Prazo para término de curso

LilianaMaria

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2026
Boa tarde,

Eu tenho 4 unidades curriculares pendentes da licenciatura (gestão turística) e neste momento, por conflito de horários com o trabalho, não consigo inscrever-me (e não me posso auto propor a exame). Existe algum limite máximo para estes casos, de forma a não ter de fazer o curso todo do início?

Obrigada

Olá.
Existe um limite máximo à quantidade de vezes que te podes matricular consecutivamente no mesmo curso, a prescrição, mas em nenhum caso terias "de fazer o curso todo do início". Cadeiras que realizaste ficam realizadas para sempre, e poderias creditá-las quando reingressasses.
Se trabalhas, não tens direito ao estatuto de trabalhadora-estudante? Dá-te direito a faltar às aulas, e direito a faltar ao trabalho para prestares provas de avaliação.
Qualquer questão, dispõe.

Olá. Obrigada por esclareceres 😊

Infelizmente a instituição onde tirei o curso não é muito flexível porque eu estava a estudar à noite e neste momento já não há turmas noturnas, o que significa que tenho de ir de manhã.

Os professores destas UCs que tenho para fazer são da velha guarda, já tentei com que me deixassem assistir a algumas aulas e depois fazia o teste normalmente mas foi-me recusado porque iriam acabar por me chumbar por faltas na mesma e teria de ir a exame.

Também não consigo faltar ao trabalho porque não há flexibilidade nesse sentido, então estou meio que numa encruzilhada. O estatuto apenas refere que é para prestar provas de avaliação e não para assistir a aulas.

Também não consigo faltar ao trabalho porque não há flexibilidade nesse sentido (...) O estatuto apenas refere que é para prestar provas de avaliação e não para assistir a aulas.
Consulta o artigo 90º do código do trabalho. https://diariodarepublica.pt/dr/legislacao-consolidada/lei/2009-34546475
O código do trabalho obriga-os a alterar o teu horário ou a dispensar-te para frequentares as aulas, "sem perda de direitos e que conta como prestação efectiva de trabalho".
Os professores destas UCs que tenho para fazer são da velha guarda, já tentei com que me deixassem assistir a algumas aulas e depois fazia o teste normalmente mas foi-me recusado porque iriam acabar por me chumbar por faltas na mesma e teria de ir a exame.
Quanto aos direitos que confere perante a universidade, deves consultar o regulamento da tua universidade, pois pode funcionar de forma diferente em cada uma. Na minha experiência, os trabalhadores-estudantes tinham a dispensa da obrigatoriedade das aulas e tinham a avaliação adaptada sempre que fosse necessário, e não era porque dava na cabeça do professor, era porque o regulamento mandava. Já tentaste falar com o/a director/a do curso, ou com o/a provedor/a do estudante, se existir na tua universidade?
e teria de ir a exame.
Porque não fazes as cadeiras por exame, se há essa opção?