fórmulas e o raciocínio que utilizaste.

Aliás, a tua expressão resulta exactamente daquela que os critérios indicam:

100 = 92 + (2800 / Rendimento disponível médio das famílias) × 100
1 = 92/100 + (2800 / Rendimento disponível médio das famílias)
8/100 = (2800 / Rendimento disponível médio das famílias)
100/8 = Rendimento disponível médio das famílias / 2800
Rendimento disponível médio das famílias = (100 * 2800)/8

São expressões matematicamente equivalentes. Se estivesse eu nessa posição, e me descontassem nestas circunstâncias, seria caso de exigir a reapreciação da prova.