Praxe - sim ou não?

Vais aderir à praxe?

• Sim

Votes: 704 75.3%
  • Não

Votes: 231 24.7%

• Total voters
    935

Filipe16

Membro Caloiro
Matrícula
20 Julho 2015
Olá! Sou o Filipe, estou a pensar ingressar numa destas faculdades no próximo ano: FEUP ou IST (Engenharias)

Apesar de tudo de bom que a entrada para a fac possa trazer há algo que me preocupa, a praxe...
Eu ouço falar muito de praxe em várias instituições mas sinto que não tem nada a ver com a minha pessoa: mesmo as coisas mais simples, joguinhos e assim, não me chamam nada (porque sempre fui um grande trapalhão)
Mas tenho receio de não ir à praxe e de ter mais dificuldade em integrar-me, ou de me sentir excluído ou de ser o único a não ir à praxe...
Não sei bem mais o que dizer, alguém destas duas universidades tem algo a dizer sobre praxe?

Delta

Membro
Matrícula
20 Julho 2015
Curso
Engenharia de Sistemas
Instituição
ISEP
Universidade do Porto aqui :P

A praxe podem falar bem e mal dela, mas uma coisa é certa, facilita a integração. Digo isto porque eu fui à praxe (experimentei, não me chamou a atenção na altura e sai) e foi mais dificil criar amizades, no entanto não deixei de ter ajuda dos meus colegas quando precisei assim como, não me senti excluido. Uma coisa que aconselho a toda a gente é que experimente pelo menos 1 vez antes de criar falsas expectativas e com o decorrer do tempo, que vá criando a sua opinião.

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Sou aluna do IST. Posso dizer que sempre pensei como tu em relação à Praxe, antes de entrar, pois sou recatada e não bebo alcóol. No dia de inscrições decidi ir para ver o ambiente e gostei imenso. Continuei até ao fim e praticamente não faltei a nenhum dia ao longo do ano :)

A minha dica é para ires no dia de inscrições e no primeiro dia de aulas. Se gostares, muito bem, continua; se não, sai e pronto! Arranjas amigos à mesma, não vás para a Praxe só para os arranjar :p Fica lá apenas se gostares mesmo; pessoalmente, tenho muitas saudades de ser caloira.

Gonçalo Matos

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2015
Curso
Matemática Financeira
Instituição
ISEG
Não sou de nenhuma das faculdades a que te pretendes candidatar, mas isto é um excelente tópico para remover tabus, e decerto que há muitos como tu que têm medos/incertezas sobre o assunto da praxe.
A praxe não é um bicho de 7 cabeças. Numas faculdades é levada de uma forma mais séria e organizada que outras, e numas há limites bem definidos, enquanto noutras não (regra geral, já quase todas têm códigos de conduta bastante abrangentes). Claro que ajuda à integração, porque é um conjunto de actividades onde os caloiros têm que trabalhar em conjunto, e em alguns sítios essa integração faz crescer um amor enorme pelo curso e pelos colegas, única razão pela qual ainda apoio a praxe. Isto não significa que sejas considerado persona non grata se não participares.

Vale a pena referir que há sempre um ou dois atrasados que se acham reis da coca-cola, e usam e abusam dos caloiros e respectivas integridades. Por isso um grande aviso: caloiro ou não, és sempre humano, e nunca te deves subjugar a actos que julgues ser humilhantes. Não tenhas medo nunca de dizer um grande Não a essas abéculas, e procurar ajuda de outro praxante se assim necessitares.

Tenho saudades de ser caloiro, e por mim nunca tinha sido veterano, só para perceberes o quão bom é ser caloiro! Experimenta, e se gostares, garanto que ajuda a que estes sejam os melhores anos da tua vida.

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Vale a pena referir que há sempre um ou dois atrasados que se acham reis da coca-cola, e usam e abusam dos caloiros e respectivas integridades. Por isso um grande aviso: caloiro ou não, és sempre humano, e nunca te deves subjugar a actos que julgues ser humilhantes. Não tenhas medo nunca de dizer um grande Não a essas abéculas, e procurar ajuda de outro praxante se assim necessitares.

Tenho saudades de ser caloiro, e por mim nunca tinha sido veterano, só para perceberes o quão bom é ser caloiro! Experimenta, e se gostares, garanto que ajuda a que estes sejam os melhores anos da tua vida.
Ao que pus a bold, sem dúvida! Não gosto sequer de ser doutora/veterana, mas adorei ser caloira :)

Iluminados na praxe há em todo o lado e acredita que não és menos que eles.

• Like
Reactions: Gonçalo Matos

Saraigameiro

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Curso
Marketing
Instituição
IPSetúbal
Normalmente, quando costuma ser o 1dia de praxe? É no dia em que nos vamos matricular ou no dia em que começa as aulas?

PSilva

Membro
Matrícula
8 Julho 2015
Normalmente costumam fazer umas brincadeiras logo nos dias de matriculas

pedrocoelho

Membro
Matrícula
24 Março 2015
Como sou caloiro este ano, gostava de saber o que é que vocês acham das praxes, mais propriamente em lisboa, e se vale a pena ir ou não. Quem não participa nelas é mesmo descriminado, ou isso é mito? (respondam com sinceridade pf)

• Like
Reactions: João Avelar

João Avelar

Membro
Matrícula
25 Julho 2015
Eu sou a favor de ir às praxes, mas como nunca fui tenho medo de como possam ser as "brincadeiras"

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
Também sempre tive a preocupação das praxes, mas como me matriculei em 3ª fase, com a adaptação ao ambiente e a tentar apanhar a matéria perdida, rapidamente se me varreu das ideias. Na minha faculdade, diria que não. Tive no máximo um grupo de pessoas com quem nunca falei e que pareceram não me ligar muito — eram das praxes, mas não sei se o não me ligarem foi por nunca ter ido. De resto, sempre me dei bem com toda a gente, nunca ninguém me chateou por causa disso. No 2º ano tive uns amigos que me tentaram convencer a ir à praxe, até tive curiosidade de experimentar, mas tinha coisas para fazer até ao pescoço.

Agora, de facto a comunicação social consegue ir buscar uns exemplos mesmo macabros. Ainda há uns meses deu uma reportagem na SIC com praxes de meter dó. Não pelo que lá fazem, mas pelo grau de loucura de algumas pessoas que falaram.

A ser verdade, poderás ser. Como neste momento já deves ter percebido, vai depender da faculdade — da faculdade, não da localização. Temos ao pé de nós a escola de enfermagem (se houver alguém da ESEL que queira desmentir...) cujas praxes, ouço dizer, consistem em ir para à Quinta das Conchas e dar um beijo na cabeça de um porco, isto motivado de algum modo pela profissão que no futuro vão desempenhar.

(p.s. — Também tive um colega chamado pedro coelho :p )

Última edição:
  • Like
Reactions: Rita3725

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
Eng. Aeroespacial
Instituição
IST - ULisboa
Para adicionar mais interesse e dados para discussão ao tópico, fiz do título do tópico uma votação que podem encontrar lá em cima.

Quanto ao tópico, participei das atividades da praxe no IST, que consistiram basicamente no dia das matrículas numas pinturas e brincadeiras e de atividades na primeira semana de aulas. Para quem não conhecia ninguém, nem Lisboa, acho que foi útil para uma melhor integração com os restantes caloiros, na universidade e na própria cidade. Não foi nada agressivo e intenso como vemos nas reportagens da TVI e CMTV. :tonguewink:
Sei que entretanto a praxe do IST está mais organizada e nalguns cursos dura mais tempo, mas do que conheço são sempre atividades divertidas (Biomédica inventava sempre todos os anos trajes engraçados para os caloiros), e com um nível de intensidade que não é comparável com academias como Coimbra e Porto.

Gonçalo Matos

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2015
Curso
Matemática Financeira
Instituição
ISEG
Eu sou a favor de ir às praxes, mas como nunca fui tenho medo de como possam ser as "brincadeiras"
Como sou caloiro este ano, gostava de saber o que é que vocês acham das praxes, mais propriamente em lisboa, e se vale a pena ir ou não. Quem não participa nelas é mesmo descriminado, ou isso é mito? (respondam com sinceridade pf)
Se têm dúvidas se gostam ou não, não há nada como experimentar. Se não gostarem, podem sempre virar costas e ir embora. A impressão que tenho é que os sítios com mais alunos deslocados (Coimbra, Évora, Porto) são aqueles onde as praxes são "mais pesadas" (atenção que o mais pesado não é necessariamente mau, depende do observador). Depois, varia de curso para curso (para além de faculdade para faculdade).
Acho que a discriminação está entre o mito e a verdade. Não acontece discriminação consciente e propositada daqueles que não participam na praxe, mas muitos dos casos que vi nesta situação acabavam por não ser propriamente sociais. Claro que isto terá mais a ver com a personalidade da pessoa do que a participação nas actividades de praxe, mas há mesmo quem se sinta discriminado.

(p.s. — Também tive um colega chamado pedro coelho :p )
(p.s. - mas Pedro Coelho é assim tão comum? xD também tive um colega com esse nome!)

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
Quanto ao poll, não vou votar. Acho que a ideia de acolher os novos alunos e ajudá-los a integrarem-se está correcta. Tem todo o meu apoio. Agora, a partir do momento em que se começam a formar as hierarquias e começa a importar mais o poder por si só ou o poder sobre o outro, perdeu-se o intuito inicial.

Matrícula
2 Julho 2015
Eu irei fazer a inscrição e isso, se houver eu participo pois gosto muito desse espírito, no entanto como vou concorrer a pós laboral e trabalhar durante o dia, não me parece que participe muito, devido à falta de tempo. espero não ser "discriminada "
Candidatei-me ao IP Lisboa e esperemos pra ver xd

FanciscoM

Membro
Matrícula
22 Abril 2015
Mas isso como funciona? Sabem que somos caloiros ou temos que ser nós a pedir para realizar as praxes?

nicolaubacalhau

Membro Dux
Matrícula
5 Julho 2015
Curso
Eng. Informática
Instituição
IST - ULisboa
Mas isso como funciona? Sabem que somos caloiros ou temos que ser nós a pedir para realizar as praxes?
Nota-se que é caloiro de longe! ehehehe :)
Brincadeiras de parte, no IST (única faculdade onde conheço os costumes), os doutores/veteranos esperam pelos alunos no fim das aulas e levam-nas às aulas seguintes (primeira semana de aulas). Logo aí as pessoas dizem se querem ou não participar. Não tens que andar atrás de ninguém.

• Like
Reactions: CatarinaMS

Gonçalo Matos

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2015
Curso
Matemática Financeira
Instituição
ISEG
Na FCT-UNL vão procurar-te durante a semana de inscrições, e perguntam na hora se queres participar ou não ^^. Não tens que te preocupar com nada, vão chatear-te com isso eventualmente!