Mano isso da vergonha, consegues dar bem a volta a isso, eu também era assim ha uns anos atrás e agora, só para teres uma noção, eu sou de Lisboa e convidei pessoal para ir ao SOMNII, na Figueira da Foz, ninguém quis ir e fui sozinho, assim que lá cheguei conheci bue malta porreira, e alguns como me viram a montar a tenda perguntaram logo vieste sozinho? Eu disse que sim e ya mais amizades, referi festivais porque é a cena mais "escandalosa", porque já fiz mais
Só não podes ir com pensamento negativo, mas sim pelo contrário, inicialmente custa perder a vergonha, nem te sentes tu próprio, mas depois quando a perderes vais ver que é muito mais porreiro e começas a ver as cenas de outra forma, em relação a isso da bebida não sou a melhor pessoa ahah mas digo eu tenho amigos que não bebem e quando saimos é na boa, e se ainda existem pessoas que "gozam" alguém por não beber é somente estúpido. Têm de pensar positivo, irão ter alguém sobrio no grupo, tu manter-te-ás saudável, ou seja fica sempre tudo bem xD
Mas ya mano fora de brincadeiras, relaxa isso da praxe vê os teus limites, um amigo meu desistiu o ano passado de umas praxes e iamos beber umas jolas portanto ya tens liberdade total para isso. E amizades faz-se em qualquer sitio e em qualquer lugar, e se vais mudar de sitio e isso ainda mais fácil é dizeres ao pessoal que queres conhecer aquilo que não és dali e não sei quê, depois do pessoal que se oferecer tu com a continuação vais perceber quem queres perto de ti e quem menos queres
Boa sorte!