Praxe - Não vou sentir o "espirito académico" se não for?

dbarbosap

Membro Caloiro
Matrícula
30 Maio 2018
Olá! Este ano fui à praxe uma vez. Aquilo estava a ser brutal até que houve um momento mais infeliz que me tirou toda a vontade de lá ir.

Eu vejo o pessoal da universidade a amar a "academia". Falam daquilo como a sua nova casa. Eu, não sei porquê, não estou a conseguir sentir isso. Mas queria mesmo muito! Só que sinto como se estivesse neste momento a ser mais um "secundário" do que essa experiência incrível de que todos falam.

A pergunta é: Vou conseguir sentir todo esse amor à faculdade se não for à praxe? De onde surge?

crebellum

Membro Catedrático
Matrícula
22 Junho 2017
Instituição
UMinho
Vou conseguir sentir todo esse amor à faculdade se não for à praxe? De onde surge?
Não te consigo dar uma resposta mais elaborada: o amor à academia e ao curso vem de dentro. Não cheguei a ir à praxe e mesmo assim já sei de cor o hino de curso e não o trocaria por nada. E estou-me a sentir cada vez melhor na minha universidade (embora não creia que a vá tratar como minha segunda casa :sweatsmile:)
De qualquer das formas, o amor à academia/curso vem com o tempo. Se chegar a vir. Caso nem venha, não há problema. Nem todos sentimos o mesmo nas mesmas circunstâncias, no mesmo espaço temporal. Mas espero que, quase um mês depois, já consigas sentir algo mais :P

Ivan

Membro
Matrícula
30 Abril 2016
Curso
Engenharia Informática
tl;dr para quem não quiser ler tudo: não precisei da praxe para formar um sólido grupo de amigos e obter o tal "amor à faculdade" :)

Eu entrei este ano na Universidade na 2ª fase. Não entrei na praxe porque aparentemente ninguém me falou nisso (nem aos restantes da 2ª fase). Nos primeiros dois dias praticamente não tinha amigos. No terceiro dia estava sentado num banco e vi um rapaz do meu curso a passar, fui atrás dele e perguntei se ele era do meu curso. A resposta foi afirmativa e fomos os dois para a biblioteca. Lá ele apresentou-me outro rapaz do mesmo curso que também tinha entrado na 2ª fase, trocámos números e formámos um grupo no WhatsApp. Na hora do almoço encontrámos mais outro. Todos os dias vamos à biblioteca estudar em conjunto, almoçamos juntos e isso é muito fixe.
Como podes ver, não é necessário frequentar a praxe para formar um sólido grupo de amigos. É preciso estar atento ao redor e identificar as pessoas que talvez estejam na mesma situação que tu. Pode custar um bocado tentar conhecer pessoas novas assim do nada mas é uma coisa que tem de ser ultrapassada. Eu demorei 15 segundos antes de começar a correr para perguntar ao rapaz se ele era do mesmo curso que eu. Aproveita que ainda estás no início das aulas, com certeza que há pessoal que ainda quer conhecer gente. Isto das amizades está muito relacionado com o "amor à faculdade" que buscas. No meu caso é uma experiência muito mais fixe daquela que tive no Ensino Secundário.

Última edição:

Ana Catarina Bandeira

Membro Veterano
Matrícula
19 Junho 2018
Curso
Direito
Instituição
FDUC
Olá! Este ano fui à praxe uma vez. Aquilo estava a ser brutal até que houve um momento mais infeliz que me tirou toda a vontade de lá ir.

Eu vejo o pessoal da universidade a amar a "academia". Falam daquilo como a sua nova casa. Eu, não sei porquê, não estou a conseguir sentir isso. Mas queria mesmo muito! Só que sinto como se estivesse neste momento a ser mais um "secundário" do que essa experiência incrível de que todos falam.

A pergunta é: Vou conseguir sentir todo esse amor à faculdade se não for à praxe? De onde surge?
Concordo totalmente com o que o @Ivan disse. Eu notei imensa diferença em relação ao secundário, precisamente por haver imensa diversidade e possibilidade de conhecer novas pessoas com as quais nos identifiquemos. Sei que custa ao princípio mas temos que sair da nossa zona de conforto para tentar fazer novas amizades e acredita que valerá a pena! Eu penso que para além de gostar do curso, do ambiente da faculdade e da cidade, conta imenso as amizades que crias e não precisas de ir à praxe para que isso aconteça. Não tenhas pressa, nem te assustes com o facto de não sentires já esse amor à academia porque é normal! Primeiro tens que te ambientar e isso leva o seu tempo, só peço que não "desistas" porque, lá está, cada um tem o seu tempo.
Espero sinceramente que consigas ambientar-te e desejo-te muito boa sorte! :blush:

Última edição:
  • Like
Reactions: Ivan and crebellum