praxe e traje

aniarobertoo

Membro Caloiro
Matrícula
28 Agosto 2024
alô!
fiquei colocada numa instituição que fica um bocadinho (razoavelmente) longe do quarto que aluguei o que torna muito complicado que eu consiga ir à praxe e acompanhá-la. também sou um bocadinho reservada pelo que esta foi uma tradição que nunca me chamou à atenção.
como, em princípio, não conseguirei ir à praxe, gostava de saber se me posso trajar como qualquer outro estudante, bem como usar o traje nos desfiles etc?

obrigada!

Olá! Podes usar o traje quando quiseres mesmo sem frequentar a praxe, foi assim que fiz também. Na altura em que usei houveram algumas pessoas que não percebiam que o traje é algo académico e não de praxe e por isso estranhavam que eu usasse. No entanto não te sintas pressionada em não usar por situações semelhantes

alô!
fiquei colocada numa instituição que fica um bocadinho (razoavelmente) longe do quarto que aluguei o que torna muito complicado que eu consiga ir à praxe e acompanhá-la. também sou um bocadinho reservada pelo que esta foi uma tradição que nunca me chamou à atenção.
como, em princípio, não conseguirei ir à praxe, gostava de saber se me posso trajar como qualquer outro estudante, bem como usar o traje nos desfiles etc?

obrigada!
Normalmente há um Regulamento Interno para cada Instituição. No entanto, parece-me que o princípio será o mesmo para todas: o traje faz parte da tradição académica, que engloba todas as fazes, desde a praxe até à queima. Quem não quer participar na praxe, por uma questão de justiça, também não deveria poder trajar. Se não é uma questão de vontade (não querer), mas de dificuldade ou impossibilidade, penso que deves expor essa situação aos que estão a organizar a praxe. Boa praxe!

Normalmente há um Regulamento Interno para cada Instituição. No entanto, parece-me que o princípio será o mesmo para todas: o traje faz parte da tradição académica, que engloba todas as fazes, desde a praxe até à queima. Quem não quer participar na praxe, por uma questão de justiça, também não deveria poder trajar. Se não é uma questão de vontade (não querer), mas de dificuldade ou impossibilidade, penso que deves expor essa situação aos que estão a organizar a praxe. Boa praxe!
Olá,

Consigo compreender o teu lado, eu penso da mesma maneira, visto não ter "feito" a praxe por falta de tempo, e creio que não "tem o mesmo sabor" o utilizar, porém o traje é algo que QUALQUER aluno pode utilizar, a menos que a própria universidade tenha algo escrito que diga o contrário.

O regulamento da instituição, tipicamente, não regula tradições, nem o traje, muito menos a praxe. A praxe não tem sanção oficial das universidades, é algo organizado pelos estudantes entre si. Aliás, até há reitores que proíbem a realização de praxes no campus da respectiva universidade, e o Ministério da Ciência e do Ensino Superior já se chegou a pronunciar contra ela.

Quanto ao traje académico, se fosse restrito a quem participa na praxe, deixaria de ser um traje académico (que identifica o estudante da academia) e passaria a ser um mero adereço da praxe - e, aliás, na prática da maioria dos casos, acaba por ser precisamente isso, mas não devia ser.

Última edição: