Praxes, Nova Vida.....

Status
Não está aberto para novas mensagens.

AnaLu

Membro
Matrícula
8 Abril 2018
Curso
Biologia
Instituição
FCUP
Alguém sabe como são as praxes da FCT-UNL?

Mia mau mau

Membro
Matrícula
9 Janeiro 2016
Olá a todos/as.:smile:

Eu já fui caloira a três anos a trás. este ano vou voltar do 0 novamente.
As praxes são boas para conhecer pessoas novas de outros cursos e ganhares convivência com pessoal.
As praxes variam de sitio para sitio.
eu no meu caso eu fui muito poupa porque cheguei ao pé deles eu disse as minhas condições e quais as praxes que podia ou não fazer.
Eles entenderam e no meu caso eu era caloira mais velha. Oh seja há bom e mau na praxes mas pensa assim é só uma fase. Nunca faltei a uma aula por causa das praxes. Se fosse a praxes de dia e eu aí as aulas noite. Das 7 praxes que a tinha a minha ex instituição tinha fiz 6 praxes.
agora tu que sabes o que queres se queres fazer ou não. Eu agora tivesse fazer praxes sinceramente não fazia porque não tenho paciência para fazer isso tudo novo. Ou seja temos de ter vontade de para ir. podes ir como muitos vou ver se gosto ou não depois ogo se vê faço ou não….
Espero que tenha ajudado nas tuas duvidas
beijinhos e abraços

AndréR

Membro Veterano
Matrícula
17 Fevereiro 2018
Mano isso da vergonha, consegues dar bem a volta a isso, eu também era assim ha uns anos atrás e agora, só para teres uma noção, eu sou de Lisboa e convidei pessoal para ir ao SOMNII, na Figueira da Foz, ninguém quis ir e fui sozinho, assim que lá cheguei conheci bue malta porreira, e alguns como me viram a montar a tenda perguntaram logo vieste sozinho? Eu disse que sim e ya mais amizades, referi festivais porque é a cena mais "escandalosa", porque já fiz mais
Só não podes ir com pensamento negativo, mas sim pelo contrário, inicialmente custa perder a vergonha, nem te sentes tu próprio, mas depois quando a perderes vais ver que é muito mais porreiro e começas a ver as cenas de outra forma, em relação a isso da bebida não sou a melhor pessoa ahah mas digo eu tenho amigos que não bebem e quando saimos é na boa, e se ainda existem pessoas que "gozam" alguém por não beber é somente estúpido. Têm de pensar positivo, irão ter alguém sobrio no grupo, tu manter-te-ás saudável, ou seja fica sempre tudo bem xD
Mas ya mano fora de brincadeiras, relaxa isso da praxe vê os teus limites, um amigo meu desistiu o ano passado de umas praxes e iamos beber umas jolas portanto ya tens liberdade total para isso. E amizades faz-se em qualquer sitio e em qualquer lugar, e se vais mudar de sitio e isso ainda mais fácil é dizeres ao pessoal que queres conhecer aquilo que não és dali e não sei quê, depois do pessoal que se oferecer tu com a continuação vais perceber quem queres perto de ti e quem menos queres
Boa sorte!

ElisabeteFino

Membro
Matrícula
17 Junho 2018
Curso
Matemática aplicada à economia e à gestão
Instituição
ISEG-UL
Para que universidade vais? Ha zonas do pais em que a faculdade é tao pequena que nao ir à praxe ficam um pouco isolados, a maioria nao fala disso, mas é a verdade
Para o iseg, universidade de lisboa

Lilianaplopes

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2018
Boas, estou um bocado reticente em relação à praxe. Alguém sabe como é a praxe na FDUP?

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Boas, estou um bocado reticente em relação à praxe. Alguém sabe como é a praxe na FDUP?

A praxe é dificil de explicar, porque depende de pessoa para pessoa e de ano para ano, o melhor é experimentares.
A praxe não é so festa, mas não é so sofrimento, pode haver 10 pessoas a dizer que a praxe na fdup é bue fixe mas depois chegas la e nao gostas, ou ao contrario....
O melhor mesmo não pensar nisso e depois experimentar, minha opinião :sweatsmile:

• Like
Reactions: Beatriz Dias

AnapmrSilva

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2018
Olha, estou exatamente na mesma situação, sou de Lisboa vou para Évora e NINGUÉM que eu conheça sequer pôs Évora como opção, também não sei fazer amigos (juro não sei mesmo, esses amigos que tu dizes que fazias tudo com eles, desses só tenho tipo 3) e para além disso sou extremamente seletiva (já é difícil eu ir falar com alguém mas as vezes eu consigo até tornar difícil as pessoas virem falar comigo); no entanto eu penso da seguinte forma: esperei e estudei 12 anos para entrar numa faculdade porque sempre pensei que esses anos seriam os melhores da minha vida e entrar nesta nova fase pela qual eu sempre esperei já com uma formatação negativa a cerca de mim própria e dos que me vão rodear (sublinho que é sem sequer saber quem é como são esses "outros") é apelar para que os meus anos de faculdade sejam completamente desperdiçados do ponto de vista social. Eu penso que na faculdade seja muito mais fácil encontrares pessoas com quem te identifiques não só por estares a estudar uma área mais específica (e parte se do principio que essa área é alguma coisa em comum que vais ter com as pessoas ao teu redor) mas também porque estás a crescer e a adquirir mais maturidade assim como os que já tão lá adquiriram ao longo do tempo, e pelo menos na minha opinião quanto mais maturidade tu é as pessoas a tua volta têm mais fácil se torna a convivência.
Quanto as praxes e á vida de "estudante quase constantemente alcoolizado" eu acho que tanto uma como outra é opção tua, eu pessoalmente não me vou privar de experimentar ir às praxes por que sempre me ensinaram que ter pré-conceitos a cerca de qualquer coisa normalmente trás arrependimentos e eu prefiro experimentar e saber que não gosto do que não experimentar e no futuro pensar que talvez pudesse ter gostado; e o álcool, "não bebes?" epah que fixe, vida que segue, acho que gente que se vá dar contigo e tornar-se amiga não vai ter como critério para te aceitar ou não esse facto.

Espero ter ajudado e boa sorte nesta nova fase.

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Curso
Procrastination PhD
Instituição
ADIV AD EDADISREVINU
Hey, não sabia onde introduzir o assunto, no entanto pelo título, parte dele, "Nova vida" decidi este tópico. Vocês sentem-se à vontade em relação à alimentação na faculdade?

Eu ficarei a 100 metros da faculdade, mais ou menos, em princípio devo comer sempre em cantinas, mas, há serviço de jantares? (IST)

Sei que é um pouco cedo para delirar mas devia começar a ver alguns vídeos de culinária para instruir-me um pouco, porque sou um asno tremendo no que toca a atividades domésticas e não só cozinhar!

Carolina9999

Membro
Matrícula
24 Junho 2017
Curso
Relações Internacionais
Instituição
Universidade de Évora
Olha, estou exatamente na mesma situação, sou de Lisboa vou para Évora e NINGUÉM que eu conheça sequer pôs Évora como opção, também não sei fazer amigos (juro não sei mesmo, esses amigos que tu dizes que fazias tudo com eles, desses só tenho tipo 3) e para além disso sou extremamente seletiva (já é difícil eu ir falar com alguém mas as vezes eu consigo até tornar difícil as pessoas virem falar comigo); no entanto eu penso da seguinte forma: esperei e estudei 12 anos para entrar numa faculdade porque sempre pensei que esses anos seriam os melhores da minha vida e entrar nesta nova fase pela qual eu sempre esperei já com uma formatação negativa a cerca de mim própria e dos que me vão rodear (sublinho que é sem sequer saber quem é como são esses "outros") é apelar para que os meus anos de faculdade sejam completamente desperdiçados do ponto de vista social. Eu penso que na faculdade seja muito mais fácil encontrares pessoas com quem te identifiques não só por estares a estudar uma área mais específica (e parte se do principio que essa área é alguma coisa em comum que vais ter com as pessoas ao teu redor) mas também porque estás a crescer e a adquirir mais maturidade assim como os que já tão lá adquiriram ao longo do tempo, e pelo menos na minha opinião quanto mais maturidade tu é as pessoas a tua volta têm mais fácil se torna a convivência.
Quanto as praxes e á vida de "estudante quase constantemente alcoolizado" eu acho que tanto uma como outra é opção tua, eu pessoalmente não me vou privar de experimentar ir às praxes por que sempre me ensinaram que ter pré-conceitos a cerca de qualquer coisa normalmente trás arrependimentos e eu prefiro experimentar e saber que não gosto do que não experimentar e no futuro pensar que talvez pudesse ter gostado; e o álcool, "não bebes?" epah que fixe, vida que segue, acho que gente que se vá dar contigo e tornar-se amiga não vai ter como critério para te aceitar ou não esse facto.

Espero ter ajudado e boa sorte nesta nova fase.

Vais para que curso?

Rogério Pedro

Membro Veterano
Matrícula
2 Fevereiro 2018
Curso
Procrastination PhD
Instituição
ADIV AD EDADISREVINU
Vais para que curso?

Ainda não sei, depende de como correr, mencionando as minhas opções:

1 Matemática Aplicada e Computação (IST)
2 Engenharia Mecânica (IST)
3 Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (IST)
4 Engenharia Informática (IST) Alameda
5 Engenharia Civil (IST)
6 Engenharia Naval e oceânica (IST)

Acredito que irei acabar por ficar na segunda ou terceira opção, sendo que a minha média é 175 valores e tal, se não me equivoco.

BeatrizMendes

Membro
Matrícula
16 Julho 2017
Vim deixar a minha opiniao já agora ahah! Ora, em Coimbra a praxe é tradição, dura até maio praticamente e tal como noutros lugares, dizem que é para integrar os alunos. Fui a algumas, mas digo-vos que todas as amizades que fiz, nenhuma foi na praxe! Portanto, na minha opinião, toda a gente deve experimentar, se gostar então que aproveite, mas se não gostar não há que ter problemas porque arranja-se amigos fora dela. Em aulas, horas de almoço, interrupções de aulas, etc. São otimas ocasiões para socializar.

brunoleal

Membro
Matrícula
22 Maio 2018
Curso
Mestrado em Arqueologia e Ambiente
Instituição
Universidade de Évora
Isso de na praxe se arranjar amigos é mito. Arranja-se amigos em qualquer lado, desde que sejamos minimamente sociáveis. Não é o facto de participar nas actividades que vai fazer com que pessoas solitárias e/ou anti sociais façam amigos. Vão encontrar pessoas de todo o país e do estrangeiro com os mais variados interesses e personalidades, de certeza que se vão identificar com alguém do curso, da faculdade, ou até da cidade.

Fábio Morais

Membro Veterano
Matrícula
14 Julho 2015
Curso
MIEEC
Instituição
FEUP
Vim deixar a minha opiniao já agora ahah! Ora, em Coimbra a praxe é tradição, dura até maio praticamente e tal como noutros lugares, dizem que é para integrar os alunos. Fui a algumas, mas digo-vos que todas as amizades que fiz, nenhuma foi na praxe! Portanto, na minha opinião, toda a gente deve experimentar, se gostar então que aproveite, mas se não gostar não há que ter problemas porque arranja-se amigos fora dela. Em aulas, horas de almoço, interrupções de aulas, etc. São otimas ocasiões para socializar.

Subscrevo a Beatriz, tanto eu como a maioria arranjamos amigos fora da praxe, o que é curioso haha

• Like
Reactions: brunoleal
D

Deleted member 27718

Guest
Alguém sabe como é a praxe de engenharia informática na Nova ou na do Porto?

Francisco Aveiro

Membro Veterano
Matrícula
14 Maio 2015
Curso
Engenharia Aeroespacial
Instituição
Instituto Superior Técnico
Hey, não sabia onde introduzir o assunto, no entanto pelo título, parte dele, "Nova vida" decidi este tópico. Vocês sentem-se à vontade em relação à alimentação na faculdade?

Eu ficarei a 100 metros da faculdade, mais ou menos, em princípio devo comer sempre em cantinas, mas, há serviço de jantares? (IST)

Sei que é um pouco cedo para delirar mas devia começar a ver alguns vídeos de culinária para instruir-me um pouco, porque sou um asno tremendo no que toca a atividades domésticas e não só cozinhar!

ahah percebo o teu medo. Há sim serviço de jantares no IST: tens a cantina/social até às 20h30 e o Bar da AEIST logo ao lado que costuma estar aberto até à meia noite se não estou em erro.

• Like
Reactions: Rogério Pedro

brunoleal

Membro
Matrícula
22 Maio 2018
Curso
Mestrado em Arqueologia e Ambiente
Instituição
Universidade de Évora
Eu em princípio devo entrar na Universidade de Évora, há alguém que me possa informar +/- como são as praxes? Thanks
A praxe em Évora dura até 1 de Novembro, quando o bicho passa a caloiro. A partir daí só pode ser praxado por padrinhos. A dureza depende sempre dos praxantes de cada ano. Como outsider assisti a algumas cenas que poderão ser humilhantes para uns, divertidas para outros (desfiles com lixo na cabeça, concursos de música, jogos em que esmagam ovos na cabeça, o célebre acto de insultar uma das colunas da Praça do Giraldo :D , as tradicionais "granadas", o encher, etc ). Como a praxe é subjectiva, acho que deves experimentar. Se não gostares ou achares que os tipos se estão a esticar, chamas à atenção e se caso disso mandas-os dar uma volta. Bem vindo à idade adulta onde (quase) ninguém te pode obrigar a nada!

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP

Não me querendo meter na tua vida, mas se tens assim tanta dificuldade, diria que o melhor será começares por pedir para ajudares os teus pais com as tarefas domésticas, como forma de treinar =) isto inclui cozinhar. Ver vídeos é um bocado desmotivante porque acredita, no vídeo corre sempre tudo bem, já na vida real 😂

Status
Não está aberto para novas mensagens.