Praxes FLUL

Maxx

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2022
Instituição
ESAD.CR
Vou entrar este ano numa licenciatura na FLUL e queria saber como costumam ser as praxes de lá, nunca fui muito desse tipo de coisas mas também gostava de conhecer gente nova, é possivel não ir a todas? Como é que funcionam lá? Vale mesmo a pena ir? Obrigado

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Vou entrar este ano numa licenciatura na FLUL e queria saber como costumam ser as praxes de lá, nunca fui muito desse tipo de coisas mas também gostava de conhecer gente nova, é possivel não ir a todas? Como é que funcionam lá? Vale mesmo a pena ir? Obrigado
Olá! As praxes na FLUL são divididas por comissões de cursos, penso que História da Arte são praxados com os de História. Eu experimentei a praxe de Novos Cursos, que era onde pertencia o meu curso, mas como não gostei propriamente acabei por não participar mais. Tive colegas que continuaram a participar e outros que participaram mais tarde e gostaram, mas a maioria das pessoas na FLUL não fazem praxe, então não vais ser porta de lado se não fores praxada. Mais ainda, como as turmas variam de cadeira para cadeira e tens colegas de todos os cursos, isso acaba por motivar as pessoas a conhecerem-se umas às outras mesmo sem a praxe envolvida - o que é bom a meu ver, pois favorece qualquer ambiente, quer para os que gostam da praxe quer para os que não gostam. A praxe dura quase o ano lectivo todo, o que a meu ver não era muito apetecível, mas sei que vai diminuindo a carga ao longo dos meses e era possível faltares sempre que tenhas aulas, mas quando pedi para sair mais cedo mesmo assim ainda tive alguns colegas a torcerem o nariz, o que na altura também não me agradou muito. Porém, a praxe é feita das pessoas que lá estão, pelo que isto foi só a minha experiência curta. Na minha opinião, há imensas oportunidades de conhecer pessoas e actividades na faculdade - desde tunas a grupos de teatro, núcleo de cinema e actividades que no geral considero mais "produtivas" que a praxe, mas tudo depende do teu gosto.

Maxx

Membro Caloiro
Matrícula
3 Agosto 2022
Instituição
ESAD.CR
Olá! As praxes na FLUL são divididas por comissões de cursos, penso que História da Arte são praxados com os de História. Eu experimentei a praxe de Novos Cursos, que era onde pertencia o meu curso, mas como não gostei propriamente acabei por não participar mais. Tive colegas que continuaram a participar e outros que participaram mais tarde e gostaram, mas a maioria das pessoas na FLUL não fazem praxe, então não vais ser porta de lado se não fores praxada. Mais ainda, como as turmas variam de cadeira para cadeira e tens colegas de todos os cursos, isso acaba por motivar as pessoas a conhecerem-se umas às outras mesmo sem a praxe envolvida - o que é bom a meu ver, pois favorece qualquer ambiente, quer para os que gostam da praxe quer para os que não gostam. A praxe dura quase o ano lectivo todo, o que a meu ver não era muito apetecível, mas sei que vai diminuindo a carga ao longo dos meses e era possível faltares sempre que tenhas aulas, mas quando pedi para sair mais cedo mesmo assim ainda tive alguns colegas a torcerem o nariz, o que na altura também não me agradou muito. Porém, a praxe é feita das pessoas que lá estão, pelo que isto foi só a minha experiência curta. Na minha opinião, há imensas oportunidades de conhecer pessoas e actividades na faculdade - desde tunas a grupos de teatro, núcleo de cinema e actividades que no geral considero mais "produtivas" que a praxe, mas tudo depende do teu gosto.
Muito obrigado, sendo assim penso que não vou participar, já o grupo de teatro parece mesmo fixe, conseguias explicar-me como funciona?

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Muito obrigado, sendo assim penso que não vou participar, já o grupo de teatro parece mesmo fixe, conseguias explicar-me como funciona?
Consigo, sim! A FLUL tem dois grupos de teatro - o ArTEC e o GTL. Ambos os grupos fazem audições no início do ano lectivo, quando estiveres matriculada no início das aulas vai à Associação de Estudantes e eles dão-te as informações. O workshop para o ArTEC esgota rápido, então se depois quiseres esse grupo tens de ter alguma pressa nessa altura. Ambos os grupos são muito fixes e participam no FATAL, que é o festival de teatro académico organizado pela ULisboa e noutros eventos. Não sei bem como funcionam os ensaios dos grupos, mas isso é das infos que a AE pode dar-te. Eu fiz parte do GTL no 1° ano e gostei da experiência, depois acabei por deixar de fazer teatro por ter pouco tempo, mas acho que é algo giro para experimentares. Se depois não gostares podes desistir a qualquer altura 😉

Alexandra S.

Potterhead Mod 🧙‍♀️
Equipa Uniarea
Moderador
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Olá!
Fiz parte da Comissão de Praxe de Línguas da FLUL durante toda a minha Licenciatura, pelo que posso dar-te um feedback da minha experiência.
De facto, História da Arte faz parte da Comissão de Praxe de História. Como é uma Comissão diferente, não consigo dizer-te com toda a certeza o que fazem nas suas atividades particulares, mas por exemplo nas horas de almoço (12h às 14h) costumamos fazer despiques e jogos tradicionais, porque é nessa altura que as Comissões se encontram com maior facilidade.
A minha experiência foi extremamente positiva. Não é obrigatório ir a todas as praxes nem é obrigatório fazeres algo com o qual não te sintas confortável. Agora, claro que ninguém é adivinho e se não disseres que determinada coisa te deixa desconfortável, as outras pessoas não têm como saber.

Aquilo que recomendo sempre é para experimentares nem que seja uma ou duas vezes. Se não gostares, tranquilo, sais e não é por isso que não vais fazer amigos ou que não vais passar de ano. Vai com a mente aberta e aproveita ao máximo. Entretanto, eu já terminei a licenciatura e o mestrado mas posso dizer-te que o ano de caloiro é incrível (independentemente de ires ou não à Praxe) e gostaria muito de voltar atrás no tempo só para o repetir. Boa sorte! ☺️ 🌈

• Like
Reactions: ramosssraquel_