Praxe de Tuna

Abigail Guerreiro

Membro Caloiro
Matrícula
12 Outubro 2017
Ora, muito boa noite.

Registei-me só mesmo para fazer esta questão porque não vi nenhum tópico que abordasse este tema.
Estou a tirar atualmente uma licenciatura e encontro-me agora no 2º ano. No ano passado experimentei a praxe mas não me senti confortável. Senti logo que aquilo não era para mim... saí após 1 mês (ainda tentei várias vezes mas chegou uma altura que não consegui mais). Antes de entrar na faculdade já tinha um grande desejo de pertencer a uma tuna, visto que adoro música e acho que seria uma experiência incrível na minha vida académica.

Sendo eu muito fechada não fui às audições da minha faculdade, mas uma amiga minha foi e agora já faz parte da tuna. Perguntei-lhe como foi o 1º ano lá e parecia-me o ideal para aderir até ela mencionar "praxe de tuna". Nem sabia que tal coisa existia. Mas visto que já experimentei a praxe e não achei que fosse a minha coisa desisti da ideia de me juntar à tuna.

Agora pergunto: é obrigatório ser-se praxado para entrar na tuna ou é opcional?
Não pretendo juntar-me este ano nem no próximo, porque após terminar o curso em que estou agora queria tirar outra licenciatura no ICBAS e a tuna de lá pareceu-me fantástica. O que me impede mesmo é a praxe :(

Agradeço toda a ajuda e informação que poderem dar! Obrigada :)

BrunaS98

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2015
Curso
MSc Business Economics
Instituição
Católica Porto
Ora, muito boa noite.

Registei-me só mesmo para fazer esta questão porque não vi nenhum tópico que abordasse este tema.
Estou a tirar atualmente uma licenciatura e encontro-me agora no 2º ano. No ano passado experimentei a praxe mas não me senti confortável. Senti logo que aquilo não era para mim... saí após 1 mês (ainda tentei várias vezes mas chegou uma altura que não consegui mais). Antes de entrar na faculdade já tinha um grande desejo de pertencer a uma tuna, visto que adoro música e acho que seria uma experiência incrível na minha vida académica.

Sendo eu muito fechada não fui às audições da minha faculdade, mas uma amiga minha foi e agora já faz parte da tuna. Perguntei-lhe como foi o 1º ano lá e parecia-me o ideal para aderir até ela mencionar "praxe de tuna". Nem sabia que tal coisa existia. Mas visto que já experimentei a praxe e não achei que fosse a minha coisa desisti da ideia de me juntar à tuna.

Não pretendo juntar-me este ano nem no próximo, porque após terminar o curso em que estou agora queria tirar outra licenciatura no ICBAS e a tuna de lá pareceu-me fantástica. O que me impede mesmo é a praxe :(

Penso que na tuna tenhas mesmo de ser praxada. No entanto, também penso que será diferente da praxe de receção aos caloiros.

S

someone

Guest
Penso que na tuna tenhas mesmo de ser praxada. No entanto, também penso que será diferente da praxe de receção aos caloiros.
Olá! :) Permite-me "meter" na conversa, pois não percebi uma coisa... queres então dizer que quem quiser entrar na tuna é praxado pelo simples facto de ser "novo", certo? Ou quando disseste "tenhas mesmo de ser praxada" querias dizer que quem quer entrar na tuna tem de ser pessoas que foram praxadas no passado? (Desculpa se me expressei de uma forma confusa :confused2:)

BrunaS98

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2015
Curso
MSc Business Economics
Instituição
Católica Porto
Olá! :) Permite-me "meter" na conversa, pois não percebi uma coisa... queres então dizer que quem quiser entrar na tuna é praxado pelo simples facto de ser "novo", certo? Ou quando disseste "tenhas mesmo de ser praxada" querias dizer que quem quer entrar na tuna tem de ser pessoas que foram praxadas no passado? (Desculpa se me expressei de uma forma confusa :confused2:)
Não sei se depende de tuna para tuna, mas no geral deve ser algo parecido em todas (pelo menos aqui no Porto é assim): a praxe da tuna é paralela à praxe de receção ao caloiro. São rituais diferentes. Uma recebe-te na universidade, outra recebe-te na tuna, de uma outra forma. Sendo ou não praxada enquanto caloira, terás uma praxe "paralela" na tuna, sendo caloira ou tendo mais matrículas.

S

someone

Guest
Não sei se depende de tuna para tuna, mas no geral deve ser algo parecido em todas (pelo menos aqui no Porto é assim): a praxe da tuna é paralela à praxe de receção ao caloiro. São rituais diferentes. Uma recebe-te na universidade, outra recebe-te na tuna, de uma outra forma. Sendo ou não praxada enquanto caloira, terás uma praxe "paralela" na tuna, sendo caloira ou tendo mais matrículas.
Ahh, então vai ao encontro daquilo que estava a pensar. Já agora, já estiveste na tuna ou, pelo menos, consegues dar-me algum feedback que tenhas de alguém que conheças?

BrunaS98

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2015
Curso
MSc Business Economics
Instituição
Católica Porto
Ahh, então vai ao encontro daquilo que estava a pensar. Já agora, já estiveste na tuna ou, pelo menos, consegues dar-me algum feedback que tenhas de alguém que conheças?
Consigo dar-te algum feedback das tunas do Porto - pouco porque nunca estive numa :)

S

someone

Guest
Hmm não faz mal, fica então ao teu critério ahah. Era só mesmo porque queria inscrever-me e ter também algumas "luzinhas" antes de ir para lá :)

BrunaS98

Membro Dux
Matrícula
28 Maio 2015
Curso
MSc Business Economics
Instituição
Católica Porto
Hmm não faz mal, fica então ao teu critério ahah. Era só mesmo porque queria inscrever-me e ter também algumas "luzinhas" antes de ir para lá :)
É uma das melhores formas de viveres o academismo! E alia a música e as viagens a tudo isto :)

• Like
Reactions: someone
S

someone

Guest
É uma das melhores formas de viveres o academismo! E alia a música e as viagens a tudo isto :)
Música e viagens é algo que gosto, principalmente a 1ª, que adoro :) Já era, e é provável que continue a ser algo a ponderar, apesar de ainda ter encontrado pouca informação mesmo pela net fora... obrigada :)

• Like
Reactions: BrunaS98

Anaigs

Membro Caloiro
Matrícula
13 Março 2017
Curso
MICF
Instituição
FFUP
Ora, muito boa noite.

Olá eu sou do primeiro ano, pertenço a praxe e faço parte da Tuna. Dependendo da Faculdade a Tuna pode ser um grupo praxistico ou não, mas pelo que a tua amiga disse parece que na tua instituição é assim. Normalmente a praxe da Tuna é uma situação que ocorre só nos ensaios trajados ( e posso falar pelo ICBAS pois sou da FFUP que partilha o edificio com o ICBAS). Essa praxe não se assemelha muito a praxe academica. Apesar de ter a hierarquia e a termos de respeitar, singe se mais a uma coisa de respeito e de realizar tarefas pedidas, mas nada de ridiculo. Coisas serias e necessarias mas como membros da tuna de grau hierarquico mais baixo cabe nos a nos fazer... Não sei se fui clara, mas sente te a vontade para me mandares mensagem caso querias saber algo. ^-^

Inês000

Membro
Matrícula
3 Abril 2019
Já me disseram isso também, que a convivência com novas personalidades é ótimo. Sabes como funcionam as audições da Tuna? (os caloiros cantam em conjunto?)

P.S:Não tenho experiência nenhuma em canto, o que realmente me "fascina", são as pandeiretas
Mensagem fundida automaticamente:

Olá eu sou do primeiro ano, pertenço a praxe e faço parte da Tuna. Dependendo da Faculdade a Tuna pode ser um grupo praxistico ou não, mas pelo que a tua amiga disse parece que na tua instituição é assim. Normalmente a praxe da Tuna é uma situação que ocorre só nos ensaios trajados ( e posso falar pelo ICBAS pois sou da FFUP que partilha o edificio com o ICBAS). Essa praxe não se assemelha muito a praxe academica. Apesar de ter a hierarquia e a termos de respeitar, singe se mais a uma coisa de respeito e de realizar tarefas pedidas, mas nada de ridiculo. Coisas serias e necessarias mas como membros da tuna de grau hierarquico mais baixo cabe nos a nos fazer... Não sei se fui clara, mas sente te a vontade para me mandares mensagem caso querias saber algo. ^-^
Uma curiosidade, o que fazes na Tuna? E, já tinhas experiência? (cantar ou tocar)

Última edição:

N&M

Membro
Matrícula
14 Setembro 2015
Tuna que exerce praxes semelhantes às praxes universitárias não é uma Tuna, é uma trupe musical indigna de se dizer Tuna!
As "praxes" na tuna são tradicionalmente as tarefas de serviço (transportar instrumentos e outras coisas, levar tabuleiros de comida, servir à mesa dos mais velhos....ou seja, ser criado, começando pelas mais básicas e, com o tempo, ir ganhando a confiança para desempenhar tarefas de maior responsabilidade).
Outras coisas que passem por humilhações e afins (tipo as praxes que conhecemos) são inadmissíveis numa Tuna que é estritamente um grupo musical.

Há um ditado que diz "Quando uma tuna não tem qualidade musical, tem muitas praxes".

• Like
Reactions: Inês000
Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
P Praxe ao mudar de instituição Tradições Académicas 5
camilasobrall Praxe e traje em Lisboa Tradições Académicas 0
J Praxe: experiência Tradições Académicas 11
B UMinho Traje sem praxe Universidade do Minho 1
M Praxe - Juramento Tradições Académicas 3
nes2001 Praxe IPSetúbal Tradições Académicas 0
L 2° fase e praxe no ISCAP Tradições Académicas 1
M Praxe Iscaa em finanças Tradições Académicas 0
A Funcionamento da Praxe Tradições Académicas 9
M Praxe na fcup Tradições Académicas 1
G Praxe e 2° fase Tradições Académicas 3
L IGOT PRAXE Tradições Académicas 0
R ESEL ESEL, horários, inscrição e praxe Escola Superior de Enfermagem de Lisboa 4
R Praxe em Marketing - ISCAA Tradições Académicas 0
B UTAD Praxe Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro 1
G Praxe: Bioengenharia FEUP Tradições Académicas 1
R Praxe (sim ou não?) - FCT Tradições Académicas 4
Mrs.Lira Fiz praxe. Não quero praxar Tradições Académicas 4
Leonor Garcez Praxe na FLUP Tradições Académicas 7
Mariana3529 Praxe na FEUP Tradições Académicas 5
R Frequentar a praxe Tradições Académicas 9
R UA A Faina (Praxe) Universidade de Aveiro 2
ar_condicionado IPPorto [Tradições académicas] Praxe no IPP Instituto Politécnico do Porto 0
F IPCA Trajar sem ir à praxe Instituto Politécnico do Cávado e do Ave 5
SóniaAraújo "Como funciona" a praxe, o traje, etc Tradições Académicas 0
M ESEP Praxe ESEP Escola Superior de Enfermagem do Porto 0
A Continuar na praxe tendo anulado a matrícula Tradições Académicas 2
A Trajar na UÉvora sem ter ido à praxe Tradições Académicas 0
Carlitos Magalhães Praxe! É realmente como percecionamos nos media? Tradições Académicas 0
A Praxe na 3a fase Tradições Académicas 1
T Praxe Leiria Tradições Académicas 1
S Praxe na esel Tradições Académicas 0
S Pedir para ser madrinha de praxe Tradições Académicas 1
D Praxe - Não vou sentir o "espirito académico" se não for? Tradições Académicas 4
S Praxe ISCAP Tradições Académicas 11
A Praxe e Mestrado - Porto Tradições Académicas 0
D ISEP Praxe no ISEP Instituto Politécnico do Porto 0
I Praxe é para integração? Tradições Académicas 1
M ISCAP Praxe 2 fase Instituto Politécnico do Porto 10
mnovo1 Praxe Tradições Académicas 2
A Praxe outra vez ao mudar de curso? Tradições Académicas 3
 IPLeiria Praxe na ESSLei Instituto Politécnico de Leiria 0
Inoca1893 Praxe da LEIC-A, ir ou não ir? Tradições Académicas 2
I Praxe na U.Minho Tradições Académicas 1
sergiom99 Praxe e mudança de curso Tradições Académicas 11
C Unhas de gel na praxe Tradições Académicas 19
Carlitos Magalhães Entrar na praxe, divertimento ou risco? Tradições Académicas 10
D Não quero praxe Tradições Académicas 6
Dianaatigre Praxe na Escola Superior de Hotelaria e Turismo Tradições Académicas 0
Tiago Gaspar Praxe Coimbra Tradições Académicas 15