Praxes, Nova Vida.....

Status
Não está aberto para novas mensagens.
A praxe em Évora dura até 1 de Novembro, quando o bicho passa a caloiro. A partir daí só pode ser praxado por padrinhos. A dureza depende sempre dos praxantes de cada ano. Como outsider assisti a algumas cenas que poderão ser humilhantes para uns, divertidas para outros (desfiles com lixo na cabeça, concursos de música, jogos em que esmagam ovos na cabeça, o célebre acto de insultar uma das colunas da Praça do Giraldo :D , as tradicionais "granadas", o encher, etc ). Como a praxe é subjectiva, acho que deves experimentar. Se não gostares ou achares que os tipos se estão a esticar, chamas à atenção e se caso disso mandas-os dar uma volta. Bem vindo à idade adulta onde (quase) ninguém te pode obrigar a nada!

Obrigado, assim fico com um ideia do que me espera porque quero pelo menos experimentar e depois logo se vê como me adapto visto que sou uma pessoa bastante reservada em meios com muita gente que não conheço ainda por cima, só o facto de querer experimentar já é algo radical para a minha personalidade, vamos ver como corre :grinning:.

Eu vou repetir a pergunta: Alguém me podia dizer como é as praxes tanto na NOVA em engenharia informática ou na do Porto também em engenharia infomática?

• Like
Reactions: Cipriano
@Fábio Morais vem ajudar mais almas e diz o que sabes xD
Eish, é complicado isso. A feup não é como a fmup que só tem medicina :tearsofjoy:
@Ada Lovelace a praxe muda sempre todos os anos, porque depende de quem praxa e depende dos semis (se são chatos ou não), não dá muito bem para explicar como é a praxe, praxe é praxe. O que se faz em comum em todas as praxes é berrar e cantar, tipo como nos escuteiros, só que com musicas porcas e musicas do curso.
Eu no meu tempo tambem andava a procurar o que era a praxe, mas so quando estive lá é que vi o que realmente é.

O problema é , que eu conheço-me, eu não tenho paciência para aquelas piadas estúpidas, bocas que vamos ouvir dos que nos praxam , as "ordens" que vamos ter de obedecer... Sinceramente não tenho vontade de ir para as praxes, e sei que fora delas também vai ser díficil arranjar novos amigos, porque simplesmente eu não vou ter vontade de ir falar com alguém, nunca o fiz... Depois há as festas, em que todos ficam bebedos e acham isso um espetáculo, e basicamente eu vou ser o renegado de tudo e não sei se vou aguentar... Eu fiz sempre TUDO com os meus amigos (do secundário... alguns desde o jardim infância...). Gostava de ouvir uma opinião, um conselho... Só vou querer que aqueles 5 anos passem a correr....
Olá!

A tua situação é normal. Sair de casa, especialmente quando nos sentimos bem com as pessoas que temos no nosso ambiente familiar é difícil. Eu também sinto isso, porque também gosto do meu ambiente doméstico (de onde tenho que sair por razões de estudo).
Vais ver que te vais acostumando com o tempo e te vais sentindo melhor.

Quanto à Praxe, ela é uma experiência pessoal. Há pessoas que experimentam e adoram, outras não querem sequer experimentar, outras experimentam e não gostam porque não se identificam (meu caso). Nenhuma destas opções é ilegitima, mas o que me parece mais importante dizer-te neste momento é: se disseres não à Praxe, nem vais estar sozinho nessa situação, nem vais ser afastado seja do que for em nome disso. Nao tenhas medo de dizer "Não, respeito mas não quero participar. Obrigado". Tu és soberano sobre a tua vida. É um momento complicado, e não tens que o maximizar participando em algo que sabes que não se coaduna com a tua personalidade.

Mas é muito importante que fales com os teus colegas. Mete conversa. Se encontrares alguém com quem simpatizaste, convida para um café. Quando conheces uma pessoa, provavelmente ela vai apresentar-te outras que já conhece ou vão conhecer pessoas juntos. Vais ver que não é tão mau assim.

À noite, podes sempre ligar para a tua família e para os teus amigos e partilhar a experiência do dia. Se quiseres, vai ao fim de semana a casa e recarrega baterias (é tão bom..). No Domingo, não voltes demasiado tarde (custa mais); vai ainda de dia para onde estiveres. E lembra-te: alguns dos nossos pais e toda a nossa geração (ou a esmagadora maioria) está a passar por esta experiência. Os teus colegas também, estão todos ao mesmo nível. Força! ;) Vais conseguir

Alguém me sabe dizer como são as praxes na ESTeSL ? Em termos de duração, horários, etc...
Olá. Duram umas boas horas, creio que ao início durem mais tempo. Podem coincidir com algumas aulas ao início, aí escolhes se vais à praxe ou à aula, ninguém te julga. Tens praxe durante o primeiro semestre inteiro.

• Like
Reactions: Filipa Júdice
Hello! Criei este tópico porque preciso de desabafar. Este ano vou ingressar no ensino superior... Vou mudar de casa, de cidade, vou perder as minhas rotinas e também os meus amigos, aqueles que sempre tiveram comigo e nunca mudaram. Sei que todos dizem "Na Universidade vais conhecer novas pessoas.... Tens de ir às praxes para te integrares melhor...." O problema é , que eu conheço-me, eu não tenho paciência para aquelas piadas estúpidas, bocas que vamos ouvir dos que nos praxam , as "ordens" que vamos ter de obedecer... Sinceramente não tenho vontade de ir para as praxes, e sei que fora delas também vai ser díficil arranjar novos amigos, porque simplesmente eu não vou ter vontade de ir falar com alguém, nunca o fiz... Depois há as festas, em que todos ficam bebedos e acham isso um espetáculo, e basicamente eu vou ser o renegado de tudo e não sei se vou aguentar... Eu fiz sempre TUDO com os meus amigos (do secundário... alguns desde o jardim infância...). Gostava de ouvir uma opinião, um conselho... Só vou querer que aqueles 5 anos passem a correr....
Olá GolasH,

Acho que tens uma opinião um bocado estereotipada do que é a praxe. Eu fui a praxe em Biomédica no IST e achei engraçado, eram maior parte só jogos e desafios sem haver muito a cadeia de comando que normalmente esperamos que haja, no final de cada dia ficávamos a conversar num jardim sobre as mais variadas cenas (filmes, jogos, música, ...) por isso achei muito giro.

Eu considero-me muito introvertido mas no primeiro ano está toda a gente no mesmo barco, ninguém vai discriminar-te por não ires à praxe (pelo menos no IST nem há assim muita gente que vá, anyways) e vais ter imensas oportunidades de socializar com pessoas do teu curso, mesmo que seja começar com um olá ou "fizeste o TPC de cálculo?". Para além disso, podes sempre juntar-te a núcleos ou outros projetos que complementem o teu currículo e permitam-te conhecer novas pessoas.

Eu vim da Madeira para Lisboa sem conhecer ninguém e hoje não consigo imaginar a minha vida sem ser em Lisboa onde tenho os meus amigos, a minha casa (ou quarto :P) e todo o meu trabalho dos últimos anos. O mais importante na mudança de faculdade é não ires com uma atitude derrotista de que vais odiar e de que não vais conhecer ninguém porque esse mindset vai perseguir-te.

Abraço!

Hey, não sabia onde introduzir o assunto, no entanto pelo título, parte dele, "Nova vida" decidi este tópico. Vocês sentem-se à vontade em relação à alimentação na faculdade?

Eu ficarei a 100 metros da faculdade, mais ou menos, em princípio devo comer sempre em cantinas, mas, há serviço de jantares? (IST)

Sei que é um pouco cedo para delirar mas devia começar a ver alguns vídeos de culinária para instruir-me um pouco, porque sou um asno tremendo no que toca a atividades domésticas e não só cozinhar!
Olá Rogério,

A cantina do IST providencia almoço e jantar nos dias úteis por isso se tiveres dinheiro, acho que é uma boa opção mas tem atenção que 2,65€ por refeição no final do mês ainda pesa um bocado só porque tens medo de cozinhar :P Para além disso, há vários bares no Campus (pelo menos 6) que têm serviço de almoço e jantar caso queiras mas são normalmente mais caros (3,70€, por aí).

Eu quando vim para o Técnico não sabia cozinhar assim muito também mas é só uma questão de tentares.

Boas. Eu candidatei me a UAlg para o curso de biotecbologia. Alguem sabe como e que sao as praxes e se decorrem durante as aulas. Obrigado.

PS: Ouvi dizer que na Ualg as praxes so duram duas semanas.

Hello! Criei este tópico porque preciso de desabafar. Este ano vou ingressar no ensino superior... Vou mudar de casa, de cidade, vou perder as minhas rotinas e também os meus amigos, aqueles que sempre tiveram comigo e nunca mudaram. Sei que todos dizem "Na Universidade vais conhecer novas pessoas.... Tens de ir às praxes para te integrares melhor...." O problema é , que eu conheço-me, eu não tenho paciência para aquelas piadas estúpidas, bocas que vamos ouvir dos que nos praxam , as "ordens" que vamos ter de obedecer... Sinceramente não tenho vontade de ir para as praxes, e sei que fora delas também vai ser díficil arranjar novos amigos, porque simplesmente eu não vou ter vontade de ir falar com alguém, nunca o fiz... Depois há as festas, em que todos ficam bebedos e acham isso um espetáculo, e basicamente eu vou ser o renegado de tudo e não sei se vou aguentar... Eu fiz sempre TUDO com os meus amigos (do secundário... alguns desde o jardim infância...). Gostava de ouvir uma opinião, um conselho... Só vou querer que aqueles 5 anos passem a correr....

Olá venho dos Açores e compreendo perfeitamente essa questão de adaptação também não sei se as praxes serão o melhor para mim

Alguém sabe como e aonde se vê a data e local das praxes de direito na universidade clássica de Lisboa?

Olá venho dos Açores e compreendo perfeitamente essa questão de adaptação também não sei se as praxes serão o melhor para mim
também concordo. vou este ano para o ensino superior e por um lado queria ser praxada por outro lado sei que provavelmente não ia ser saudável para mim visto que tenho muitos problemas de saúde. E também sinto que se disser que não quero ser praxada vai ser mais dificil fazer amizades.

• Like
Reactions: AnaBMatos
Já que se fala nisso, também estou com mUITO receio da praxe. Já estou há várias semanas a pensar se vou ou não, uns dias acabo a decidir que quero experimentar, noutros fico decidida a não ir. Oh well haha.

Eu vou entrar na UBI, curso de cinema e já vi vídeos, vi o código da praxe e parece divertido em alguns pontos, outros não sei se me iriam agradar muito. Uma grande dúvida que tenho é se nos irá tirar muito tempo, para além de ser aquele tipo de pessoa que adora fazer resumos, rever tudo e passar as coisas a limpo no fim do dia, também tenho um canal de youtube um tanto ativo que levo seriamente e não queria lá muuuuuito, obviamente, de falhar nos vídeos. Pretty much estou sempre um tanto ocupada e li que ao entrar na praxe não se pode faltar a nenhuma das atividades e isso ainda dura 1 mês/1 mês e meio e não queria prejudicar nem os estudos, nem o canal. Como é isso da praxe em relação a tempo, então? Merci guysss.

Depois tenho outros pontos a moer-me a cabeça, mas esse é o mais "sério" hahah

Alguém me pode dizer como é a praxe no ist (alameda) da licenciatura em engenharia informática e de computadores?

Olá! Estou com muito receio das praxes e estava curiosa se alguém tem ideia como são as praxes na universidade de Lisboa- faculdade de ciências ou na faculdade de medicina dentária.

Aonde é que se vê aonde e quando são as praxes? Nomeadamente as de direito?

Status
Não está aberto para novas mensagens.